domingo, 31 de janeiro de 2010

Moncho López ganha primeiro troféu

O FC Porto venceu esta tarde a Taça Hugo dos Santos, batendo na final a Ovarense por 74-53. Os dragões exibiram-se a alto nível nesta competição e num ano onde o clube aposta forte na modalidade, Moncho Lopez somou o seu primeiro troféu, demonstrando em campo a segurança defensiva típica do técnico espanhol.
No final do primeiro período a Ovarense ainda comandava o marcador por 20-21, mas no segundo período os azuis-e-brancos já demonstravam maior organização defensiva, chegando ao intervalo a vencer por sete pontos de avanço (38-31).Em desvantagem, os vareiros nunca conseguiram contrariar o dominio dos portistas, destacando-se no entanto a raça de querer virar o rumo dos acontecimentos. Mas a verdade é que a pressão defensiva do FC Porto foi recompensado, chegando os dragões ao final do jogo com uma vantagem de 21 pontos (74-53).

Julian Terrell mostrou-se decisivo e foi eleito o MVP do encontro, somando 17 pontos e 16 ressaltos, sendo bem acompanhado por uma das figuras desta competição: Carlos Andrade (15 pontos e 6 assistências). Do lado da Ovarense, John Waller (15 pontos) e Christopher Lee (11 pontos e 8 ressaltos) tentaram evitar a segunda final perdida esta temporada (derrota para a Supertaça diante do Benfica), mas não conseguiram evitar.








Ovarense com FC Porto na Final

Depois da vitória surpreendente do FC Porto sobre o Benfica, a Ovarense carimbou o segundo passaporte para final da Taça Hugo dos Santos. Os vareiros cumpriram o seu natural favoritismo e não tiveram problemas em ganhar por 67-52 à Académica. Isto num jogo fraco tecnicamente e onde as defesas se superiorizaram quase sempre aos ataques.
A vitória da Ovarense começou a construi-se cedo. O arranque foi demolidor: 10-0. A recuperação da Académica ainda se fez sentir, mas a ameaça nunca foi real. No final do primeiro período estav 16-11. No segundo, 33-19. O jogo estava praticamente ganho.
A Académica só no final do terceiro período voltou a reagir e até cehgou a reduzir para nove pontos de desvantagem algumas vezes. Mas não passou daí e depois de Norberto Alves ter dado ordens à sua equipa para defender a todo o campo, o resultado favorável ao conjunto de Mário Leite ainda aumentou.Nos finalistas, a dupla composta por Christopher Lee (14 pontos, 11 ressaltos e 2 desarmes de lançamento) e José Barbosa (15 pontos, 3 roubos de bola e 2 assistências) destacou-se dos demais. No conjunto de Coimbra, o inevitável norte-americano Manuel Johnson (13 pontos, 7 roubos de bola e 5 ressaltos) foi o MVP da partida. Ingrata distinção.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Betinho ainda sonha com a NBA

Um dia depois de ter renovado contrato com o Breogan até final da época 2010/11, A BOLA falou com Betinho Gomes (24 anos), jogador sensação da equipa de Lugo e também em plano de destaque na LEB Ouro, segundo campeonato de Espanha.«Estou muito satisfeito por ver as minhas qualidades reconhecidas pela equipa. Esta renovação de contrato é sinal de que confiam em mim e acreditam nas minhas capacidades. E a minha assinatura foi colocada no papel pois acredito que posso ajudar o Breogan a subir à ACB», confessou o extremo internacional português, avaliando que a entrada na principal liga do país vizinho pode esperar alguns meses: «Surgiram algumas situações que me poderiam levar à ACB neste momento. Mas a minha opção é manter-me neste patamar competitivo para tornar o meu jogo mais consistente. Há muitos jogadores que dão um passo em frente sem terem a devida sustentação e, depois, passam largos minutos no banco de suplentes. Quando chegar ao topo... quero continuar a jogar.»

As estatísticas de Betinho Gomes reflectem o seu raciocínio: 20 jogos realizados, com médias de 29,53 minutos, 11,8 pontos, 5,4 ressaltos e um índice valorização de 13,2.


Nas temporadas anteriores, o jogador nascido em Cabo Verde tinha ficado por um desempenho mais modesto, mas sempre a evoluir positivamente. E até onde pode chegar Betinho Gomes? A ambição do atleta formado no Barreirense continua a ser a NBA. «Não escondo que esse é o meu sonho. Já tentei uma vez, vou tentar novamente. Só um grande obstáculo me impedirá de o tentar cumprir.»

FC Porto na final, depois de ter ganho ao líder


O FC Porto está na final da Taça Hugo dos Santos depois de eliminar o Benfica por 78-72.
Na meia-final mais aguardada da competição, foram os azuis e brancos a levar a melhor, com Carlos Andrade a ser, sem dúvida, o homem do jogo. O atleta do FC Porto terminou a partida com 28 pontos, sete ressaltos e oito assistências.
À equipa de Moncho Lopez valeu a entrada mais forte em relação ao Benfica. O FC Porto foi para o intervalo a vencer por 45-36, depois de ter ganho os dois primeiros períodos (18-15 e 27-21).
Em desvantagem, os comandados de Henrique Vieira voltaram para a 2ª parte com vontade de reagir. O Benfica até venceu os dois períodos do 2º tempo mas com uma vantagem inferior às vitórias do FC Porto no 1º tempo (17-15 e 19-18).
Assim, o FC Porto está qualificado para a Taça Hugo dos Santos, ao vencer uma equipa que, até ao momento, era invencível, tanto na fase regular do campeonato como na Supertaça, onde venceu a Ovarense.

All-Star Dallas 2010


São 7 os atletas que este ano foram seleccionados pela primeira vez para o jogo das estrelas da NBA. Deron Williams, Kevin Durant e Zach Randolph jogarão pela selecção do Oeste, enquanto Rajon Rondo, Derrick Rose, Gerald Wallace e Al Horford farão a sua estreia no evento, ao serviço da selecção de Este. Todos eles vão começa o jogo no banco.

Já se sabia que a escolha dos treinadores para os suplentes das equipas All-Star não seria nada fácil. De tal forma que poucos adivinhariam quais seriam os 7 homens que viriam a ser seleccionados para estar presentes em Dallas no jogo das estrelas

A surpresa maior destas escolhas é a presença de Al Horford no lote dos suplentes de Este. Horford (13.6 ppj e 9.6 rpj) é sem dúvida um dos homens mais poderosos da actualidade na conferência Este e eventualmente aquele que tem maior margem de progressão, no entanto, ainda lhe falta crescer bastante para se poder afirmar como uma estrela nesta liga.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LCB Liga UZO

Arenas e Crittenton suspensos até final da época

A primeira medida em relação ao confronto de armas que Gilbert Arenas e o seu colega dos Washington Wizards, Javaris Crittenton, já foi tomada, com os dois jogadores a serem suspensos até final da temporada, pela NBA. David Stern, comissário da NBA, informou assim que quem não cumpre as leis é punido. “Caso a lei seja violada, as consequências serão aplicadas com todo o rigor, visto que é extremamente perigoso não só para os jogadores como para qualquer outra pessoa envolvida".


Assim Arenas poderá ver os seus problemas aumentar ainda mais pois deverá enfrentar uma pena de prisão, que pode ir até aos 6 meses, por posse ilegal de armas.

Tim Duncan bate recorde de ressaltos

Os San Antonio Spurs somaram hoje o 3.º triunfo consecutivo, ao baterem os Atlanta Hawks, por 105-90, num encontro em que Tim Duncan conseguiu um novo recorde pessoal de ressaltos. O poste da equipa texana conseguiu 27 ressaltos e 21 pontos.

A vitória dos Spurs acabou por ficar ensombrada pela lesão do base Tony Parker, que, no terceiro parcial, saiu lesionado no tornozelo esquerdo.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Santarém campeão distrital

Equipa do Santarém Basket Sub 19 femininos sagrou-se campeã distrital durante fim de semana de 22 a 24 de Janeiro no Palácio Desportos em Torres Novas. Na Sexta Feira, dia 22, a formação do SBC entro bem na fase final vencendo a equipa do Abrantes por 56-31.

No sábado a equipa defrontou e venceu a formação dos Amiais por 67-28. No Domingo, dia 24, foi disputado o jogo entre o SBC e a Zona Alta para encontrar o vendedor desta fase final. As jovens jogadoras do Santarém venceram a partida por 58-46, sagrando-se assim campeãs distritais.

Entrevista a Jorge Maia

Após a conquista do Campeonato Distrital de Sub19 Femininos, em plena Arena Dolce Vita, em Ovar, um grupo fez uma pequena entrevista ao treinador responsável pelo título, Jorge Maia.

Em primeiro lugar, os nossos parabéns por mais esta conquista. Qual o resumo e os destaques que fazes da Fase Final?


Obrigado! Foi uma Fase Final pautada pelo equilíbrio, nada que eu já não estivesse à espera, que culminou com um bom jogo de basquetebol no último dia e fomos uns justos vencedores.O destaque que queria tornar aqui público é o apoio constante de todos os pais desde o inicio da época e marcaram presença em grande número nesta Fase Final, a Arena esteve os três dias com uma boa assistência.



Apesar da equipa quase toda ter mais um ano de juniores (do actual plantel só duas atletas para o ano serão seniores), apresenta um nível de basquetebol muito bom, que pode atingir esta geração em termos de futuro?

Como uma equipa jovem que é, tem todas as condições para puderem evoluir ainda mais e aumentar as suas capacidades quer individuais quer colectivas. Por isso, com o trabalho e a dedicação que elas possam ter, e visto ainda terem pela frente 1 ou 2 anos de júnior, esta equipa poderá atingir outros patamares.



O próximo passo desta equipa é o Campeonato Nacional, já foram traçados objectivos?

O primeiro objectivo já foi alcançado que era garantir presença neste Campeonato Nacional e juntando a isso ser Campeões Distritais.Agora no Nacional, sabemos do nosso valor e vamos procurar dignificar o bom nome do nosso clube e tentar fazer o melhor possível.



Pensas que desta equipa poderá aparecer uma “nova” Joana Lopes (jogadora formada na Ovarense e treinada vários anos por Jorge Maia, que hoje em dia é o grande destaque da Liga Feminina)?

Se calhar até já apareceu, mas há atletas talvez por terem outras prioridades de vida, não enveredaram pela carreira de basquetebolista.Claro que a Joana Lopes é uma boa referência para nossa formação e o que compete a nós formadores é indicar-lhes alguns caminhos e ajudar no seu crescimento enquanto jogadoras e pessoas.



Uma última questão, como avalias o momento actual do basquetebol feminino, quer no escalão sénior quer na formação?

Julgo que o basquetebol em geral está atravessar um mau momento e que o feminino não foge à regra. As dificuldades financeiras são muitas e para além disso a visibilidade do basquete feminino é pouca ou nenhuma, o que dificulta em muito a angariação de patrocinadores.Por isso, na minha óptica, cada vez mais a formação é essencial para a sustentabilidade de um clube a nível sénior.Obrigado pela entrevista e continuação de boa época.

AD Ovarense recordada na edição de 27-01-2010 - "O Jogo"


No dia 27 de Janeiro saiu no Jornal Desportivo “O Jogo” um trabalho jornalístico sobre a AD Ovarense – Basquetebol onde é descrita a história do clube e a sua influência no panorama basquetebolístico nacional. Clique aqui para fazer o download do artigo.

Taça Hugo dos Santos

Realiza-se já este fim-de-semana a Taça Hugo dos Santos, prova que reúne os oito primeiros classificados. A competição, disputada no pavilhão Municipal de Lagoa, no Algarve, inicia-se logo às 15h00 de sexta-feira, com o encontro mais aguardado entre FC Porto e V.Guimarães.A partida que decidirá a entrega do título terá honras de transmissão televisiva da Sport TV, no domingo, a partir das 15h35.


Taça Hugo dos Santos

Sexta-feira, dia 29 de Janeiro

15h00 FC Porto-V.Guimarães

17h00 SL Benfica-AD Vagos

19h00 Ovarense-CAB Madeira

21h00 Académica-Sampaense



Sábado, dia 30 de Janeiro - Meias-finais

16h00 vencedor do 1º jogo x vencedor do 2º jogo

18h00 vencedor do 3º jogo x vencedor do 4º jogo



Domingo, dia 31 de Janeiro

Final às 15h35

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Edição 27-01-2010 Jornal "O Jogo" - Ovarense

Uma das principais explicações para a existência de uma cultura do basquetebol, bem enraizada em Aveiro, deve-se ao facto de a região ter sido pioneira na "adopção" da modalidade em Portugal. Desde que o "bola ao cesto" chegou ao nosso país, mais concretamente às localidades de Águeda, Aveiro e Ovar, decorria o ano de 1932, que o basquetebol faz parte das tradições aveirenses. Por esse motivo, mas também pelos reconhecidos méritos desportivos, quando se fala em basquetebol, é obrigatório falar da Ovarense.

Apesar de ter sido um dos primeiros clubes a aparecer em Portugal - foi mesmo um dos fundadores do I Campeonato Regional de Aveiro , o básquete da Ovarense acabou por desaparecer, ressurgindo em força na década de 70, pela mão do saudoso João Gonçalves. O primeiro grande feito aconteceu em 1976/77, quando o clube garantiu a subida à II Divisão, alegria redobrada na época seguinte com a promoção à I Divisão, onde se mantém desde então. "A existência do basquetebol na Ovarense deve-se ao Sr. João Gonçalves. Foi ele a pessoa que iniciou verdadeiramente o basquetebol em Ovar! Aliás, a Arena onde jogamos tem o nome dele, embora o 'naming' oficial seja Dolce Vita. Foi o nosso primeiro treinador, o primeiro dirigente, foi ele que lançou as sementes para o início do básquete aqui", destacou o director-desportivo do clube, José Eduardo.

Com um total de 370 atletas federados, orientados por 20 treinadores, a Ovarense é o clube com mais praticantes do país. Um facto que não surpreende José Eduardo. "O basquetebol tem muita tradição em Ovar. O sucesso desportivo e a credibilidade dos projectos da Ovarense ajudam a despertar a atenção dos miúdos para os modelos de referência, mas também é verdade que temos uma boa organização e boas condições para oferecer", apontou o dirigente, lembrando a importância da modalidade para a região. "Já tivemos cinco clubes em simultâneo na I Divisão (Sangalhos, Illiabum, Beira-Mar, Esgueira e Ovarense)", recordou. "Apesar de não sermos a região com mais praticantes (é o Porto), somos ,de certeza, a região onde o basquetebol é mais importante", finalizou.

Apesar de saber que a actual conjuntura económica mundial não é favorável aos clubes, qualquer que seja a modalidade, José Eduardo sublinha que as dificuldades financeiras são um dos principais entraves à evolução do basquetebol português.

"Mesmo com o apoio dos nossos patrocinadores, temos muitas dificuldades. Atendendo à crise global, estes apoiam dentro das suas possibilidades, mas apoiam menos do que acontecia há uns anos. Por exemplo, neste momento, temos uma redução no nosso orçamento de 70 por cento comparativamente há uns cinco anos", referiu o director-desportivo do clube de Ovar, apontando uma possível solução: transmissões televisivas em canal aberto. "A televisão é um factor essencial no desenvolvimento de qualquer espectáculo. A televisão permite ter mais patrocinadores, os patrocinadores permitem ter melhores jogadores e os melhores jogadores trazem mais público aos pavilhões. É uma bola de neve que efectivamente ajuda os clubes". "A redução sistemática que tem havido no número das transmissões televisivas e o facto de não haver jogos na televisão em canal aberto torna o basquetebol praticamente desconhecido do público", criticou José Eduardo, embora reconhecendo que a formação da Ovarense não tem sido muito prejudicada com este aspecto, uma vez que "a nossa formação vive muito do nível local".

José Eduardo recorda com saudade a passagem de Mário Elie pela Ovarense. Em finais da década de 80, o agora "adjunto" dos Sacramento Kings, actualmente com 46 anos, deu os primeiros passos como profissional no clube vareiro, antes de vir a sagrar-se tricampeão da NBA - Houston Rockets (93/94 e 94/95) e San Antonio Spurs (98/99). "Quando ele chegou cá era desconhecido. Não contratámos um jogador da NBA, mas um jogador que vinha da Irlanda. Via-se que tinha carisma, força interior e uma vontade enorme de atingir os seus objectivos", apontou o dirigente, considerando que Portugal continua a recrutar "excelentes jogadores".

"Básquete é um culto desportivo"


Com tantos jovens a praticar basquetebol, a Ovarense só pode perspectivar um futuro risonho. Quem o assegura é o novo coordenador da formação, Tam Ling. "Em Ovar há uma cultura desportiva de basquetebol", sublinhou o também treinador dos infantis masculinos, que não tem dúvidas que o futuro dos vareiros passa pela aposta nos mais jovens. "A formação é bastante importante, no sentido de podermos ligar a modalidade à cidade e às pessoas de Ovar. E, sobretudo, pelas questões económicas: se desenvolvermos um bom trabalho na formação, o clube vai certamente beneficiar com isso", analisou.

Tam Ling recordou ainda que o grande objectivo do clube passa por conseguir "desenvolver os miúdos por forma a que amanhã eles possam ser jogadores da equipa sénior". "O importante para nós é a formação do homem e do atleta. Mas a nível desportivo, dos 300 atletas que estão na nossa formação, daqui a cinco/dez anos, queremos ter um na equipa sénior, um de cada dez nas selecções, um de cada dez na equipa de juniores e um de cada dez juniores chegar à equipa sénior. Se conseguirmos isso todos os anos, significa que estamos a desenvolver um grande trabalho de formação", apontou, embora reconhecendo que não será um trabalho fácil. "Sabemos que há anos bons, nos quais aparecem miúdos muito talentosos, e anos maus. É sazonal e temos de saber viver com isso".

Numa época em que a "playstation" faz as delícias dos mais jovens, alguns clubes podem ver o futuro da sua formação ameaçado. Jogar ao lado de Cristiano Ronaldo ou Messi, Kobe Bryant ou LeBron James deixou de ser impossível graças às novas tecnologias e pode levar os mais jovens a preferir o sedentarismo ao desporto. A Ovarense sabe que tem de conviver com essa realidade, mas Tam Ling parece não estar preocupado. "Sem dúvida que vivemos numa sociedade informatizada, mas chegarmos ao nosso pavilhão e vermos 80/90 miúdos a treinar deixa-nos orgulhosos", sublinhou o coordenador da formação dos vareiros. "Os miúdos jogam, cada vez mais, basquetebol e futebol no sofá, mas sabermos que eles vêm aqui praticar desporto é gratificante para nós", vincou. "Compete-nos agora ensiná-los, para podermos colher alguns frutos no futuro", frisou Tam Ling.

Despique entre Wade e LeBron levou à vitória dos Cavs

Excelente despique entre LeBron James e Dwyane Wade na passada madrugada, onde James foi quem riu por último, com o triunfo dos Cleveland sobre Miami (92-91). Wade levou a equipa às costas até ao intervalo, quando somava já 30 pontos, mas no segundo tempo marcou apenas dois, pata um total de 32 pontos (10 ressaltos e 5 assistências), os mesmos que LeBron James (9 ressaltos e 4 assistências). Destaque ainda nos Cavaliers para Shaquille O'Neal (19 pontos e 5 ressaltos) e Anderson Varejão, com um duplo-duplo (13 pontos e 19 ressaltos), contribuindo para o triunfo que oferece ainda a liderança da Conferência Este, enquanto os Heat viram Jermaine O'Neal (19 pontos e 8 ressaltos), e Michael Beasley, (17 pontos e 7 ressaltos) tentar evitar que a equipa descesse para a 5ª posição.

Sub18 Sanjoanense campeões distritais

Depois do Gafanha, em femininos, foi a vez da AD Sanjoanense obter o primeiro título distrital na época 2009/2010. A jogar em casa, a formação de São João da Madeira foi campeã distrital de Juniores B (Sub18), vencendo os três jogos que realizou na fase final.

Resultados 1ª Jornada


Sanjoanense/Labor, 76 - Sangalhos, 30
Ovarense, 66 - Galitos, 75

Resultados 2ª Jornada


Sanjoanense/Labor, 63 - Ovarense, 47
Galitos, 64 - Sangalhos, 52


Resultados 3ª Jornada


Ovarense, 61 - Sangalhos, 32
Sanjoanense/Labor, 84 - Galitos, 58

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fase Final Sub18 AB Porto Pav.Póvoa

Com o excepcional e já habitual apoio da autarquia poveira, realizaram-se, em regime concentrado, mais duas fases finais distritais que elegeram mais dois campeões distritais. Foi no magnífico Pav. Mun. da Póvoa de Varzim que, de 21 a 24, competirão as quatro melhores equipas do Distrito dos escalões de SUB 18 Masculinos e SUB 19 Femininos.

No sector feminino e num jogo onde o equilíbrio foi a nota dominante, o Académico FC ganharia ao CPN por escassos 3 pontos concretizados a segundos do fim, conseguindo a sim repetir o feito da época transacta. Na final masculina o Vasco da Gama quase causava surpresa sucumbindo por apenas 7 pontos. Com esta vitória o FC Porto recupera assim, diante do actual detentor do título distrital e nacional o Campeonato neste escalão.
Para registo futuro divulgamos aqui os Resultados, as Classificações Finais assim como os atletas premiados:


Sub 18 Masculinos - Resultados


Porto 78 x 45 Póvoa


Vasco 64 x 44 Leça

Leça 46 x 69 Porto

Vasco 72 x 36 Póvoa

Póvoa 46 x 63 Leça

Porto 66 x 59 Vasco

Classificação: 1º FC Porto (Camp. Nac.), 2º SC Vasco Gama (Camp. Nac.), 3º GDB Leça (Camp. Nac.), 4º CD Póvoa (Tº. InterAss.)


5 ideal: João Veludo (Vasco), Pedro Cruz (Vasco), Eduardo Guimarães (FC Porto), Emanuel Vaz (Vasco), Hugo Sotta (FC Porto)






MVP: Hugo Sotta (FC Porto)

Obama recebe camisola 1 de Kobe Bryant


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu esta segunda-feira os Los Angeles Lakers na Casa Branca, onde congratulou os actuais campeões da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA) pelos recentes sucessos desportivos, bem como pelo contributo social a equipa tem exercido.

Os jogadores estiveram na inauguração de um ginásio destinado às crianças das escolas de Washington e foram recebidos na sala de cerimónias da Casa Branca pelo presidente, adepto assumido de basquetebol, que destacou os feitos da equipa dentro e fora do campo.

«Esta é uma equipa que se tem mantido focada e que conseguiu conquistar o título na época passada. Mas esta é também uma equipa que sabe que um campeão precisa conquistar outras coisas além de troféus e anéis. Também é preciso vencer fora do campo e ajudar os mais necessitados. Os Lakers e a NBA sempre tiveram um papel humanitário importante, quer nos Estados Unidos, como no resto do Mundo», disse Obama, lembrando o donativo de um milhão de euros dos jogadores dos Lakers e da NBA para as vítimas do terramoto no Haiti.

Obama arrancou sorrisos entre os presentes quando pediu ao treinador dos Lakers, Phill Jackson – técnico com mais títulos conquistados (10) na NBA, seis dos quais ao serviço da equipa da cidade onde nasceu (Chicago Bulls) – conselhos para que «democratas e republicanos pudessem começar a trabalhar em equipa».

Regresso ao passado


Primeiro foi o regresso dos portugueses consagrados ao nosso basquetebol. Jogadores com a carreira feita, que passaram por algumas das melhores ligas europeias decidem voltar a actuar no campeonato português.

Eles que eram figuras de proa do nosso campeonato, eles que já eram as referências antes de rumarem a outras paragens, voltam a Portugal e voltam a ser os maiores destaques, e voltam a ser as poucas referências do nosso principal campeonato masculino.Agora, a senda de regressos alargou-se aos estrangeiros – primeiro foi Shawn Jackson, agora Heshimu Evans. Dois jogadores que há anos atrás eram das principais referências da nossa Liga voltam agora a Portugal, já em final de carreira para ocupar uma das 3 vagas disponíveis para jogadores estrangeiros. E isto acontece nas duas equipas que lideram a classificação da LPB.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Knicks perdem por... 50 pontos

Os Knicks não estão em boa forma e esta madrugada foram cilindrados pelos Dallas Mavericks: 128-78. Mau? Pior, porque foi em pleno Madison Square Garden, onde a equipa de Nova Iorque nunca tinha perdido por tão grande diferença. Mesmo contando com os jogos fora, esta foi a segunda pior derrota de sempre dos novaiorquinos. Antes, em 1960, perderam por 62 com os Syracuse Nationals, agora Philadelphia 76 ers.
Os Mavericks, terceiros da Conferência Oeste tiveram em Dirk Nowitzki (20 pontos e cinco ressaltos) e Drew Gooden (15 pontos e 18 ressaltos) os melhores jogadores. Nos Knicks, o único que disfarçou o péssimo momento foi Jared Jeffries, mesmo assim apenas com 14 pontos.
Mas a grande surpresa da jornada, que apenas teve três jogos, foi a derrota dos Lakers em Toronto, contra os Raptors, por 106-105, desvantagem que foi sendo reduzida ao longo de um jogo que os canadianos dominaram. Kobe Bryant (27 pontos e 16 ressaltos) bem se esforçou, mas nem com a ajuda de Pau Gasol (22 pontos) conseguiu dominar Chris Bosh (18 pontos e 13 ressaltos) e companhia.
No último jogo da noite, os Clippers não tiveram problemas em vencer os Wizards por 92-78.

Resultados dos jogos de fim-de-semana


Fase Final de Sub-20 Masculinos

Iniciados A Ovarense 2008/2009

Claque Vagos

Três vareiras para a selecção de aveiro


As atletas da Ovarense, Carolina Semedo, Carolina Tam e Maria Dumbrava, foram mais uma vez convocadas para os trabalhos da selecção distrital de Aveiro.Além das jogadoras da Ovarense, foram também convocadas as seguintes jogadoras:Maria Lóio (Esgueira), Tamara Santos (GRIB), Diana Oliveira e Maria Pereira (Vagos), Ana Graça, Andreia Branco, Joana Soeiro e Fátima Pinto (Gafanha), Inês Veiga e wendimara Soares (Calvão) e Carolina Anacleto, Daniela Carregosa, Inês Viana, Alexandra Soares e Sofia Pinheiro (Sanjoanense).

Ovarense campeã distrital de Sub19 Femininos


Classificação da jornada 9


Porto perde terreno para Guimarães, Ovarense e Benfica

O FC Porto saiu hoje derrotado num encontro da 11ª jornada, sendo ultrapassado pelo V. Guimarães na classificação geral. Na deslocação ao recinto do Barreirense, os portistas perderam por 96-90, apesar de ter entrado muito bem na partida. No primeiro periodo os azuis-e-brancos venciam por 18-31, mas permitiram uma breve recuperação até ao intervalo (46-49), enquanto no reatamento da partida o Barreirense partiu mesmo para a frente, alargando a vantagem para 96-90.

Carlos Andrade (20 pontos, 4 ressaltos, 4 roubos de bola e 5 assistências) e Julian Terrel (14 pontos, 13 ressaltos) tentaram inverter o resultado negativo para Moncho Lopez mas a formação do Barreiro contou com um inspirado Todd Sowell (17 pontos e 15 ressaltos), que juntamente com Shane Clark (25 pontos e 4 assistências) e José Silva (19 pontos) foram decisivos para o triunfo.

David Vik no CAB Madeira

O luso-americano David Vik assinou com o CAB Madeira. Ele é uma adição importante à lista, não contando como um jogador americano. David é um veterano jogador de 37 anos de idade que não pode, só jogar de costas para o cesto.Já jogou no Colégio em Washington, em St., como um longo currículo por várias equipas de Portugal, bem como o tempo gasto na Austrália, Bolívia, Finlândia, Japão, Suíça, Espanha e Uruguai. Um verdadeiro globetrotter que pode ser a adição CAB Madeira precisa para garantir um lugar no playoff.É importante realçar que tanto o Casino Figueira Ginasio e Vagos Norbain Lusavouga têm, como na semana passada, acrescentou jogadores a sua lista Jason Hartford (206-F/C-85) e Nuno Perdigão (194-G-78) .

domingo, 24 de janeiro de 2010

Derrota com "cheirinho a mais"

Na manhã do dia 24, domingo, pelas 11 horas a equipa dos Iniciados B da Ovarense deslocou-se a Cantanhede para jogar com a equipa local, a contar para o Torneio Inter-Associações.
A equipa vareira tinha duas derrotas consecutivas mas vinha preparada para ganhar o jogo, coisa que infelizmente não aconteceu.
O início da partida foi um pouco homogénia pois a equipa visitada entrou no jogo muito concentrada, com objectivos e roubando muitas bolas, o que levou ao treinador Beto pedir um desconto-tempo.
Mesmo assim, continuaram a errar mas a Ovarense começava a jogar com rapidez e assim chegamos ao final do período com o parcial de 20-10 favorável aos da casa.
Já no segundo período, as coisas foram bem diferentes.
Um Cantanhede mais lento, mais mortífero, mais concentrado e uma Ovarense mais tranquila, lenta e a não saber o que fazer no ataque, o que levou a muitas bolas perdidas e muitas faltas da equipa forasteira.
Essas faltas custaram bem caro fruto também de uma demasiada exigência do único árbitro do encontro. O parcial do 2º período ficou em 28-6.


As equipas foram para o intervalo com o resultado de 48-16.


Ao regressar dos balneários, notou-se que a Ovarense vinha mais concentrada em melhorar todos os pontos que não conseguiu na primeira parte.


Entrou com espírito de quipa, com os corredores devidamente ocupados e com boas entradas para o cesto, o que resultou de algumas faltas sofridas pelos vareiros e de um forte início de 4-10.
Porém, o 3º período acabou com um parcial de 13-13.
O 4º período foi um bom espectáculo de basquetebol entre uma equipa que queria gerir a vantagem e uma equipa que vinha motivada dos anteriores períodos.
A equipa de Ovar foi muito superior e conseguiu ganhar o período por 4-15.
No entanto, esta espectacular segunda parte não foi mais forte para ultrapassar a vergonhosa primeira.
O resultado ficou em 65 - 44.
A equipa vareira deixou uma boa imagem, mas sabe que consegue fazer muito mais, pois tem qualidade para isso.
Adivinham-se vitórias, mas para isso há que trabalhar. Realçar também o apoio de todos os pais que acompanharam a equipa dos Iniciados B Ovarense até ao último minuto, dentro e fora do pavilhão.
Com melhores prestações nos treinos e com maior concentração, conseguirão manusear a folha da estatística no final do jogo que todos anseiam!!


Benfica dizima Ovarense

O Benfica continua imparável no campeonato, depois desta jornada ter recebido e vencido a Ovarense por 79-54.
Os encarnados, a jogar em casa, foram superiores em grande parte do jogo e venceram todos os parciais do encontro. No entanto, foi no 4º período que o Benfica mais dilatou o marcador. À entrada para o último parcial da partida, os encarnados venciam por 52-43 mas o parcial de 27-11, conseguido na última parte, deram consequência ao resultado desnivelado de 79-54.
Apesar da derrota, Christopher Lee, da Ovarense, foi o melhor jogador em campo. O atleta terminou o jogo com 18 pontos, 10 ressaltos e três assistências.
Já do lado vencedor, Sérgio Ramos foi o grande destaque do Benfica, com 15 pontos, oito ressaltos e três assistências.
Com esta vitória, o Benfica isola-se ainda mais no campeonato, já que a Ovarense era o perseguidor mais directo dos encarnados até ao momento.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Evans quer ser português


Heshimu Evans falou pela primeira vez na condição de jogador do Benfica, depois de ter assinado contrato até ao final da época. O jogador norte-americano afirmou que queria ser campeão pelos «encarnados» já esta temporada e que se sente “orgulhoso” por representar o clube. Além desse objectivo, Evans quer também ser português e está já a tratar do processo burocrático necessário, o que poderá ser facilitado pelo facto do jogador ser casado com uma portuguesa.
Já Henrique Vieira, treinador do Benfica, fez rasgados elogios ao novo jogador do seu plantel. “Sabemos que o Heshimu é um grande jogador, com uma grande cultura táctica e um excelente homem. Conheço-o bem, pois já trabalhámos juntos”, afirmou sobre o novo reforço, adiantando que já poderá ser opção na partida frente à Ovarense”, referiu o técnico, em entrevista ao site do clube.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

All Star Haiti Solidariedade


Devido à enorme tragédia que está a ocorrer no Haiti, estou a desenvolver um jogo de solidariedade para ajudar as vítimas do terrível terramoto no Haiti, que dizimou mais de 100.000 (cem mil) seres humanos e deixou milhões sem amanhã.

Será realizado no Pavilhão do Galitos em Aveiro a 1 de Fevereiro de 2010 a partir das 21h00, um jogo de solidariedade para ajuda das vítimas do terramoto do Haiti.

Este é um pequeno gesto, que TODOS temos obrigação de fazer, para ajudar aqueles que já pouco tinham e que agora nada têm, muitos perderam familiares e amigos.

O valor da bilheteira, de apenas 5€ mínimo por entrada, será integralmente entregue a 2 das organizações mais activas no terreno : ADRA e CRUZ VERMELHA.

São cordialmente convidados atletas de todos os clubes da ABA com escalão de seniores, mais algumas equipas da LPB próximas do distrito:

FC PORTO SAD
OVARENSE SAD
AD VAGOS
ILLIABUM
ACADÉMICA de COIMBRA
SAMPAENSE
GINÁSIO FIGUEIRENSE
GALITOS
BEIRA-MAR
SANGALHOS
SANJOANENSE
BRANDOENSE
VALE DE CAMBRA
OLIVEIRENSE
ESGUEIRA
GAFANHA
CALVÃO
GICA
CENAP
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
ATÓMICOS
E. B. OVAR

Sendo que cada clube enviará 1 (um) atleta sénior, de cada das suas equipas seniores. Os 9 clubes que têm equipas seniores femininas, enviarão também uma atleta da equipa feminina.

Globetrotters

Jason Hartford no Casino Ginásio

Jason Hartford é o basquetebolista escolhido para substituir o lesionado Jamaal Caterina no Ginásio. O novo reforço deve chegar a Portugal na próxima 3ª feira e irá jogar toda a 2ª volta da LPB.
O poste Jason Hartford, de 2,06m de altura e 25 anos, esteve a jogar em Moçambique até ao final de Dezembro, onde ajudou o Maxaquene a vencer o Campeonato Nacional do país.
Entretanto, o lesionado Jamaal Caterina já voltou aos Estados Unidos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Guimarães "arrasa" Vagos

V. Guimarães defrontou esta noite o AD Vagos, num encontro antecipado da 15ª jornada, vencendo confortávelmente. Os vimaranenses confirmam a subida de rendimento, e frente à equipa da casa já vencia por 21 pontos de vantagem (30-51), terminando o encontro com 29 pontos de diferença, triunfando por 55-84.
Pelo Vagos, Brandon Voorhees procurava remar contra a maré, somando 13 pontos e 6 ressaltos, mas nada conseguiu fazer perante o colectivo vimaranense, onde seis atletas ultrapassaram a dezena de pontos. Destaque no entanto para o duplo-duplo de Rod Nealy (14 pontos e 10 ressaltos), enquanto Karlton Jr foi o melhor pontuador com 18 pontos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Gafanha campeã distrital de Sub16 Femininos


O Gafanha, treinado por Carlos Vaqueiro, ganhou o jogo decisivo à Sanjoanense, por 88-89, sagrando-se campeão distrital de sub16 femininos. A Ovarense, ao vencer o Brandoense, garantiu a terceira posição e a última vaga para o campeonato nacional.

Finalizada a fase final distrital de sub16 (cadetes) femininos da associação de basquetebol de Aveiro, a equipa do GD Gafanha conseguiu ganhar os 3 jogos e sagrar-se Campeão Distrital nesta época 2009/2010, garantindo além do título o apuramento para o Campeonato Nacional Zona Norte que começa a primeiros de Fevereiro.

Heshimu Evans até ao final da época

O Benfica contratou o norte-americano Heshimu Kenyatta Evans até ao final da época. O jogador representou na época passada o Petro Atlético de Luanda, sagrando-se vice-campeão de Angola.
Em Portugal, Evans jogou pelo Illiabum, Aveiro Basket, Ovarense, FC Porto e Portugal Telecom e sempre com excelentes desempenhos. Chega à Luz para substituir o compratriota De Witz, que rescindiu recentemente.

Nuno Leite


Petição da Ovarense

Na sequência do envio da petição promovida pela Ovarense Basquetebol que solicita a disponibilização generalizada de desfibrilhadores em locais de acesso público, como escolas, universidades, recintos desportivos, centros comerciais ou aeroportos, a Ovarense Basquetebol recebeu a comunicação oficial da Assembleia da República, através da Comissão Parlamentar de Saúde, de que a mesma “foi aceite como petição, (…), e encontra-se pendente nesta Comissão para efeitos de apreciação e parecer nos termos regimentais.”Relembramos que a iniciativa desta petição resultou da conjugação das vontades da Ovarense e de vários jogadores da modalidade, e tem como primeiros signatários Nuno Manarte – capitão da equipa da Ovarense, Sérgio Ramos – capitão da equipa do Benfica, e o Prof. Lopes Gomes – presidente da delegação norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia. Apesar de ser uma iniciativa que surgiu em sequência de mais um caso de Morte Súbita no desporto, pretende-se que ela tenha um eco em muitos outros sectores da nossa sociedade, pois é um tema que a todos os portugueses interessa.
A Ovarense Basquetebol agradece a todos aqueles que quiseram assinar a petição, e dessa forma dar o seu contributo para que esta importante medida de saúde pública, em particular nos casos de Emergência Médica, esteja hoje em apreciação na Assembleia da República e possa ser aprovada e efectivamente aplicada no nosso país, alcançando o seu grande objectivo – SALVAR VIDAS.

Ovarense Basquetebol

Euroliga: sorteados os grupos restantes

Euroliga já se encontra na segunda fase de grupos, onde se encontram agora apenas 16 equipas, e o destaque vai para o reencontro entre os espanhóis do Barcelona e os gregos do Panathinaikos. Neste grupo, onde se encontra ainda a turma do Patizan, projecta-se bastante equilíbrio.

Numa fase da prova mais equilibrado serão vários os embates interessantes a seguir. No Grupo G, por exemplo, o CSKA Moscovo defronta os espanhóis do Unicaja

Grupo E
Barcelona
Panathinaikos
Partizan
Maroussi BC

Grupo F
Real Madrid
Montepaschi Siena
Maccabi Electra
Efes Pilsen

Grupo G
CSKA Moscovo
Unicaja
Zalgiris
Asseco Prokom

Grupo H
Olympiakos
Caja Laboral
BC Khimki
Cibona

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Impressionante (ver vídeo)

Norte-americano do Ginásio está lesionado

Por motivo da lesão que de forma repetida impediu a sua utilização, o jogador norte-americano Jamaal Caterina, contratado no início de Novembro, deixou a equipa do Casino Ginásio, regressando na passada semana aos E.U.A.

Assim o treinador Sérgio Salvador pode estudar a possibilidade da sua substituição como 3º estrangeiro da equipa.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Encontrado substituto de Nick Dewitz


Sport Lisboa Benfica está a finalizar os detalhes para a assinatura do jogador Okosa Reggie. Reggie é uma potência de 29 anos de idade com experiência. Ele teve uma carreira que incluiu paradas na Europa, América Latina, assim como na Ásia. Com menos de uma semana de treino, a equipa encontrou o substituto de Nick Dewitz. Como de costume, o Sport Lisboa Benfica encontrou um jogador com experiência internacional significativa.
Na sua antiga equipa, teve médias importantes como: 14,6 pontos, 5,3 ressaltos e 1,6 assistências .


Stackhouse ruma aos Milwaukee Bucks


Os Milwaukee Bucks contrataram o veterano jogador, Jerry Stackhouse, até ao final da temporada. O base, de 35 anos, vai render Michael Redd, que não joga mais esta época devido a uma lesão.

O anúncio da contratação de Stackhouse deverá ser feito entre hoje e amanhã.

Recordações: Mário Elie

Dança dos Globetrotters

Nuno Perdigão regressa ao Vagos


Nuno Perdigão está de regresso ao AD Vagos, depois de ter alinhado a temporada passada no clube. O base internacional português de 31 anos e 1,95 metros irá assim substituir Raheem Moss, contratado ao Ginásio no início da temporada. O norte-americano apenas alinhou em quatro jogos na presente temporada e está de saída.Recorde-se que o AD Vagos está na 8ª posição, depois do triunfo de ontem diante do Ginásio por 81-76.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Cavaliers ganham no último suspiro

Os Cleveland Cavaliers sentiram ontem bastantes dificuldades no confronto frente aos LA Clippers, onde acabaram por sair vencedores por 102-101. Na entrada para o último período, a formação de Los Angeles vencia por 78-73, mas a exibição de LeBron James, que marcou 13 dos seus 32 pontos nesse quarto período permitiu a recuperação.O base Baron Davis, que somou 9 pontos e 8 assistências, teve nas suas mão a decisão do encontro, mas acabaou por falhar o triplo para frustração de Rasual Butler que viu os seus 33 pontos não servirem para nada neste encontro.

Resultados
Indiana 96-101 New Orleans

Washington 96-86 Sacramento

Charlotte 125-99 Phoenix

Detroit 94-90 New York

Memphis 92-86 San Antonio

Oklahoma 98-80 Miami

Utah 112-95 Milwaukee

LA Clippers 101-102 Cleveland

Destaque para Jackson na vitória vareira


A Ovarense arrancou um pouco tremida, mas a partir do 2º período não deu qualquer hipótese ao Illiabum, em jogo referente à 10ª jornada da LP Basquetebol. O terceiro classificado do campeonato assumiu o favoritismo ao longo do encontro e confirmou-o no final.
No final do 1º período, a equipa da casa perdia por 12-13, mas nos seguintes períodos deu-se a reviravolta. No final: 58-43, com Illiabum na 5ª posição e o Ovarense a segurar a vice-liderança, pressionando o Benfica.
Os melhores da Ovarense, que utilizou 10 jogadores contra os oito do Illiabum, foram Shawn Jackson (11 pontos e 7 ressaltos) e John Waller (14 pontos e 5 ressaltos), sendo que André Pinto (11 pontos) também ajudou. Além de Matthew Shaw, no Illiabum também se destaca Miles Daniels (11 pontos e 6 ressaltos).

sábado, 16 de janeiro de 2010

Um milhar de doláres para o Haiti


Os proprietários das equipas e os jogadores da NBA vão contribuir com 1 milhão dólares (cerca de 695 mil euros) para ajudar as vítimas do sismo que devastou Port-au-Prince, na última terça-feira.
O poste dos Philadelphia 76'ers, Samuel Dalembert - nascido na capital do Haiti, gravou uma mensagem em vídeo para a Unicef na qual apela aos adeptos da Liga Norte-Americana de Basquetebol para fazerem donativos no sentido de minimizar as sequelas da tragédia, que provocou 50 mil mortos e 1,5 milhões de desalojados.

Eurobasket 2011: Sorteado o grupo de Portugal

Bélgica, Geórgia, Polónia e Bulgária serão os adversários de Portugal no grupo C da fase de qualificação para o Eurobasket 2011.
Estas serão as selecções que Portugal terá de levar a melhor se quiser repetir o feito de 2007, altura em que se qualificou para a fase final do Eurobasket.
Os jogos serão disputados a duas voltas e os 1ºs classificados, tal como os dois melhores 2ºs, terão acesso directo à fase final. Já as 10 equipas que não se qualificarem vão disputar uma fase adicional de qualificação e as seis primeiras, de acordo com o ranking, vão jogar em dois grupos de três para uma vaga na fase final. Por outro lado, os quatro últimos classificados disputam um grupo em que dois deles descem à Divisão B.
As partidas da fase de qualificação serão jogadas em Agosto, enquanto que a fase adicional será também no mesmo mês, mas em 2011.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ovarense vs Illiabum


All-Star Guarda 2010

Os melhores jogadores e jogadoras de basquetebol do país vão-se encontrar no dia 16 de Fevereiro para disputarem os já habituais duelos entre norte e sul, no Dia das Estrelas.

Os treinadores de cada uma das ligas já elegeram quais os jogadores e jogadoras que vão estar presentes na Guarda, cidade onde se realiza o Dia das Estrelas. Agora, cabe aos amantes do basquetebol escolherem mais cinco atletas para cada selecção, um por posição.

Nos jogadores escolhidos pelos treinadores, o Benfica é a equipa mais representada na selecção do sul, cedendo três atletas: Diogo Carreira, Sérgio Ramos e Will Frisby. No norte, o Vitória de Guimarães também assume o destaque do Benfica, embora tenha apenas dois jogadores escolhidos pelos treinadores. São eles, Jaime Silva e Rod Nealy.

No plano feminino, na selecção norte estarão presentes duas atletas do CAB e do Vagos, tendo os treinadores ecolhido, também, uma jogadora do Boa Viagem. Na selecção sulista passa-se exactamente a mesma coisa, com GDESSA e Olivais a cederam duas basquetebolistas e o Algés, tal como o Boa Viagem no norte, a ter uma representante.

Jogadores escolhidos pelos treinadores

Norte Masculino:

José Costa – Ginásio

Jaime Silva – Vitória de Guimarães

Miguel Miranda – Ovarense

Rod Nealy – Vitória de Guimarães

John Smith – Vagos


Sul Masculino:

Diogo Carreira – Benfica

Sérgio Ramos – Benfica

Ricondo Crutchfield – Sampaense

Manuel Johnson – Académica

Will Frisby – Benfica


Norte Feminino:

Shannon Howell – Boa Viagem

Carla Freitas – CAB

Joana Lopes – Vagos

Candice Champion – CAB

Clarissa – Vagos


Sul Feminino:

Larisse Lima – GDESSA

Ana Fonseca – Olivais

Jasmin Player – Olivais

Sultra Harding – Algés

Stacy Boisvert - GDESSA