sexta-feira, 26 de março de 2010

NBA terá um verão quente

LeBron James, Dwayne Wade, Dirk Nowitzki, Paul Pierce, Shaquille O’Neal,Allen Iverson, Chris Bosh, Ray Allen, Yao Ming, Amare Stoudamire, Tracy McGrady, Ben Wallace, Joe Johnson, Rudy Gay, Grant Hill…o que têm todos este jogadores em comum para além do facto de serem All Stars no melhor campeonato de basquetebol do Mundo?
Para além de serem jogadores com qualidade físicas e técnicas excepcionais, no final da temporada desportiva 2009 – 2010, todas estas super estrelas terão a possibilidade de se mudarem do clube que actualmente representam devido a opções no seu contrato que os tornam free agents. Na prática, o que isto significa? Significa que ter liberdade a nível salarial de repente se tornou mais valioso que ouro, quando se pensa no retorno desportivo possível. Por exemplo, com recentes movimentações no mercado, com diversas trocas de jogadores, os New York Knicks conseguiram garantir suficiente espaço no tecto salarial para poderem contar com LeBron James, Dwayne Wade e Chris Bosh na mesma equipa, que é um dos principais rumores que corre actualmente na imprensa norte americana e que deixa a salivar de ansiedade os fanáticos e fantásticos fãs nova-iorquinos.

Uma movimentação deste género não seria situação virgem na NBA, os Boston Celtics de forma a garantirem o seu último título abdicaram de muito para poderem contar com Kevin Garnett e Paul Pierce. E uma vez que esta movimentação trouxe resultados desportivos a curto prazo, não é de admirar que várias equipas estejam numa corrida para libertarem salários, é a adrenalina que precede o que se supõe que seja um louco verão de 2010.

Ao Serviço das Selecções


Com o aproximar das férias da Pascoa, voltam também os treinos das selecções distritais, com a Ovarense a ter mais uma vez vários atletas a serem recrutados.

Desta vez foram convocados os seguintes atletas:

Selecção Distrital de Aveiro Sub14 Femininos – Ana Pinho, Mariana Ferreira e Helena Santos

Selecção Distrital de Aveiro Sub14 Masculinos – Ricardo Martins, Rodrigo Soeiro, Gabriel Diaz, André Vaz, Nuno Sampaio, Luís Vicente e Joaquim Soras

Selecção Distrital de Aveiro Sub16 Femininos – Carolina Semedo e Maria Dumbrava

Selecção Distrital de Aveiro Sub16 Masculinos – Gonçalo Stringfellow

quinta-feira, 25 de março de 2010

Photobucket

Illiabum Sub 19 femininos no WIEN 2010

A equipa feminina de sub-19 do Illiabum vai colocar fim à ausência de mais de dez anos de equipas portuguesas no torneio WIEN 2010. A prova é bastante conceituada para os escalões de formação e terá lugar na capital austriaca (Viena) entre 29 de Março e 3 de Abril.

O evento contará com a presença de 150 equipas, oriundas de 20 países europeus, destinado para os escalões de Sub-20, Sub-16, Sub-14, Sub-13 e Sub-12, em masculinos e femininos.

A comitiva da formação de Ílhavo é constituída por 27 elementos, entre atletas, treinadora, directora, familiares e acompanhantes.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ilgauskas regressa a Cleveland

Apenas um mês após ter saído dos Cavaliers para os Washington Wizards, Zydrunas Ilgauskas voltou à equipa de Cleveland.
O basquetebolista não disputou qualquer partida pela equipa da capital norte-americana e pode ajudar os Cavaliers nos playoffs da NBA.
“Toda a organização dos Cleveland Cavaliers está feliz com o regresso de Zydrunas, para nos ajudar com a nossa missão nos playoffs”, disse Dan Gilbert, proprietário do clube.
Para a entrada de Ilgauskas, os Cleveland Cavaliers optaram por dispensar Darnell Jackson.

Ovarense vs Barreirense


terça-feira, 23 de março de 2010

Nuno Manarte - base da semana


Aqui fica a análise publicada no site da FPB:
Posição 1: Nuno Manarte, Ovarense Dolce Vita, 23.5 de valorização
O capitão vareiro muito provavelmente não será o base mais espectacular a actuar na Liga portuguesa, mas é seguramente um dos melhores líderes dentro de campo, coloca a equipa a jogar como poucos o conseguem fazer. Sempre mais preocupado com o grupo, Manarte voltou a dar uma demonstração de como deve jogar um base. O duplo-duplo que conseguiu frente aos madeirenses, impressiona mais pelas 12 assistências que distribuiu do que os 13 pontos que converteu. Contabilizou ainda 3 ressaltos, 1 roubo de bola e 1 assistência.

Classificação LPB

Atlanta Hawks confirmam presença nos playoffs

Os Atlanta Hawks garantiram desde já a qualificação para os Play-offs da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA). O difícil do triunfo sobre os San Antonio Spurs foi assim decisivo, contando com a ajuda de Marvin Williams (26 pontos). A partida apenas foi resolvida no prolongamento, depois do empate registado a 105 pontos, com os Hawks a contarem ainda com as prestações de Horford (22 pontos) e Johnson (20 pontos) para vencer por 119-114.

Pelos Spurs Ginobli (38 pontos e 6 assistências) e Tim Duncan (29 pontos e 13 ressaltos) tentaram evitar novo desaire. Destaque ainda esta madrugada para novo triunfo dos Cleveland Cavaliers, o sétimo consecutiva e o 13º em 14 jogos. Diante dos Detroit Pistons, LeBron James e companhia venceram por uns esclarecedores 104-79.



Rui Pedro continua no Beira-Mar

A secção de basquetebol do SC Beira-Mar chegou a acordo com o actual coordenador de minibasquete, Rui Pedro, para permanecer no clube nos próximos anos. Pode ler-se ainda no blogue da secção de basquetebol do Beira-Mar, que Rui Pedro vai ainda ser o responsável pela parte técnica e organizativa de todos os escalões até aos Sub16.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Portland vs Phoenix

Novos candidatos a internacionais

João Filipe Abreu e Paulo Marques foram os árbitros indicados pelo CA da FPB para participar no Curso de Candidatos a Árbitros Internacionais FIBA 2010/11, que terá lugar em Bolonha, Itália, entre 20 e 24 de Maio deste ano.

A escolha dos nomes dos candidatos a árbitros internacionais foi anunciada em comunicado pelo CA da FPB, no qual é referido ainda que a realização deste curso não era esperada e que terá sido comunicada pela FIBA Europa apenas no final de Fevereiro. No comunicado, o CA da FPB informa que "dos candidatos inscritos e aprovados no último curso de pré-selecção, apenas um está em condições de poder ser indicado", mas que ainda assim esta oportunidade de poder inscrever dois árbitros "não deveria ser desperdiçada".

Vagos vence equipa surpresa

O Vagos recebeu e venceu o Sampaense por 82-77, no último jogo da jornada 17 da LPB.
A equipa da casa começou melhor a partida, vencendo o 1º período por 26-16. Contudo, o Sampaense respondeu no período seguinte, ganhando-o por 22-16.
Ao intervalo registava-se uma vantagem de 4 pontos do Vagos sobre o Sampaense (42-38).
A 2ª parte começou com um empate a 19 pontos no 3º período e no último período o Vagos garantiu a vitória, vencendo-o por 21-20, conseguindo uma vitória no jogo de 82-77.
John Smith, do Vagos, esteve em bom plano e foi o timoneiro da vitória da sua equipa, ao apontar 23 pontos, 15 ressaltos e três assistências.

domingo, 21 de março de 2010

Arte de partir tabela

Nate VanArendonk tornou-se aos seus 17 anos uma celebridade nos EUA. O jovem jogador, agora apelidado de "VanArenDUNK” partiu uma tabela de basquetebol, num afundanço, usando os seus 2,05 m e 102 kg para tal feito.
Nos campeonatos escolares de Gran Haven, “VanArenDUNK” não se mostrou muito preocupado com tal facto, festejando na mesma os dois pontos que contribuiu para a sua equipa.

sábado, 20 de março de 2010

Benfica continua invencível

O Benfica recebeu o Vit.Guimarães e a equipa encarnada continua invencível no campeonato, depois de derrotar os minhotos por 88-75.
A vitória dos campeões nacionais acaba por ser uma desforra dos dois últimos confrontos entre ambos os emblemas. Já esta temporada, os vimaranenses tinham vencido o Benfica no Troféu António Pratas e, mais recentemente, na final-8 da Taça de Portugal.
A invencibilidade do Benfica na LPB irá ser, novamente, posta à prova no Dragão Caixa na próxima semana, no duelo com o FC Porto. Já o Vit.Guimarães, apesar da derrota, continua no 3º lugar da tabela classificativa.

Iniciados da Ovarense no Jornal da Cidade


sexta-feira, 19 de março de 2010

Ovarense Dolce Vita vs Cab Madeira


Jogos do Fim-de-semana


Entrevista Tipo Ovarense

Entrevistada da Semana:
Mariana Pinto, Jogadora de Sub16 Femininos. Mariana iniciou sua pratica no minibasquetebol da Ovarense, com apenas 6anos começou as suas aventuras na modalidade, tendo atingido até ao momento o seu ponto alto, quando na temporada passada sagrou-se Campeã Nacional nas Festas de Portimão, como diz a própria: " um dos melhores momentos da minha vida foi quando fui a Portimão"

· Com que idade é que começas-te a jogar basquetebol?
Porque escolhes-te esta modalidade? Comecei a jogar basquete com cerca de 5/6 anos, e foi “por influência” do meu pai que já jogou e já foi treinador.

· O que sentes quando marcas um cesto?
Que consigo fazer bem melhor pela minha equipa, e que tenho algum valor, o minimo que seja.
· O que das mais valor, a um cesto ou a uma assistência tua?
Dou valor a ambos, uma assistência, para mim vale metade do ponto que marque a nossa colega de equipa e um cesto dá-me força para mais e mais.
· O que te faz mais feliz dentro do campo?
A amizade com as minhas colegas de equipa e/ou com as minhas adversárias, e ver que estamos todas ali por amor à modalidade e por amor à nossa camisola!
· O que significam para ti os teus colegas de equipa?
São acima de tudo, as minhas verdadeiras amigas, com elas sei que posso contar para o bem e para o mal, que elas vão sempre estar do meu lado e vão ser sempre as primeiras a dizer-me o que não acham correcto que eu faça e ajudar-me a melhorá-lo. São as minhas companheiras na batalha para a vitória.
· Treinador(a) que mais o marcou? E por alguma razão especial?
Todos os que tive. Admiro muito o Iglésias como treinador porque me ensinou muito enquanto sua jogadora. A Renata adorei a época com ela, apesar de alguns “choques” que tivemos, mas ela sempre me ajudou e apoiou muito, acreditou em mim SEMPRE e nunca desistiu de me tornar numa melhor jogadora, também aprendi muito com ela, e um dos melhores momentos da minha vida foi quando fui a Portimão, com ela como minha treinadora e fomos campeãs nacionais.
· Um lançamento inesquecível.
O meu primeiro triplo, no Colégio de Calvão, a época passada.
· Qual o melhor momento da carreira?
A minha ida a Portimão, sem dúvida.
· E o Pior?
Quando falhei o lançamento que poderia ter dado a vitória à minha equipa e quando não apoiei o suficiente as minhas colegas.
· Com que jogador(a) português gostavas de jogar 1x1?
Com o Carlos Andrade, só tive oportunidade de falar com ele, no Campus Calvão, mas adorava jogar 1x1 com ele.
· Com que jogador(a) estrangeiro gostavas de jogar 1x1?
Carlos Morais da Selecção de Angola, acho que é um grande jogador.
· Qual o teu ídolo no Basquetebol?
Teresa Magalhães.
· Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogador(a)?
Leio muitos artigos sobre basquete e vejo muitas entrevistas de jogadores profissionais e acompanho sempre a equipa sénior da Ovarense.
· Quais são os teus hobbies além do basquetebol?
O basquete ocupa-me muito tempo, portanto só prático basquete.
· Achas que o basquetebol te tira tempo de estudo?
Algum, mas eu consigo conciliar, apesar de às vezes ser um pouco difícil.
· Outras Modalidades que mais gosta?
Gosto um pouco de todas.
· Um sonho Concretizado?
Fazer parte de uma equipa de lutadores(as).
· Um sonho por Concretizar?
Ir ao Europeu.

"Visita ao balneário da Ovarense"


Ovarense Dolce Vita vai no próximo Sábado, jogo contra o CAB Madeira, promover uma nova iniciativa, destinada a todos os jovens que queiram conhecer pessoalmente os jogadores da equipa sénior.
A iniciativa denomina-se “Visita o Balneário da Ovarense” e consiste na realização de um sorteio, através da aquisição de uma senha, do qual serão seleccionados dois jovens para no final da partida irem visitar o balneário, guiados pelo Capitão Nuno Manarte.
As senhas estão disponíveis na Loja de Marketing da Arena (junto à entrada principal) e na aquisição de uma senha, será oferecida uma foto do plantel da Ovarense para poderem pedir autógrafos aos jogadores da Ovarense.
Pode assim tornar realidade o sonho de qualquer jovem em poder conviver com os seus ídolos!

Jogo do ano na Proliga


Pode não ter cunho de decisivo, mas será muito importante para a definição do primeiro posto da fase regular da Proliga, quando faltam disputar quatro jornadas. Este sábado, pelas 17 horas, em Penafiel, defrontam-se as equipas que dividem o ponto mais alto da classificação. Penafiel-Lusitânia é, por este motivo, a partida mais aguardada da competição.Ambições diferentes acompanharam as equipas no início da temporada. Os durienses entraram como convidados pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), pelo que no ano de estreia pretendiam somente a permanência. Objectivo, entretanto, preterido em lugar da subida.Os insulares assumiram a vontade de integrar a Liga, mas por motivos administrativos apenas puderam apresentar candidatura à Proliga, embora de olhos postos na subida, atendendo aos benefícios financeiros da principal competição.

Magics qualificados para os play-offs

Os Orlando Magic venceram na passada madrugada os San Antonio Spurs por 110-84 e festejaram desde já o apuramento para o play-off da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA). Vince Carter assumiu-se como o principal responsável, ao somar na partida 24 pontos e 8 assistências, enquanto pelos Spurs, que ainda não garantiram a presença na fase seguinte (estão no 7º lugar da Conferência Oeste), Richard Jefferson somou 20 pontos, insuficiente para evitar nova derrota.

Na Divisão Centro, os Cleveland Cavaliers festejaram o titulo de campeão, com o triunfo sobre os Indiana Pacers (99-94). LeBron James, voltou a ser decisivo na vitória dos “Cavs”, registando 32 pontos, 9 ressaltos e outras tantas assistências, para aquela que foi o 54º triunfo contra apenas 15 derrotas.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Desfibrilhador no Galamba Marques


O Ginásio Figueirense já possui no Pavilhão Galamba Marques um desfibrilhador.
O aparelho foi oferecido pelo Casino Figueira que vai, também, promover uma acção de formação para ensinar os interessados a lidar com o aparelho.
Isto, porque apenas duas pessoas da secção de basquetebol sabem utilizar o desfibrilhador, um jogador da equipa principal e um seccionista.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Surpresa no AllStar grego


Um jogo all-star é sempre um jogo especial, onde o espectáculo está acima de tudo seja em Portugal, como nos EUA ou mesmo num dos países europeus onde a defesa é normalmente dominante, como a Grécia.

Mas ainda assim, antes do início do jogo All-Star grego, poucos esperavam ver o gigante Sofoklis Schortsianitis a dominar por completo o encontro, tanto perto do cesto, como de longa distância, ao converter 3 dos 5 triplos que tentou.

O internacional grego foi o grande responsável do triunfo da equipa composta por atletas Gregos, que derrotou a equipa do Resto do Mundo por 147-114. "Big Sofo" terminou o encontro com 42 pontos, concretizando ainda todos os lançamentos tentados de 2 pontos."Foi uma grande festa, onde deu para me divertir tanto com os meus colegas de equipa, como com os meus adversários do Resto do Mundo."

Greg Stempin lesiona-se

Gregory Stempin foi vítima de uma entorse no decorrer da partida do FC Porto diante do Vagos (que os dragões venceram), este fim-de-semana, e na ocasião chegou a temer-se que o influente jogador norte-americano tivesse sofrido uma fractura. Mas os piores cenários felizmente (para o atleta e para o clube) acabaram por não se confirmar.
Na ocasião o jogador apresentava-se muito queixoso e ponderou-se a hipótese de ter sofrido uma fractura, lesão que implicaria, naturalmente, um longo período de paragem. Mas realizados os exames complementares de diagnóstico no hospital – a inevitável radiografia – confirmou-se que os ossos estavam intactos e que o atleta tinha feito afinal uma entorse.

Resultados dos jogos de fim-de-semana


terça-feira, 16 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cavaliers vs Celtics

O que se passa com Pau Gasol?

Pau Gasol devia afundar e ficar zangado. Com Artest e Bynum a jogarem de forma inconsistente, Pau tem de assumir o jogo para que os Lakers possam ganhar o campeonato. Contra Toronto, ele falhou um lançamento na passada, que facilmente poderia ter afundado.

Pau é um dos mais talentosos homens grandes na NBA. Mas neste momento, ele não parece feliz. No mesmo jogo frente aos Raptors, Gasol apanhou uma falta técnica por protestar uma eventual falta sofrida. Acabou o jogo com 4 em 11 de lançamentos de campo. Contra Charlotte fez apenas 5 em 14.Ele tem tanto talento, mas precisa de jogar com mais intensidade. Sei que ele não é um jogador muito agressivo, mas ele não se pode dar ao luxo de passar o jogo todo a ser empurrado.Normalmente, o Pau joga muito melhor do que está a fazer actualmente. Ele parece que desaparece dos jogos e joga de uma forma lenta, tanto a poste baixo, como na transição ofensiva. Com o seu tamanho, é um dos jogadores mais versáteis na NBA e sei que vai melhorar, mas neste momento ele está a vacilar.

domingo, 14 de março de 2010

Benfica dá avanço aos candidatos

O Benfica regressou da melhor forma aos jogos da Liga Portuguesa de Basquetebol, com uma vitória, em Ílhavo, por 81-63. Depois da derrota na Taça de Portugal os encarnados apresentaram-se recompostos do desaire, voltando a exibir as principais armas que o colocam como líder invicto da prova.

Na formação vencedora, Heshimu Evans (20 pontos, 9 ressaltos e 5 assistências) deu, uma vez mais, um claro sinal que se está a aproximar da sua melhor forma, ao passo que Sérgio Ramos (20 pontos, 8 ressaltos e 2 assistências) voltou às boas exibições. O norte-americano James Roberts (12 pontos e 10 ressaltos), pese embora algumas limitações ofensivas, foi claramente um dos elementos mais batalhadores da equipa de Ílhavo. Num jogo onde Fábio Lima (10 pontos e 5 ressaltos) deixou boas indicações, ao demonstrar algum potencial ofensivo e uma grande versatilidade defensiva.

Ovarense perde terreno

A Ovarense saiu derrotada hoje na 16ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, diante do Sampaense (68-65), segurando contudo o 2º lugar.

Os vareiros nunca conseguiram estar na frente do marcador e ao intervalo já perdiam por 35-31, mas foi no terceiro período que ficou praticamente sentenciada a partida, com a equipa da casa a ganhar uma vantagem de dez pontos (57-47).

No derradeiro período os vareiros ainda reduziram a desvantagem, insuficiente contudo para arrecadar a vitória. Jabyron Wilson foi o principal obreiro do triunfo do Sampaense, registando um duplo-duplo (20 pontos e 11 ressaltos), apesar de Cristopher Lee ser considerado o mvp da partida, ao somar 20 pontos, 17 ressaltos e 4 assistências.

O Sampaense subiu desta forma ao 6º lugar enquanto a Ovarense manteve o segundo posto, apesar de estar mais distante da liderança que pertence ao Benfica, e ter mais perto a concorrência de V. Guimarães e FC Porto.

Como defender...

Anedota do dia


Jorge Jesus: Será o meu Benfica do coração campeão de basquetebol também?
Vou emprestar o meu terço ao meu amigo do coração Henrique Vieira.

CAB ganha no prolongamento





O CAB Madeira conseguiu um suado triunfo frente à Académica por 82-80, numa partida que apenas foi resolvida no prolongamento.

A 1ª parte foi muito equilibrada, com os estudantes a apresentarem-se melhor e a chegarem ao intervalo em vantagem, fruto das vitórias nos dois primeiros parciais, primeiro por 19-16 e depois por 21-20.

Ao intervalo a Académica vencia por 40-36 mas a 2ª parte não trouxe nada de novo ao encontro, com os conimbricenses a voltarem a vencer o terceiro parcial por 23-21. À entrada para o derradeiro parcial, a Académica estava em vantagem, ao vencer por 63-57. Contudo, o CAB Madeira conseguiu recuperar a desvantagem e igualar o marcador, ao vencer o 4º parcial por 16-10.

A partida estava empata 73-73, o que reflectia bem o equilíbrio evidente durante os quatro parciais.

O vencedor acabou por ser encontrado no prolongamento, com o CAB Madeira a sorrir no final, tendo vencido o único parcial do prolongamento por 9-7.

Matthew Webster foi o maior dinamizador da vitória do CAB Madeira, ao terminar o encontro com 25 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. Mário Fernandes também se exibiu em bom plano, ao contribuir para a vitória com 15 pontos, 7 ressaltos e 8 assistências.

Do lado da Académica, Anthony Williams foi o mais inconformado, com 27 pontos, 7 ressaltos e uma assistência.

Um verdadeiro poste: Luís Scola

Toronto vs Warriors

Frase da Semana

Em vez de te tornares um homem de sucesso, tenta tornar-te um homem de valor.
Albert Einstein

Adjunto do Vagos?! Pedro Nuno?!

Pedro Nuno (38 anos) deixou de ser assistente do técnico Renato Soares na equipa de basquetebol do Vagos. O até agora adjunto comprometeu-se com a carreira que abraçou há cerca de três meses, após abandonar a de basquetebolista, no mesmo clube.«Vou investir na profissão de treinador. Como tal, não poderei estar presente em muitos dos treinos da equipa, pelo que optei por me afastar. Vou continuar a acompanhar o Vagos mas apenas na qualidade de adepto», prometeu Pedro Nuno, que tem a ideia de «realizar alguns estágios em Espanha, de preferência em equipas da ACB», a principal liga do país vizinho.

A primeira dessas experiências está prevista para o DKV Joventut, formação espanhola de Badalona (arredores de Barcelona) com grandes tradições na modalidade e na formação de atletas, de que é o último e maior exemplo a nova vedeta do basquetebol espanhol Ricky Rubio. Nesta equipa encontra-se a trabalhar Pep Claros, antigo treinador de Pedro Nuno no CAB Madeira. «Gosto imenso do basquetebol praticado pelas equipas do Pep», comentou.O antigo atleta de Ovarense, Aveiro Basket, CAB Madeira e Vagos é um dos 25 inscritos para frequentar o curso de Nível III de treinador que será ministrado de 5 a 17 de Julho, nas Caldas da Rainha.

Ovarense em Luanda


sexta-feira, 12 de março de 2010

Andy Rautins - "uma promessa"

ANDY RAUTINS, SYRACUSE UNIVERSITY, G, 196 CM

Andy Rautins é um grande destaque na América do Norte pela sua forma de jogar. Andy Rautins tem vindo a demonstrar que consegue fazer mais e melhor.
Este base canadiano dos Syracuse Orange tenta seguir as pisadas do seu pai, outrora estrela da equipa da Universidade de Syracuse e que durante duas temporadas alinhou na NBA. Para já, vai sendo uma das figuras dos surpreendentes Orange e uma das principais referências da selecção canadiana de basquetebol.

No seu ano de finalista em Syracuse, Andy Rautins tem evoluído o seu jogo para outras áreas que não a do lançamento, fundamento ofensivo no qual se tem revelado letal. Assim, vários têm sido os jogos em que Rautins acumula interessantes números em diversos capítulos estatísticos do jogo como assistências, ressaltos e recuperações de bola, juntando ainda uma melhorada capacidade defensiva. No entanto, uma das suas principais características continua a ser o seu lançamento de longa distância, tal como demonstrou no jogo contra Providence quando marcou 8 lançamentos em 12 tentativas para lá da linha dos 3 pontos.

Entrevista a Nuno Morais

Pretende-se criar um novo espaço no Blogue da Formação da Ovarense, que consiste em “dar a conhecer” os jovens que compõem a formação da Ovarense. É objectivo publicar semanalmente uma entrevista de um jogador de formação do clube.
A começar hoje, escolhemos publicar a entrevista de Nuno Morais, jovem que realizou toda a sua formação no clube e que na época passada atingiu o patamar máximo no clube, a equipa profissional da Ovarense Dolce Vita.
Damos assim voz a um jogador que fez todo o percurso de formação do minibasquetebol até ao basquetebol profissional.
· Com que idade é que começas-te a jogar basquetebol? Porque escolhes-te esta modalidade?

Com 8 anos. Porque era o desporto que mais gostava e também por ter um clube “grande” da modalidade mesmo perto de casa.

· O que sentes quando marcas um cesto?

Sinto-me feliz por contribuir para o sucesso da equipa.


· O que das mais valor, a um cesto ou a uma assistência tua?

Depende da situação. Há momentos em que temos de assumir e outros em que uma assistência vale tudo.
· O que te faz mais feliz dentro do campo?

É saber que deixei tudo de mim lá.
· O que significam para ti os teus colegas de equipa?

O pilar de todos os meus sucessos ao longo da minha vida de jogador.
· Treinador(a) que mais o marcou? E por alguma razão especial?Todos nos ensinam grandes coisas mas, não tirando o mérito a nenhum dos meus treinadores até hoje, para mim tenho como nº1 o treinador Carlos Pinto. Para mim sempre é uma pessoa que percebe muito e mais do que isso, consegue transmitir aos seus jogadores claramente o que pretende. Acho que possui um misto de sabedoria a nível de conceitos basquetebolísticos, juntamente com a maneira de como se relacionar com os jogadores, de como passar as ideias, de como ouvir e de como ajudá-los em certas e determinadas situações, e isso, eu considero um aspecto mais do que essencial num treinador.
· Um lançamento inesquecível

Um que deu a vitória.
· Qual o melhor momento da carreira?

Carreira ?! Falta muito caminho para ser uma carreira ….
· E o Pior?

O pior momento até hoje foram todos aqueles que me impossibilitaram de estar em campo, todas as lesões.
· Com que jogador(a) português gostavas de jogar 1x1?

Cristiano Ronaldo.
· Com que jogador(a) estrangeiro gostavas de jogar 1x1?

Kobe Bryant. Só para tirar a duvida se conseguiria pôr a bola no chão. (risos)
· Qual o teu ídolo no Basquetebol?

Kobe Bryant.
· Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogador?Sim já. E o facto de ler algumas histórias ou momentos de jogadores nacionais e estrangeiros, fez-me aprender qual a melhor maneira de reagir ou actuar em certas e determinadas situações que envolvam o basquetebol.
· Quais são os teus hobbies além do basquetebol?

Sair com os amigos, ouvir musica, ver TV, pegar na prancha e ir surfar no verão, enfim, tudo bastante normal.
· Achas que o basquetebol te tira tempo de estudo?

Este ano não tirou, mas em anos anteriores creio que sim … Mas sempre consegui ter tempo para as duas coisas. Não penso que esse tempo que “perdi” em relação aos estudos me tenham afectado assim tanto. Sempre agi conforme o meu querer, nunca esquecendo a escola, claro.
· Outras Modalidades que mais gosta?

Bodyboard.
· Um sonho Concretizado?

Ter chegado à equipa sénior da Ovarense.
· Um sonho por Concretizar?
Trabalhar para poder jogar bastante

Classificação Iniciados B Ovarense


Fase Local - Compal Air

Cinco dos nossos atletas da equipa B de Iniciados da Ovarense irão jogar na próxima Quinta-Feira, dia 18 de Março, a passagem para a Fase Regional do Compal Air.


O encontro desta Fase Local irá realizar-se no pavilhão da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar. Prevêem-se jogos complicados e uma grande assistência nas bancadas por parte da equipa visitada.
Este evento terá também o apoio do Desporto Escolar.

Para ver os horários e grupos da Fase Local do Compal Air, clique em:
http://1653895580993524917-a-1802744773732722657-s-sites.googlegroups.com/site/eaedeaveiro/documentos/compal_datas_fase_local.pdf?attachauth=ANoY7covAB_MAR6v4BN-kLbq_oWd59mQNmQwCPf1H2HD5xPbvjWULLE8dSA-khQFg3CbF0PAriCgp6R2W6mUa59xo0vXlEEJzCX5OJ8wbx5o0TuppJYmjXGpGw0WckprT2V0k8Aoojhqv7O7r4nkkeNHrdtY-JeE9RTMjIsMWJHzMtQqBLbM_T3bBDdbhysp-kxytcZpYmV030GLe_8QUBW8LcVbshnsn13GWLdIHHZ700IG4khCEAQ%3D&attredirects=0

Supertaça Portugal & Angola

Este ano irá realizar-se pela primeira vez a Supertaça entre clubes portugueses e angolanos, que se disputará precisamente em Angola. Mário Saldanha esteve presente na apresentação da prova, no Comité Olímpico de Portugal, mostrando-se optimista bem como no alargamento da prova. “Acreditamos muito no êxito deste projecto e, como tal, admitimos a hipótese de o alargar a Cabo Verde, ao Brasil e até a Moçambique. Desde que haja interesse dessas federações ou de clubes de lá. Vamos ver como corre esta primeira edição”.A prova irá decorrer no inicio do mês de Abril, com prémios aliciantes, pois o vencedor irá receber 10 mil euros, enquanto o segundo, terceiro e quarto classificados arrecadam 5 mil, 4 mil e 3 mil euros, respectivamente. Entre os portugueses estarão presentes o campeão nacional Benfica, bem como o vencedor da Taça de Portugal da temporada passada, a Ovarense, enquanto pelos angolanos estarão presentes o Petro de Luanda, orientado por Alberto Babo e o 1º de Agosto que conta com o técnico Luís Magalhães.


Supertaça Portugal-Angola
Sexta-feira (2 de abril):
18h00 Benfica (POR)-Ovarense (POR)
20h00 Petro (ANG)-1º Agosto (ANG)

Sábado (3 de abril):
17h00 1º Agosto (ANG)-Ovarense (POR)
19h00 Petro (ANG)-Benfica (POR)

Domingo (4 de abril):
17h00 Ovarense (POR)-Petro (ANG)
19h00 Benfica (POR)-1º Agosto (ANG)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Jogos de fim-de-semana


João Figueiredo "Sei que o melhor vem no fim"

O FC Porto conquistou no passado domingo a 12ª Taça de Portugal do seu historial, mostrando-se demasiado forte para os seus adversários nas provas a eliminar, ou já não tivessem conquistado esta temporada a Taça Hugo dos Santos.

João Figueiredo foi um dos elementos preponderantes para esta conquista, apesar de nunca alinhar no cinco inicial, facto que não dá grande valor. “Quem me conhece sabe que esse tipo de questões me são completamente indiferentes, o importante é reconhecer o meu papel na equipa e saber o que o treinador pretende de mim. A partir daí consigo desempenhar o meu papel no grupo. Falando especificamente desta Final 8, fui para o Entroncamento com uma lesão no ombro e com poucos treinos, daí esse ter sido o principal factor de ter começado no banco. Mais tarde tornou-se numa estratégia táctica da equipa. Mas nunca me deixei influenciar mentalmente pelo facto de começar no banco ou no 5; de jogar 40 minutos ou 10 minutos; de ter necessidade de fazer números estatísticos etc... Aliás, o meu estilo de jogo comprova-o. Jogo com leituras de vantagens, hoje é o jogador “A” que marca 30 pontos, amanha é o jogador “B”. referiu em declarações ao site da FPB.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Jogadas incriveis

Allen Iverson tem problemas com o jogo

Allen Iverson, que não jogará mais até ao final da época, já viveu melhores dias. Após o basquetebolista dos Philadelphia ter abandonado a competição devido a uma doença da filha, agora é a vez de um amigo jornalista revelar que o atleta tem problemas com o jogo.

Segundo Stephen Smith, jornalista do «Philadelphia Inquirer», Iverson tem problemas com o jogo e está proibido de entrar em dois casinos (Detroit e Atlantic City). O suposto amigo do norte-americano pretende, com esta revelação, que os outros amigos do jogador o auxiliem porque Iverson “tem problemas profundos que terão um fim terrível caso ninguém o ajude”, afirmou.

O base do Sixers, no seguimento actual da sua vida, já informou os fãs que não passa por dias fáceis, através do Twitter.

terça-feira, 9 de março de 2010

Lusitânia suspende actividade

O Lusitânia dos Açores não se encontra com capacidades de suportar mais a divida e irá suspender a actividade. O clube que milita na Proliga, ocupando a segunda posição, com os mesmos pontos que o líder Penafiel, assim como na série Açores da III divisão de futebol conta com 3 milhões de euros de dividas, superior ao património do clube avaliado em 1.5 milhões de euros.

Assim o clube irá suspender a actividade, como explicou João Meneses, porta-voz da Comissão Executiva dos açorianos, à Agência Lusa. “Por iniciativa dos atletas, as equipas do Lusitânia envolvidas na Liga profissional de basquetebol e na série Açores da III divisão de futebol ainda poderão participar em algum jogo, mas o clube não dispõe de meios para garantir a presença em competição".

Assim, com um “bloqueio completo das suas receitas”, o Lusitânia irá tratar nos próximos dias da insolvência, depois de uma instituição bancária recusar em renegociar a dívida dos açorianos.

domingo, 7 de março de 2010

Imagine Steve Nash...

Iniciadas Femininas no Nacional

FC Porto conquista Taça de Portugal


O FC Porto voltou a demonstrar o seu poderio e conquistou mais uma taça para o seu palmarés. A final da Taça de Portugal juntou os mesmos finalistas da Taça Hugo dos Santos, que sorriu aos portistas, com o desfecho desta competição a ser igual.


Os dragões começaram melhor o encontro, com um primeiro período mais forte, com primazia pela defesa (10-19). Até ao intervalo a Ovarense equilibrou mas a vantagem dos portistas ainda aumentou para dez pontos (31-41), enquanto no reatamento da partida foram os vareiros que se encontraram mais concentrados, com uma defesa agressiva, resultando numa redução da desvantagem (48-51).Estavam guardadas todas as emoções para o quarto período e os intervenientes da partida não desiludiram. A Ovarense manteve-se sempre colada ao FC Porto, mas os portistas conseguiriam segurar o triunfo, por 71-70.


Nuno Marçal conduziu o FC Porto a mais um triunfo, somando 17 pontos e 7 ressaltos, enquanto Gregory Stempin registou um duplo-duplo (11 pontos e 11 ressaltos). John Waller foi incansável pela Ovarense, alinhando os 40 minutos de jogo, conquistando 26 pontos, mas tal como Cristopher Lee (9 pontos e 11 ressaltos), não conseguiram vingar a final perdida na Taça Hugo dos Santos.


O FC Porto destronou a Ovarense como detentora da Taça, conquistando a 12ª Taça de Portugal do seu historial, prova que não vencia desde 2006/2007.