segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sanjoanense campeã nacional de Sub16 femininos

Realizou-se o XXII Campeonato Nacional Sub 16 Femininas Uma prova organizada pela Associação de Basquetebol Castelo Branco, com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que além de contar com a presença do Presidente do Município Srº Eng. Alvaro Rocha, estiveram também presentes o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol Srº Mário Saldanha, o Director Técnico Nacional Prof. Manuel Fernandes e a Equipa Técnica da Selecção Nacional o Srº Ricardo Vasconcelos e a Dnª Ana Catarina Neves.
De 21 a 23 de Maio de 2010 as equipas “Sanjoanense/WR Hotel, UDR Zona Alta, Gafanha e Algueirão/ADESintra disputaram o XXII Campeonato Nacional Sub 16 Femininas tendo sido uma calorosa prova, tanto pelos grandes jogos disputados, como pela alta temperatura deste fim de semana.

Classificação final

1º Classificado – Sanjoanense/WR Hotel

2º Classificado – Gafanha

3º Classificado – UDR Zona Alta

4º Classificado – Algueirão/ADESintra

Benfica volta a vencer FC Porto

O Benfica recebeu e venceu novamente o FC Porto, no segundo jogo da final do Play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. Depois do triunfo na passada sexta-feira, por 73-63, os encarnados voltaram a vencer por dez pontos de vantagem, mas desta feita por 63-53.Com as defesas de ambas as equipas a mostrarem-se sempre muito fortes, o primeiro período registava um invulgar 11-6, chegando ao intervalo, novamente com números improváveis (23-17).

Mas depois da vinda dos balneários, as equipas mostraram-se mais eficazes no ataque, subindo os números da partida, para o triunfo dos encarnados por 63-53.

Heshimu Evans foi o mvp da partida, com 18 pontos marcados e 8 ressaltos, contando com a boa participação também de Will Frisby, autor de 10 pontos e 6 ressaltos.

Pelo FC Porto, Gregory Stempin voltou a dar um ar da sua graça, mas os 15 pontos e 9 ressaltos não foram suficientes para a sua equipa vencer, que agora irá receber os próximos dois jogos, no Dragão Caixa, numa eliminatória disputada à melhor de sete jogos.

Vasco da Gama campeão nacional Sub18 Masculinos

O histórico clube SC Vasco da Gama sagrou-se este domingo, pela segunda vez consecutiva Campeão Nacional de Sub-18 no sector masculino. O palco da final 4 deste ano foi o pavilhão de Paços de Ferreira, que esteve sempre bem composto com público.

Os árbitros presentes eram de topo e entre eles estavam nomes como os de Fernando Rocha ou Luís Lopes. Quanto às equipas finalistas, atingiram a fase final quatro das melhores escolas do país: SL Benfica e FC Barreirense do Sul, Vasco da Gama e AD Sanjoanense do Norte. Em suma, estavam criadas as condições perfeiras para uma grande final 4. E assim foi.

O campeão em título, Vasco da Gama, chegou ao jogo deste domingo diante da Sanjoanense, depois de disputar dois jogos com prolongamento. Um deles ganhou (contra o Benfica) e o outro perdeu (Barreirense).

GDESSA campeão nacional Sub19 femininos

Excelente jornada de propaganda da modalidade a que decorreu neste fim-de-semana prolongado (desde 6ª feira até hoje) no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro. Bastante público que vibrou com os espectáculos proporcionados durante a fase final do Campeonato Nacional de Sub-19 Femininos.

Para o jogo que decidia o título, perfilaram-se as duas melhores equipas, sem sombra de dúvida: Olivais e GDESSA. Foi necessário recorrer-se a um prolongamento para se conhecer o novo campeão nacional, já que no final dos 40 minutos se registava um empate (60-60). E o ceptro acabou por ir parar às mãos das escolares que consolidaram a liderança no ranking dos vencedores da competição, ao conquistarem o troféu pela 6ª vez.

Final da NBA: Boston Celticcs vs LA Lakers

Já são conhecidos os finalistas da NBA, com os Lakers a voltarem a marcar presença, pela terceira vez consecutiva, diante dos Boston Celtics, recordando a final de 2007/2008.
No último jogo da Conferência Oeste, a turma de Los Angeles venceu os Phoenix Suns por 111-103, contando novamente com Kobe Bryant inspirado, autor de 37 pontos e 6 ressaltos, sendo bem auxiliado por Ron Artest (25 pontos), mas os elogios foram mesmo para Bryant, como referiu o técnico dos Suns, Alvin Gentry. “É um assassino! Era Kobe ou Michael [Jordan] naquele tiro? Não sei dizer... Nós fizemos tudo o que podíamos, mas Kobe levou-os ao colo sozinho. Fizemos um grande trabalho [defensivo] sobre todos os outros”.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Henrique Vieira alerta para as dificuldades

O Benfica recebe já esta sexta-feira o primeiro jogo da final que será disputada à melhor de sete jogos, com o FC Porto. Henrique Vieira alertou para as dificuldades perante uma equipa que já conquistou a Federação e da Taça de Portugal. “Depois do primeiro grande objectivo que era ganhar a fase regular, conseguimos o segundo que era estar presente na final. Vai ser com certeza uma final complicada para ambas as equipas”, começou por antever o treinador, destacando o valor do adversário. “Estamos perante um adversário que tem muitos bons jogadores e é muito bem orientado, mas estamos confiantes. Estamos a jogar um bom basquetebol e temos provado isso nos últimos jogos do play-off. Atacamos equilibradamente, defendemos bem, temos um bom espírito de grupo e estamos preparados para começar e ganhar o próximo jogo".

Lakers no comando por 3-2

terça-feira, 25 de maio de 2010

Magics reduzem eliminatória

Mike Brown despedido dos Cavaliers

Os Cleveland Cavaliers despediram o técnico Mike Brown, depois de este falhar o objectivo de alcançar a final da Conferência Este da NBA: Os Cavaliers ficaram-se pelas meias-finais, perdendo com os Boston Celtics, que lideram a final, vencendo por 3-0 os Orlando Magics.

Recorde-se que ainda na temporada passada Mike Brown foi eleito o melhor treinador da NBA.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Phoenix vencem Lakers em jogo magnífico

Sanjoanense campeã Nacional de Sub 16 Femininos

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação de Basquetebol de Castelo Branco em parceria com a autarquia de Idanha-a-Nova e sob a égide da FPB, organizou a fase final do Campeonato Nacional de Sub-16 Femininos. Os jogos realizados neste fim-de-semana no Pavilhão Municipal de Idanha-a-Nova proporcionaram os seguintes resultados:


1ª jornada (6ª feira)
Zona Alta 65-78 Gafanha
Sanjoanense 77-44 Algueirão

2ª jornada (sábado)
Gafanha 51-36 Algueirão
Sanjoanense 74-31 Zona Alta

3ª jornada (domingo)
Zona Alta 57-50 Algueirão
Gafanha 60-74 Sanjoanense

A equipa da Sanjoanense venceu os três encontros, demonstrando a sua superioridade.

Classificação final
1º Sanjoanense (3 jogos-3 vitórias-0 derrotas-6 pontos)
2º Gafanha (3 jogos-2 vitórias-1 derrota-5 pontos)
3º Zona Alta (3 jogos-1 vitória-2 derrotas-4 pontos)
4º Algueirão (3 jogos-0 vitórias-3 derrotas-3 pontos

Clinic de Formação de Treinadores - Cantanhede 2010

O prestigiado treinador sérvio Aleksandar Dzikic será um dos prelectores do Clinic Internacional Formação 2010, que terá lugar nos dias 26 e 27 de Junho, em Cantanhede, o que por si só constituí uma belíssima oportunidade para os técnicos portugueses enriquecerem os seus conhecimentos.
Para além de Aleksandar Dzikic, vão também estar presentes Pep Claros, António Perez, bem como dois técnicos portugueses, cujos nomes serão anunciados em breve. As inscrições para o Clinic Internacional de Formação de Cantanhede encontram-se abertas.

Barreirense bi-campeão nacional de Sub 20

A equipa da margem sul do Tejo sagrou-se na Póvoa bi campeão nacional, repetindo o triunfo de há um ano em Albufeira. Obteve duas vitórias e uma derrota curiosamente frente à equipa poveira.

Esta fase final decorreu durante o fim de semana no Pavilhão Municipal da Póvoa.
Na derradeira jornada, o Barreirense ganhou ao FC Porto por 81/70. O Benfica derrotou o CD Póvoa por 77/72. A unica vitória poveira foi sobre os novos campeões nacionais, por 71/68, obtida na sexta feira. No sábado o CDP tinha perdido frente ao FC Porto por 32/84.

domingo, 23 de maio de 2010

Todos empatados na Fase Final Nacional de Sub 20

Já se realizaram duas jornadas da fase final de sub-20, em basquetebol masculinos, que está a decorrer no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, mas os jogos realizados em nada serviram para adiantar seja o que for quanto ao vencedor do título.

É que as equipas vencedoras na primeira jornada perderam os compromissos do segundo dia. Assim, quando falta disputar uma ronda, a realizar hoje, FC Porto, Barreirense, Benfica e D. Póvoa estão novamente igualados na classificação e com idênticas hipóteses de conquista do principal troféu do escalão.

Calendário e resultados

Sexta-feira
FC Porto-Benfica, 69-70
Barreirense-D. Póvoa, 68-71

Sábado

Benfica-Barreirense, 64-72
D. Póvoa-FC Porto, 32-84

Domingo
15H00 - FC Porto-Barreirense
17H00 - Benfica-D. Póvoa

Sporting poderá ter equipa de basquetebol

O Sporting pode voltar a ter uma equipa de basquetebol, embora a mesma não esteja prevista para a próxima temporada.
Segundo o Record, os leões podem ter uma equipa na temporada 2011/2012 e já têm sido efectuados contactos nesse sentido.
A Praça do Campo Pequeno iria servir como casa do Sporting e a Federação Portuguesa de Basquetebol e a administração do Campo Pequeno já se reuniram para estabelecerem um acordo.
Para além de servir como casa do Sporting, a Praça do Campo Pequeno pode vir a acolher os jogos da selecção portuguesa.

Penafiel e Lusitânia na final da Proliga

Foi preciso recorrer ao quinto jogo para as duas primeiras equipas da fase regular se apurarem para a final da Proliga. Penafiel e Lusitânia deixaram assim pelo caminho Eléctrico e o Barcelos, respectivamente.Os açorianos ainda sentiram algumas dificuldades com o Barcelos, e ao intervalo venciam apenas por três pontos (36-33). No entanto a boa entrada no terceiro período (25-16) levou a que o Lusitânia se distanciasse no marcador, para depois triunfar por 80-66.

Marcel Momplaisir (18 pontos, 12 ressaltos e 4 roubos de bola) e Mohamed Camara (24 pontos e 6 ressaltos) foram os destaques da partida.Já no outro encontro das meias-finais, o Penafiel sentiu maiores facilidades perante o Eléctrico, triunfando por 80-53.

Uma entrada de rompante foi o suficiente, com os penafidelenses a chegarem ao intervalo a vencerem por 45-19. James Grabowski foi decisivo para tal triunfo, com 15 pontos, 11 ressaltos e 5 assistências, sendo bem auxiliado por Marco Pinto (18 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências).

Desta forma ambas as equipas já garantiram a subida de divisão, faltando apenas apurar o campeão da Proliga.

sábado, 22 de maio de 2010

Definição do Basquetebol


Basquetebol é lutar por objectivos…
Basquetebol é dar voltas á cabeça para perceber jogadas…
Basquetebol é encontrar diferentes soluções…
Basquetebol é ter garra a defender…
Basquetebol é ter força a atacar…
Basquetebol é ter prazer em roubar uma bola…
Basquetebol é vir nervoso da escola ou do trabalho e descontrair logo que pegamos na bola…
Basquetebol é ouvir o treinador…
Basquetebol é encontrar maneiras de ter sucesso…
Basquetebol é falhar um cesto e ficar enervado…
Basquetebol é voltar a tentar e ter sucesso…
Basquetebol é falhar um passe…
Basquetebol é que o passe seguinte seja uma assistência…
Basquetebol é não gostar de um colega fora de campo…
Basquetebol é morrer por esse mesmo colega em campo…
Basquetebol é fazer o treinador ter vontade de chorar…
Basquetebol é fazer o treinador sorrir…
Basquetebol é sorrir com a equipa…
Basquetebol é chorar com a equipa…
Basquetebol é viver em equipa…
Basquetebol é trabalhar, apoiar e superar…
Basquetebol é união…

Basquetebol é desporto… E tudo isto basquetebol…
Estás preparado?

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bilhetes esgotados para o MUNDIAL NA TURQUIA

Os bilhetes para o Mundial de Basquetebol, entre 28 de Agosto a 12 de Setembro, na Turquia, já estão esgotados, informou a organização.
Ao que tudo indica, cerca de 350 mil pessoas vão assistir os jogos do Mundial de Basquetebol, que vai decorrer em Ancara, Istambul, Esmirna e Kayseri. No total, 24 selecções nacionais, 288 jogadores e 80 partidas vão disputar o título, com a Turquia a construir dois estádios de raiz.
A equipa vencedora do Campeonato do Mundo de Basquetebol qualificar-se-á automaticamente para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Grupos:
Grupo A (Kayseri): Angola, Argentina, Austrália, Alemanha, Jordânia e Sérvia


Grupo B (Istambul): Brasil, Croácia, Irão, Eslovénia, Tunísia e Estados Unidos


Grupo C (Ancara): China, Grécia, Costa do Marfim, Porto Rico, Rússia e Turquia


Grupo D (Esmirna): Canadá, França, Líbano, Lituânia, Nova Zelândia e Espanha

Ali Traore eleito MVP da Liga Francesa

A época 2009/10 marcou a explosão do extremo-poste francês Ali Traore, que culminou com a conquista do prémio de MVP da Liga Francesa. O atleta gaulês deverá ser um dos escolhidos para defender as cores da sua selecção no mundial da Turquia.
O poste de 25 anos do ASVEL Lyon-Villeurbanne ficou à frente de Dounia Issa (Vichy) e de Cyril Akpomedah (Gravelines-Dunkerque) na votação para o prémio de melhor jogador da Liga Francesa. A votação foi levada a cabo por jornalistas, capitães de equipa e treinadores das ligas Pro A e Pro B. Para o resultado desta votação, em muito terá contribuído o facto de Traoré ter sido o melhor marcador francês da Liga Francesa com 15,6 pontos por jogo.
Depois da presença no Eurobasket da Polónia do verão passado, onde actuou cerca de 13 minutos por encontro, Traoré espera agora dar um maior contributo ao conjunto bleu, que não contará com algumas das suas maiores figuras, como Tony Parker (San Antonio Spurs) ou Ronny Turiaf (Golden State Warriors).

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um pouco para rir...

Magic vs Celtics

Entrevista a Isaias Insaly

Hoje, vou apresentar mais um jovem atleta alto, que capturou a atenção após ajudar a equipa da Associação de Lisboa a vencer o torneio de sub-16 na Festa do basquetebol em Portimão.

O seu nome é Isaias Insaly, é jogador do CA Queluz e integra ainda o CNT Paulo Pinto. Fixem o seu nome, pois é seguramente mais um talento com muito futuro!

Nome: Isaías José insaly
Data de Nascimento: 14/07/1995
Signo: Caranguejo
Clube: C.A.Q
Anos de Prática: 3
Treinadores: Ricardo Nobre e Augusto Araújo

Com que idade começaste a jogar basket?
12 anos.

Tens algum familiar que jogue ou que tenha jogado basquetebol?
Sim, um primo.

Porque é que te decidiste pelo basket, em vez de outro desporto?
Já tinha experimentado outros desportos como futebol mas quando comecei a jogar basquetebol.

Neste momento, qual é a tua altura?
1,96m.

Gostas de ser alto?
É relativo há momentos em que gosto, e há outros que não convém.

Tens problemas na escola por ser alto?
Quais são e como os ultrapassas? Não tenho nenhum, pelo contrário.

Quantas vezes jogas basket por semana? E quantas horas por dia lhe dedicas?
Como estou integrado no CNT Paulo Pinto treino todos os dias 2horas.

Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogador?
Sim noticias, conselhos de jogadores da NBA e vários vídeos.

O que sentes quando marcas um cesto?
Realizado, feliz por saber que estou a contribuir de uma forma positiva para o sucesso da equipa.

O que tem mais valor para ti. Marcar um triplo ou fazer uma assistência? Porquê?
Uma assistência sem dúvida, porque sinto-me útil o que é bom para o jogo colectivo.

O que te faz mais feliz dentro do campo?
Só por saber que estou dentro do campo, já é uma grande satisfação para mim, por isso não vejo uma maior que essa, porque mostra a confiança que o treinador tem em mim.

O que significam para ti os teus colegas de equipa?
Significam sobre tudo, amigos, porque são como uma família dentro do campo.

Qual é o teu maior sonho?
Ser base e jogar numa liga profissional.

O que é que sentes quando o teu treinador te substitui?
Fico chateado e zangado comigo mesmo, porque sei que posso e tenho de condições para fazer melhor.

Que motivos costumam levar o teu treinador a pedir descontos de tempo?
Para dar alguns conselhos para que o jogo seja mais fácil para nós.

Gostas de jogar duro, por vezes para além dos limites "razoáveis"?
Sim, porque é preciso jogar duro sempre, uma vez que o basket trata-se de um jogo intenso.

Qual a posição que ocupas no jogo? É essa a tua posição natural ou preferida?
Ocupo extremo/poste, não é bem a minha posição predilecta mas até gosto.

Qual é a tua reacção depois de uma vitória?
Felicidade por saber que a equipa ganhou o jogo.

Qual é a tua reacção depois de uma derrota?
Tristeza, mas passado algum tempo vou tentando esquecer a derrota e pensar no próximo jogo.

Quais os objectivos para esta época?
Ir a final four nacional.

Quais são os teus hobbies além do basket?
Ouvir música, estar com os amigos, mas a dedicação a esta modalidade continua presente no meu dia-a-dia.

Achas que o basket te tira tempo de estudo?
Sim, algum tempo, porque é basicamente uma questão de organização.

Sentes que o tempo que dedicas ao basket é recompensado?
Sim, bastante.

Se pudesses escolher um jogador português para defrontar em 1x1 quem escolherias?
João Santos.

Se pudesses escolher um jogador estrangeiro para defrontar em 1x1 quem escolherias?
Kevin Durant.

O que sentes ao jogar basket?
Adrenalina, pressão, dor, paixão, tristeza e alegria.

Algum momento marcante que tenhas vivido no basquetebol?
Quando fui campeão distrital.

Que marca de botas mais gostas de usar?
Adidas, acho que são as melhores.

Bilhetes à venda Quinta-Feira

Os bilhetes para o jogo entre o FC Porto e a Ovarense, a contar para as meias-finais do campeonato, vão ser colocados à venda esta quinta-feira, na Loja do Associado do Estádio do Dragão.
Os preços variam entre os 4 (sócios) e os 8 euros (não-sócios), mas também estarão à venda no dia do jogo, a partir das 19h00, nas bilheteiras do Dragão Caixa.
Recorde-se que os azuis e brancos estão a uma vitória de atingirem a final do campeonato, depois de terem conquistado duas vitórias, em outros tantos jogos, em Ovar.

Citações de grandes treinadores

"Não precisamos ser grandes em altura para poder ganhar. Temos e que ser grandes em vontade".


Pepu Hernandez
Treinador Espanhol

terça-feira, 18 de maio de 2010

Lakers vencem Suns

A importância do exame médico-desportivo

Todos sabemos da importância que o Exame Médico-Desportivo tem na detecção e prevenção de variadissimas patologias nos atletas, principalmente nos jovens atletas. Perante este facto faz-se hoje uma breve e simples exposição, sobre o que é o Exame Médico-Desportivo.

Em que consiste o Exame Médico-Desportivo?
O Exame Médico-Desportivo consiste numa avaliação médica que deve ser realizada cumprindo os pontos constantes no modelo de ficha publicada em Diário da Republica (D.R. nº 238 de 13.12.2006 – 2ª Série). Este modelo constituído por 13 pontos incluem para além da observação clínica, electrocardiograma e radiografia de tórax. Sendo todo este exame realizado única e exclusivamente por Médicos.

Quem pode fazer Exame Médico-Desportivo?
Para além dos atletas de alta competição, selecções e atletas federados em geral, este está aberto a toda a população desportiva com idade igual ou superior a 10 anos.

Se tiver mais de 35 anos, o exame médico é o mesmo?
Para os Veteranos (idade superior a 35 anos) o protocolo de exames para além do referido no ponto 1, inclui também análises sanguíneas e electrocardiograma de esforço (Protocolo de Bruce).

Qual a periodicidade do Exame Médico-Desportivo?
Deve ser anual.

Onde pode ser feito o Exame Médico-Desportivo?
Pode ser realizado em qualquer Centro de Medicina Desportiva ou numa qualquer delegação distrital do Instituto Português do Desporto, ou em outras instituições convencionadas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Iniciados A Ovarense apurados para a Final4 Nacional

AD Vagos campeã nacional feminina

Sabendo lidar melhor com a pressão e controlando a ansiedade com mais facilidade que o adversário, a AD Vagos conquistou este domingo (58-50), em Coimbra, o seu primeiro título de campeã nacional feminina.

Em vantagem na série (2-1) as vaguenses encararam o jogo 4 da final do play-off com mais tranquilidade que as suas opositoras (Olivais), que ostentavam o ceptro nacional há duas épocas consecutivas.

Celtics na frente da eliminatória


Depois de seis jogos exigentes com os Cavaliers, os Boston Celtics entraram da melhor maneira na final da Conferência Este da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA), impondo-se aos Magic, em Orlando, por 92-88.A jogar perante os seus adeptos, os Magic protagonizaram entrada para esquecer, que se traduziu em desvantagem de oito pontos no final do primeiro período (22-14).

A formação de Orlando começou a esboçar uma reacção no segundo período, reduzindo a diferença para sete pontos (35-28), mas seria no terceiro período que os adeptos presentes no Amway Arena tiveram motivos para acreditar que seria possível evitar a derrota, quando o marcador registou desvantagem de apenas três pontos (43-40).

Foi então altura para Paul Pierce e Ray Allen “puxarem dos galões” para guiar os Celtics importante triunfo no reduto do adversário.

domingo, 16 de maio de 2010

José Curado traça objectivos

O candidato à presidência da Federação Portuguesa de Basquetebol José Curado disse hoje querer fazer mais em quatro anos que aquilo que foi feito em vinte pelo actual dirigente Mário Saldanha.
«Não se fez em vinte anos aquilo que se pode fazer em quatro. Temos o direito à indignação. Anunciaram-se eleições para quatro anos, de forma ilegal, pois, se formos eleitos, seremos apenas por dois, para acertar [os mandatos] com os ciclos olímpicos. Demitir-nos-emos e convocaremos novas eleições em 2012», afirmou o mentor do projecto, durante a sua apresentação em Coimbra, com o objectivo de descentralizar os serviços da FPB.
José Curado denunciou que a actual direcção, liderada por Mário Saldanha, «na calada da noite», no passado dia 03, de apresentou a sua lista de recandidatura com todos os nomes, antes mesmo de convocar as respectivas eleições, marcadas para o dia 05 de Junho.

FC Porto a uma vitória da final

Dois lances-livres convertidos por Greg Stempin, a 8 décimas do final da partida, deram a vitória (75-74) pela diferença mínima, ao FC Porto diante da Ovarense, no segundo jogo da meia-final do playoff da Liga. Os dragões estão agora a uma vitória de distância da final da competição, frente a uma Ovarense que se bateu muito bem, mas que acabou por não ter a felicidade necessária nos momentos decisivos.
O tiro exterior da equipa portista, com 3 triplos quase consecutivos, deu ligeira vantagem aos azuis e brancos na parte inicial do encontro. Foi imediata a reacção dos vareiros que, mantendo-se fieis à sua defesa de 2x1 no portador da bola, aos poucos, foram equilibrando a marcha do marcador. Se o FC Porto privilegiava as concretizações através do seu lançamento exterior, a Ovarense encontrava em Chris Lee o destinatário preferido das assistências de todos aqueles que através de penetrações em drible causavam desequilíbrios na defesa dos dragões.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Entrevista João Almeida

Com que idade é que começaste a jogar basquetebol? Porque escolheste esta modalidade?

Comecei a jogar basquetebol aos 8 anos, porque os meus pois queriam que eu praticasse um desporto. Tentei várias modalidades, como o futebol, o Taekwondo, até que entrei para o basket na A.D.O., entusiasmei-me e aqui continuo.


O que sentes quando marcas um cesto?

Sinto que treinei com motivação e empenho nos treinos.


A que dás mais valor, a um cesto ou a uma assistência tua?

A um cesto, porque como se marcam muitos cestos no basket, é difícil ver quem está a fazer as assistências. Por outro lado, são fundamentais as boas assistências para se marcarem cestos.

O que te faz mais feliz dentro do campo?

Saber que o treinador conta comigo para representar a equipa.

O que significam para ti os teus colegas de equipa?

São um conjunto de amigos em quem podemos confiar.


Treinador(a) que mais o marcou? E por alguma razão especial?

O Beto, porque não nos impede de lançar ao cesto se estivermos livres de marcação e com possibilidades de concretizar.
Um lançamento inesquecível

Quando fomos a um torneio (não me lembro do ano e do local) e marquei o cesto da vitória.


Qual o melhor momento da carreira?

Quando a nossa equipa ganhou o primeiro torneio neste ano.

E o pior?
Quando me lesionei no tornozelo direito e fiquei sem treinar durante duas semanas.


Com que jogador(a) português gostavas de jogar 1x1?

Com o Nuno Manarte.


Com que jogador(a) estrangeiro gostavas de jogar 1x1?

Com o Michael Jordan (embora já não jogue basket).


Qual o teu ídolo no Basquetebol?

O Kobe Bryant, dos Lakers.


Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogador?Não.

Quais são os teus hobbies além do basquetebol?

Jogar jogos no computador e na playstation e ler livros de aventuras.


Achas que o basquetebol te tira tempo de estudo?

Sim, penso que me tira algum tempo de estudo, embora seja pouco. Por isso, consigo conciliar o basket com o estudo.


Outras Modalidades que mais gosta?

Gosto de Andebol e de Voleibol, embora só tenha jogado nas aulas de Educação Física


Um sonho Concretizado?

Poder jogar na equipa da Ovarense.


Um sonho por Concretizar?

Em termos de basket, jogar numa equipa profissional.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

LPB Playoffs 2010

Boston dá passo importante no duelo com Cleveland

Miguel Barroca:"Há coisas que já foram corrigidas"

O Benfica inicia na próxima sexta-feira, pelas 21h00, as meias-finais da Liga Portuguesa de Basquetebol, recebendo o V. Guimarães. Os encarnados eliminaram facilmente o AD Vagos, mas agora terão pela frente o 4º classificado da fase regular (que eliminou o Illiabum) e o adversário que eliminou os encarnados, nos quartos-de-final da Taça de Portugal (66-68).
Desta forma, Miguel Barroca, em declarações à Benfica TV, deixou elogios ao adversário, mas avisou que os encarnados estão mais fortes. “O V. Guimarães é uma equipa forte. Já sabíamos disso e foi um dia menos bom para nós. Mas há coisas que foram corrigidas e já ganhámos para o campeonato depois disso”.

terça-feira, 11 de maio de 2010

FCBarcelona conquista Euroliga



O Regal FC Barcelona é o grande vencedor da Euroliga 2009/10, depois de superar o Olympiacos na final da prova, que teve lugar no passado domingo em Paris. O Barça venceu por 86-68, não deixando quaisquer dúvidas acerca da justiça do vencedor.
Juan Carlos Navarro liderou o clube catalão com 21 pontos, ajudando o Barcelona a conquistar o seu 2º título da Euroliga. Pelas suas exibições em Paris, Navarro foi nomeado MVP da Final Four, conquistando também o seu 2º título na prova, ele que é o único jogador do actual plantel que em 2003, integrava a equipa culé que conquistou o troféu.
A equipa de Xavi Pascual utilizou um ataque balanceado para levar de vencida os gregos e fez valer a sua grande defesa para limitar o poderoso ataque do Olympiacos a 68 pontos, que assim igualou o seu mínimo na prova esta época. Do outro lado, o experiente técnico grego, Giannakis tudo tentou para inverter a tendência do jogo, mas o Barcelona encontrou sempre resposta para todas as tentativas de recuperação do Olympiacos. Pelo Olympiacos, o norte-americano Josh Childress e o grego Theo Papaloukas foram os mais produtivos. Já Linas Kleiza, melhor marcador da fase regular e o base Milos Teodosic, que foi eleito o MVP da época regular foram bem parados pela defesa catalã.

Entrevista com Gonçalo Neves


Hoje trazemos até si mais um promissor jovem do nosso basquetebol. Com apenas 12 anos de idade, mas já praticamente 4 anos dedicados à modalidade, Gonçalo Naves é mais um nome a fixar. As boas prestações no seu clube, CAB Grândola levaram-no a atingir a selecção distrital de Setúbal de sub-14, que recentemente venceu o Torneio inter-selecções da categoria que teve lugar na Festa do Basquetebol em Portimão. De realçar que num grupo composto por atletas iniciados de 2º ano, Gonçalo era o mais novo, era aliás o único iniciado de 1º ano.

--------------------------------------------------------------------------------
Nome: Gonçalo José Teixeira Pimenta Maldonado Naves
Data de Nascimento: 16/01/97
Signo: Capricórnio
Clube: CAB Grândola ‘Os Javalis’
Anos de Prática: 3
Treinadores: Timóteo Pfumo (CAB) Carlos Violante (CAB), António Raminhos (Sel Setúbal)
--------------------------------------------------------------------------------

Com que idade começaste a jogar basket?
Comecei a jogar basket com 10 anos

Tens algum familiar que jogue ou que tenha jogado basquetebol?
Os meus irmãos: João (9 anos) e Rui (6 anos)

Porque é que te decidiste pelo basket, em vez de outro desporto?
Porque gostei muito de uma série televisiva que tinha um jogador de basket e também por sempre ter sido alto para a idade, resolvi experimentar este desporto.

Neste momento, qual é a tua altura?
Tenho 1.83m

Quantas vezes jogas basket por semana? E quantas horas por dia lhe dedicas?
3 ou 4 vezes por semana. Além dos treinos, cerca de 1 hora por dia.

Já tentaste ler artigos ou notícias que te possam ajudar a evoluir como jogador?
Tenho lido revistas da modalidade bem como artigos em sites específicos na Internet.

O que sentes quando marcas um cesto?
Sinto-me feliz por contribuir para a equipa e constatar que o trabalho semanal está a dar os seus frutos.

O que tem mais valor para ti. Marcar um triplo ou fazer uma assistência? Porquê?
Têm o mesmo valor. Qualquer das duas contribui para o sucesso da equipa.

O que te faz mais feliz dentro do campo?
Marcar pontos e ver a equipa ganhar.

O que significam para ti os teus colegas de equipa?
São colegas e amigos com quem posso contar, dentro e fora do campo.

Qual é o teu maior sonho?
Um dia conseguir representar a selecção nacional.

O que é que sentes quando o teu treinador te substitui?
Depende das situações. De qualquer das formas, se o treinador me substitui é porque tem a convicção que é melhor para a equipa e eu respeito essa decisão.

Que motivos costumam levar o teu treinador a pedir descontos de tempo?
Normalmente estão relacionados com a falta de concentração da equipa no jogo; também poderão estar relacionados com o afinar da estratégia.

Gostas de jogar duro, por vezes para além dos limites "razoáveis"?
Por norma não jogo duro, existem no entanto situações em que é necessário.

Qual a posição que ocupas no jogo? É essa a tua posição natural ou preferida?
Ocupo a posição de poste embora não seja a que prefiro. Gosto mais de jogar a extremo.

Qual é a tua reacção depois de uma vitória?
Fico feliz.

Qual é a tua reacção depois de uma derrota?
Depende. Se sentir que eu e a equipa demos tudo por tudo não fico triste.

Quais os objectivos para esta época?
Um dos meus objectivos era ser seleccionado pela AB Setúbal para Portimão e ficarmos bem classificados. Felizmente foram os dois concretizados; vencemos o inter selecções Sub 14 em Portimão.

Quais são os teus hobbies além do basket?
Estar com os amigos e as amigas; ver jogos de basket e ler.

Achas que o basket te tira tempo de estudo?
Não.Sentes que o tempo que dedicas ao basket é recompensado?
Sim.

Se pudesses escolher um jogador português para defrontar em 1x1 quem escolherias?
Carlos Andrade

Se pudesses escolher um jogador estrangeiro para defrontar em 1x1 quem escolherias?
Lebron James

O que sentes ao jogar basket?
Alegria, emoção e felicidade.

Algum momento marcante que tenhas vivido no basquetebol?
O mais marcante foi a vitória no inter selecções em Portimão.

Que marca de botas mais gostas de usar?
Nike

Phoenix vs San Antonio

Orlando vs Atlanta

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Playoffs NBA:Jogo 3 para os forasteiros

Depois de na véspera, Cleveland Cavaliers e Phoenix Suns terem ido vencer a Boston e San Antonio, respectivamente, ontem foi a vez dos finalistas do ano passado, Lakers e Magic terem derrotado os seus opositores fora de portas.

Os Orlando Magic foram a Atlanta vencer novamente os Hawks por larga margem, 105-75 e caminham tranquilamente para a final de conferência. Perante uns Hawks que tardam em demonstrar o porquê de terem obtido o 3º melhor recorde na época regular no Este, os Magic voltaram a contar com o domínio de Dwight Howard nas tabelas (21 pontos e 16 ressaltos) e com a efectividade do "supporting cast". Lewis (22), Nelson (14), Pietrus (13) e Barnes (11) estiveram em bom plano, num dia em que Vince Carter nem teve de se aplicar a fundo. Pelos Hawks, apenas o suplente Crawford (22) conseguiu manter a bitola habitual.

Em Salt Lake City o jogo que opôs Jazz a Lakers teve muito mais emoção. Os Utah Jazz jogavam para tentar regressar à série, enquanto os Lakers procuravam carimbar o terceiro triunfo em outras tantas partidas. Apesar da intensidade e apoio do feveroso público da casa, os Lakers conseguiram concretizar lançamentos importantes na altura mais decisiva do encontro e colocaram muita pressão na equipa da casa. Neste particular, destaque para Derek Fischer, Ron Artest e o para o inevitável Kobe Bryant, autores de 10 dos 13 triplos dos Lakers.

Apesar da eficiência do ataque dos Lakers na fase decisiva do jogo, os Jazz ainda tiveram uma última hipótese de vencer. Deron Williams conseguiu uma boa situação de lançamento mas falhou e na tapinha, a estrelinha de campeão dos Lakers voltou a brilhar, quando a tapinha de Wes Mathews bateu no aro, rodou, rodou e não caiu.

Iniciados Ovarense

sábado, 8 de maio de 2010

Apresentado 5 ideal da NBA

A Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA) deu ontem a conhecer o “cinco ideal” da fase regular da competição, equipa que integra Kobe Bryant (LA Lakers) e LeBron James (Cleveland Cavaliers).
Ao campeão em titulo e ao melhor jogador (MVP) da fase regular juntam-se Kevin Durant (Oklahoma City Thunder), melhor marcador, Dwight Howard (Orlando Magic), melhor defesa, e a “estrela” dos Miami Heat , Dwyane Wade, formando aquela que seria a “equipa ideal” da NBA.
Para LeBron James, MVP pela segunda vez consecutiva, é a terceira temporada seguida (quarta no total) com presença assegurada na equipa ideal. Kobe Bryant (oito presenças) está no melhor cinco pela quinta temporada seguida.
Terceira nomeação também para Howard, que se tornou o primeiro jogador a liderar em ressaltos e intercepções de lançamentos em duas temporadas seguidas. O poste dos Magic liderou também a fase regular em duplo-duplos (64) e conseguiu três jogos com pelo menos 20 pontos e 20 ressaltos.
Dwyane Wade aparece na equipa ideal pelo segundo ano, enquanto Kevin Durant assina a sua estreia entre os melhores da NBA depois de se tornar o jogador mais jovem a liderar a Liga em termos de pontuação. O jovem jogador (21 anos) conseguiu uma média de 30,1 pontos por partida na fase regular.


A NBA elegeu ainda ainda a segunda e terceira melhor equipa. Carmelo Anthony (Denver Nuggets), Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks), Amare Stoudemire e Steve Nash (Phoenix Suns) e Deron Williams (Utah Jazz) compõem o segundo melhor “cinco”, Tim Duncan (San Antonio Spurs) Pau Gasol (L.A. Lakers), Andrew Bogut (Milwaukee Bucks), Joe Johnson (Atlanta Hawks) e Brandon Roy (Portland Trail Blazers) o terceiro.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Imagem da semana


Vinny Del Negro demitido do comando dos Bulls

A lista de treinadores despedidos na atual temporada da Liga Norte-Americana de Basquetebol Profissional (NBA) aumentou hoje com a notícia do afastamento de Vinny Del Negro do comando técnico dos Chicago Bulls.
A saída de Del Negro era esperada e poderia mesmo ter acontecido durante a temporada regular devido à má campanha dos Bulls e ao conflito com o vice-presidente John Paxson.
O técnico e o diretor chegaram mesmo a confrontar-se fisicamente no final do mês de março e hoje Paxson chegou a pedir desculpa pelos incidentes quando deu a conhecer o afastamento de Del Negro.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mário Leite:"Queremos estar na final do playoff"

As contrariedades no plantel da Ovarense têm sido esta época mais do que muitas, mas a equipa não perde o gás e é claramente uma das candidatas à conquista do título. O treinador Mário Leite conta nesta entrevista que o segredo reside “forte espírito de equipa e união”
"A Ovarense é um clube com grande tradição no basquetebol, habituado a estar sempre nos momentos altos da competição, e este ano os objectivos são os de sempre. Tendo em conta esta cultura, penso que cumprimos as metas delineadas: estivemos nas finais da Taça Hugo dos Santos e da Taça da Portugal, apesar de não termos vencido.O nosso objectivo para é marcar presença na final do campeonato." - revelou Mário Leite ao site da FPB.

terça-feira, 4 de maio de 2010

A melhor jogada da semana

Marco Gonçalves na Sábado

O jogador português mais alto da Liga (2.08m), Marco Gonçalves, do Casino Ginásio, e Yao Ming (2.29m), o chinês que é o maior da NBA, são tema de uma reportagem publicada no número especial de aniversário da revista “Sábado”.

“Têm as mesmas dificuldades, é complicado ir ao cinema ou guiar um carro. Mas o ordenado é muito diferente: o chinês ganha mil vezes mais”, escreve Ana Paula Gouveia num interessante artigo ilustrado com excelentes fotos de Marco Gonçalves, obtidas por Sérgio Azenha durante a entrevista, no Pavilhão Galamba Marques.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lakers em vantagem nas meias-finais

Os Los Angeles Lakeres venceram hoje os Utah Jazz por 104-99 no primeiro encontro das meias-finais da Conferência Oeste da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA).Kobe Bryant (31 pontos) e Pau Gasol (25 pontos e 12 ressaltos) construíram a vitória dos campeões em título, ao passo que Deron Williams foi o melhor marcador dos Jazz com 24 pontos.
O segundo jogo da eliminatória, disputada à melhor de sete jogos, está agendado para a próxima terça-feira de novo no Staples Center, em Los Angeles.


FC Porto em vantagem

O FC Porto está em vantagem na eliminatória depois de voltar a vencer a Académica por 78-73. Os portistas não deram muitas hipóteses aos “estudantes”, que apesar de tudo se exibiram melhor do qu no primeiro jogo.A partida esteve equilibrada, e ao intervalo os azuis-e-brancos venciam por apenas um ponto de diferença (42-41), e no final do 3º período estavam mesmo em desvantagem (58-59). Mas a defesa agressiva no último período resultou, partindo assim par a vitória com cinco pontos de diferença (78-73).

Gregory Stempin cotou-se, mais uma vez, como o mvp da partida, assinando um duplo-duplo (22 pontos e 10 ressaltos), sendo bem auxiliado por Nuno Marçal (16 pontos e 7 ressaltos) e Julian Terrel (15 pontos e 8 ressaltos). Pela Académica, Anthony Williams (20 pontos e 5 ressaltos) tentou vencer pela primeira vez esta temporada o FC Porto.