quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Benfiquistas acabam jogo com empate

O Benfica começou a sua participação nas provas europeias com um empate a….105 pontos com os estudantes ucranianos do BC Ferro ZNTU. E sim, estamos a falar de um jogo de basquetebol.
Normalmente, os empates são típicos de outras modalidades, mas nesta competição, EuroChallenge, a eliminatória decide-se em duas mãos, sendo que segue em frente a equipa que marcar mais pontos no conjunto dos dois jogos. Este é um dos raros casos em que um jogo de basquetebol pode terminar empatado.
Num jogo de elevada pontuação (210 pontos) para uma competição FIBA, com tempo de jogo de 40 minutos, uma boa ponta final dos encarnados acabou por evitar uma derrota caseira. Foi uma partida jogada de igual para igual com ambos os conjuntos a lutarem pela vitória, contudo, quando a 2 minutos do final os ucranianos disparam para a frente de resultado por 10 pontos, a maior diferença a seu favor em todo o encontro, o cenário ficou mais cinzento para a turma encarnada. No entanto, uma falta arrancada por Ben Reed, à qual se seguiu uma falta técnica ao treinador ucraniano, permitiram ao Benfica somar 5 pontos consecutivos e virar o rumo do jogo.Nos instantes finais, o Benfica conseguiu chegar ao empate, deixando tudo em aberto para a segunda mão.
Que a segunda mão vai ser difícil, certamente que sim. Mas a missão encarnada não é impossível, apesar de Henrique Vieira dispor de apenas mais uma semana para preparar o jogo da Ucrânia.
Quanto ao jogo em si, foi espectacular, com cestos para todos os gostos, com muitas posses da bola (108 para o Benfica e 99 para o Ferro) e 19 triplos convertidos em 45 tentativas (42%), o que indicia que para este nível de competição a maior distância da linha de 3 pontos não é um problema.
O treinador ucraniano Kirilo Bolshakov utlizou apenas 9 atletas, com o nono a jogar menos de 4 minutos. Do lado oposto, Henrique Vieira rodou mais o seu banco utilizando 11 atletas, todos acima de 10 minutos.
Num jogo de elevada pontuação, dos 20 atletas que alinharam, 11 marcaram mais do que 10 pontos.
O destaque do lado encarnado vai para o duplo-duplo do inevitável Heshimu Evans (19 pts, 10 ress e 5 ass), apesar do atleta mais eficaz em campo ter sido Keddric Mays com 21 pts, 5 ress e 8 ass.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Shawn Jackson na ADS

Decorreu este sábado, dia 25 de Setembro a apresentação de todas as equipas da Associação Desportiva Sanjoanense para a época 2010/11.
O grande destaque vai para o conhecido norte-americano Shawn Jackson que ainda na época passada actuou na Ovarense SAD no escalão máximo do basquetebol nacional. O veterano jogador que já actuou vários anos em Portugal, aguarda a naturalização a curto prazo e vem assim ajudar a equipa com a sua experiência. A Shawn Jackson, juntam-se:
Os irmãos Valter e Nuno Cunha (ex-Sanjoanense) que constituem um regresso, pois estiveram afastados da competição, assim como o Sérgio Reis (ex-Sanjoanense);
Vinicius Santos (Ex-Esporte Clube Banespa de São Paulo - Brasil) embora seja português; Renato Fião e João Santana - 2 jovens oriundos da formação da A. D. Ovarense.

Warriors despedem Don Nelson



Os Golden State Warriors despediram o veterano treinador Don Nelson, 70 anos, que ostenta o maior número de vitórias (1335) na Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA).No comando da equipa desde 2006/07, Don Nelson acaba por ser dispensado quando tinha ainda mais um ano de contrato para cumprir.


Os Golden State Warriors somaram apenas 26 vitórias contra 56 derrotas na Conferência Oeste, na temporada transacta. Keith Smart, até aqui adjunto de Don Nelson, vai assumir o comando da equipa.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Próximo Jogo: Beira-Mar vs Ovarense

Dia: 02 Outubro 2010
Local: Pavilhão SC Beira-Mar (Aveiro)
Hora: 16:45
1ª Fase - Fase Prévia - Série 1






vs

Aviso: Inscrições só até 4ª Feira

As competições oficiais começam já no próximo fim-de-semana, mas para podermos participar, temos de ter os atletas inscritos...

É fundamental que entregues a documentação requerida na secretaria da ADO até 4ªfeira, para se proceder à tua inscrição!

Campeonato Distrital começa já no próximo fim-de-semana


Já com o calendário definido, a equipa de Sub14 Masculinos da Ovarense terá pela frente adversários como Beira-Mar, Galitos e Sangalhos na 1ª Fase do Campeonato Distrital de Aveiro.
A estreia no campeonato será já neste fim-de-semana, com uma jornada dupla com Beira-Mar (fora) e Sangalhos (casa).
Prevêm-se jogos um pouco difíceis, desconhecendo o valor de algumas equipas do grupo.
Com a ajuda de todos, a EQUIPA poderá entrar com o "pé direito" na nova época cheia de objectivos.

sábado, 25 de setembro de 2010

Ovarense vence no Jogo de Apresentação

No jogo de apresentação aos sócios e simpatizantes, a Ovarense Dolce Vita recebeu e venceu o Vitória SC, com o resultado final da partida de 69-64. Nos vareiros destaque para o reforço norte-americano Matthew Webster que continua a demonstrar a qualidade evidenciada ao serviço do CAB Madeira.

A Ovarense Dolce Vita apresenta-se com um plantel renovado, mas ao qual faltam dois jogadores de destaque para que esta equipa se tornasse ainda mais competitiva. No entanto, Mário Leite está preparado para os desafios da nova temporada e será com o grupo de jogadores à sua disposição que irá enfrentar o campeonato de 2010-11.

A equipa da Ovarense, para a presente ápoca 2010/2011, será constituída pelos seguintes jogadores:

Sampaense encerra plantel com aquisição de novos norte-americanos

O Sampaense encerrou o plantel de basquetebol para a temporada 2010/11 com a contratação de dois norte-americanos.
Depois de já contar nas suas fileiras com Riley Luettgerodt, que desenvolveu a carreira na Austrália, foi também neste país dos antípodas que o técnico João Jaime Moutinho encontrou novo reforço. Trata-se de Jessan Gray, um extremo/poste de 26 anos e 2,08 metros que representou já este ano o Southwest Slammers (equipa da cidade de Bunbury do campeonato SBL).
Jessan Gray alinhou ainda pelas universidades de Indiana (NCAA I) – extremamente conceituada, Texas Tyler (NAIA), Iowa State (NCAA I), antes de enveredar pelo profissionalismo fora do seu país natal: Vacallo (Suíça), Porvoon Tarmo (Finlândia), Vancouver Titans (Canadá), Potros (México) e Atlético Aguada (Uruguai).
Com passagem igualmente pelo melhor campeonato universitário dos Estados Unidos surge o último reforço do conjunto de S. Paio de Gramaços. Almada Jackson, um extremo de 25 anos e 2,04 metros, alinhou pela equipa de Alcorn State. Este basquetebolista também soma uma experiência desportiva no México, no Pilares.
Estes atletas já se encontram em Portugal e é provável que façam a estreia pela nova equipa já este fim-de-semana, no Torneio do Beira-Mar, em Aveiro.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bogdanovic no Partizan

Um dos mais promissores jovens atletas do basquetebol sérvio, Bogdan Bogdanovic assinou um contrato de longa duração com o Partizan (Belgrado).
O base/extremo de 18 anos, que se formou no seu clube natal KK Zitko, evidenciou-se no Campeonato de Europa de sub-18 que este ano decorreu em Vilnius, Lituânia. Bogdanovic terminou o torneio com médias de 10,2 pontos, 5,4 ressaltos e 5,3 assistências por jogo.
O clube sérvio continua a sua aposta em jovens talentos. Aposta que no ano passado rendeu mais de 6 milhões de euros aos cofres de clube, depois da venda do trio Uros Tripkovic, Milenko Tepic e Novica Velickovic.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

FC Porto bate Illiabum por 66-61


O FC Porto voltou aos triunfos na pré-temporada de basquetebol. Depois de ser batido por duas ocasiões seguidas pelo Obradoiro (LEB Ouro, de Espanha), o conjunto de Moncho Lopez derrotou o Illiabum, por 66-61.

Esta partida realizou-se no Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo.Refira-se que neste encontro de carácter de treino não alinharam Nate Fritsch, pelos ilhavenses, e Sean Ogirri e Nuno Marçal, pelos portistas, sendo explicadas estas ausências por problemas físicos.

Aprender com as estrelas: Derrick Favors

Rudy afinal fica em Portland


Queixou-se, pediu para ser transferido e até pagou uma multa por causa disso mesmo, disse que gostava de voltar à Europa, especialmente para a ACB. Surgiram rumores de que seria reforço do Regal FC Barcelona, onde se juntaria a Ricky Rubio, reeditando a dupla de sucesso que formaram no DKV Joventut. Depois surgiu o Real Madrid na corrida. Recentemente avançaram que quando terminasse o seu contrato na NBA, Rudy Fernandez seria reforço do Barça e já tinha tudo acordado nesse sentido. Durante o Mundial Rudy fugia às perguntas dos jornalistas, passava a correr na zona mista, evitava conversas. Ou é do seu feitio ou pretendia refugiar-se no silêncio para evitar perguntas sobre o seu futuro.
Pelo meio deste processo surgiram os nomes de Chicago Bulls, New York Knicks e Boston Celtics como possíveis interessados no extremo espanhol. Mas não se chegou a nenhum consenso e Rudy continua vinculado à equipa do Oregon.

João Reveles explica regresso a casa

Depois da desistência do Vagos, o base ponderou o seu futuro e resolveu voltar às origens. Reveles regressou ao Ginásio, clube onde se formou e onde nasceu para o basquetebol. “Vou dar tudo para conseguirmos a melhor classificação possível”, promete o jogador que, depois da saída de José Costa, deverá assumir a posição de líder do grupo.
Depois de uma época marcada por problemas físicos, e em que o clube que representava (o Vagos) fechou portas, João Reveles decidiu-se por regressar à Figueira da Foz e a um clube onde foi feliz no passado. Levou algum tempo a escolher, mas quis ter a certeza que era a melhor opção. “O motivo principal para que a minha decisão fosse um pouco tardia, deveu-se ao facto de querer representar uma equipa que me proporcionasse as condições que achava merecer. Depois de alguns contactos, e de ponderar muito bem todas as possibilidades, achei que o Ginásio seria a melhor opção para mim.”

Com a saída do José Costa o novo reforço do Ginásio não sente que a sua responsabilidade tenha aumentado enquanto líder da equipa dentro e fora do campo. “Jogar na posição de base implica liderança, é algo a que estou acostumado. Penso que a minha atitude seria exactamente a mesma caso o Zé Costa tivesse ficado.”

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FC Porto cede na apresentação

O FC Porto Ferpinta ficou muito próximo da vitória no jogo de apresentação aos sócios, ao perder por apenas 2 pontos (57-59), frente à equipa espanhola do Obradoiro. Greg Stempin, que viu anulado, por uma fracção segundo, o cesto do empate, voltou a ser, tal como tinha acontecido, no jogo de Espanha, o MVP da partida.
Stempin, que este ano renovou contrato com os azuis e brancos, provou, uma vez mais, que está a começar inspirado a nova época, já que foi considerado novamente o jogador mais valioso do encontro, fruto da sua boa exibição – somou 20 pontos e 11 ressaltos.

Não servindo obviamente de desculpa, a lesão de Sean Ogirri, ainda no decorrer do 2º período, que vinha dando boas indicações como atirador, complicou a tarefa do treinador espanhol Moncho López, já que “a reduzida percentagem de êxito no lançamento” dos portistas no decorrer do encontro, acabou por fazer a diferença no final do jogo.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aprender com as estrelas: Kobe Bryant - 360's

Normalidade chega à equipa

Depois dos momentos conturbados que a Secção de Basquetebol da AAC passou, a normalidade voltou à equipa sénior masculina, que se prepara com todo o afinco para continuar a trazer para Coimbra o basquetebol de excelência.
Depois de um fim de semana com treinos bi-diários, o treinador Norberto Alves já escolheu os novos reforços para a sua equipa. Assim, amanhã, são esperados em Coimbra, os atletas norte-americanos Matthew Shaw, extremo/poste (ex- Illiabum) e Yima Chia-Kur, extremo (ex- Universidade de Arkansas State).
Entretanto a Comissão Administrativa nomeou Carlos Gonçalves, como director responsável pela equipa. O restante staff é composto por Pedro Dias (Seccionista), Luís Rodrigues (Operador de Vídeo), Décio Temporário, José Sousa e Pedro Serrano (Departamento Clínico) e Vitor Mendes (técnico de equipamentos).
A Académica participa, já no próximo fim-de-semana, no Torneio Sénior do Sangalhos, defrontando no sábado, o Illiabum.

Em baixo, está um vídeo do novo reforço da Académica Yima Chia-Kur, onde pode ver as suas qualidades:

Bogdan Tanevich continua com a Selecção Turca


O actual seleccionador da Turquia Bogdan Tanevich vai manter o seu posto e continuar à frente da equipa nacional até ao próximo campeonato europeu, que terá lugar no próximo ano na Lituânia.
O técnico de origem montenegrina ajudou a Turquia a conquistar o maior sucesso da sua história basquetebolística, ao vencer a medalha de prata no campeonato do mundo.
Em entrevista à imprensa bósnia, Tanevich confirmou que permanecerá no comando da selecção, tendo como principal objectivo para o Eurobasket 2011, garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Na próxima temporada Tanevich irá ainda desempenhar funções enquanto director desportivo do clube italiano Lottomatica Roma.

Iniciados A conhecem Calendário da 1ª Fase Distrital

A nossa equipa de Sub14-A masculinos ficou enquadrada na Série I, juntamente com o SC Beira Mar, Galitos e Sangalhos.
As oito melhores classificadas desta 1ªFase disputarão o acesso ao Nacional e Inter-Associações (2ª Fase-2 séries de 4) enquanto que as restantes quatro equipas formam uma série única cuja competição, dependendo do número de vagas para a ABA, poderá dar acesso ao Inter-Associações (2ªFase - série única de 4).

Cartaz Oficial - Apresentação da Ovarense Dolce Vita


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Barreirense contrata "poste" norte-americano

O norte-americano Brendon Knox é o poste norte-americano eleito para representar o Barreirense na época desportiva que se avizinha.
Brendon Knox é um poste de raiz com 2,08 m de altura e 110 kg, um verdadeiro “center” de 23 anos.
Iniciou a sua carreira no Spartanburg Methodist College onde rapidamente se destacou com médias de 12 pontos (70% de percentagem de 2pts), 10 ressaltos e 5,3 desarmes de lançamento como um dos melhores jogadores do junior college a nível nacional.
As suas actuações cedo despertaram o interesse das principais universidades dos EUA e os convites surgiram com naturalidade para competir ao mais alto nível, tendo escolhido ingressar na reputada Universidade de Auburn (onde se formou a lenda da NBA Charles Barkley) que compete na prestigiada South Eastern Conference (SEC), uma das principais conferências da NCAA.
Na última época terminou a sua carreira universitária com as médias de 8,7 pontos, 4 ressaltos e 1 desarme de lançamento por jogo. O Barreirense prossegue com mais esta contratação a construção de um plantel competitivo para a sua participação na Liga Portuguesa de Basquetebol 2010/2011.

Benfica vence Torneio Internacional

O Benfica venceu o Torneio Internacional de Basquetebol ao derrotar na final os espanhóis do Cáceres (LEB Ouro) por 76-70.
Os bicampeões nacionais, que não contaram com os reforços Francisco Jordão (exames médicos) e Greg Jenkins (lesão), viram ainda Sérgio Ramos sair do campo nos primeiros minutos devido a problemas físicos. Os anfitriões sentiram algumas dificuldades, sobretudo no primeiro período, mas no início da segunda parte o jogo foi bastante equilibrado, sendo que, no terceiro período, os encarnados construíram uma vantagem confortável.
Heshimu Evans foi MVP do torneio.

Ovarense no pódio
A equipa do Ovar conquistou o terceiro lugar no torneio, ao bater os espanhóis do Plasencia, por 80-69. A Ovarense, embora não tendo a profundidade do banco que seria desejável, demonstrou que continuará a ser uma equipa competitiva.

sábado, 18 de setembro de 2010

Benfica na final do Torneio com o Cáceres

Ao vencer esta sexta-feira à noite a equipa espanhola do Plasencia, por 85-65, o Benfica garantiu um lugar na final do Torneio Internacional de Basquetebol, defrontando este sábado, às 18.15 horas, na Luz, os espanhóis do Cáceres, que ganharam à Ovarense na outra meia-final da competição.
Os encarnados, que começaram o encontro com a mão quente e num ritmo bastante elevado, só na segunda parte conseguiram fugir no marcador. A vencer por oito pontos (38-30) ao intervalo, a superioridade benfiquista viria a acentuar-se no decorrer da segunda parte, reflectindo-se naturalmente no evoluir do resultado. Na final, a equipa de Henrique Vieira vai defrontar a equipa espanhola do Cáceres, que participa na LEB Ouro espanhola, que levou a melhor diante do conjunto de Ovar (78-71).

A formação vareira não conseguiu manter o domínio revelado no começo do jogo e ao intervalo já perdia por 32-39. A segunda parte foi marcada pelo equilíbrio, embora nunca a equipa do Cáceres tenha perdido o controlo do encontro. Uma boa final em perspectiva que servirá na perfeição os interesses encarnados que nesta fase procuram testes de elevado grau de dificuldade de modo a disputarem a prova europeia já a um bom ritmo.

Seattle Storm campeãs da WNBA

As Seattle Storm venceram o seu 2º título da WNBA ao derrotarem na passada madrugada as Atlanta Dream por 87-84, fechando a série em 3 jogos.
Mas mais impressionante do que o título é o facto das Storm não terem perdido qualquer jogo nos playoffs, "varrendo" todas as equipas que tiveram de enfrentar, nomeadamente Los Angeles Sparks (2-0) nas meias-finais de conferência, Phoenix Mercury (2-0) na final da conferência oeste e Atlanta Dream (3-0) na final da competição.
Este é o segundo título conquistado pelas Storm na competição, sucedendo ao campeonato de 2004. Na altura, já pontificavam na equipa de Seattle as duas grandes estrelas do conjunto actual, Lauren Jackson e Sue Bird, mas nas finais de 2004, o MVP acabou por ser entregue à atiradora Betty Lennox, que se apresentou em grande nível nessa final, somando 22.3 pontos por jogo.

Este ano, o título de MVP das finais não fugiu a Lauren Jackson, que assim o juntou ao trofeu de MVP da época regular.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Torneio "Puro Pão" de Sub14 masculinos no GD Gafanha

DOMINGO, dia 19 de SETEMBRO de 2010,
das 10h00 às 12h30,
Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré

EQUIPAS PARTICIPANTES:
PURO PÃO GAFANHA (Gafanha da Nazaré)
AB Aveiro SC BEIRA-MAR (Aveiro)
AB AveiroFC PORTO (Porto)
AB Porto
HORÁRIOS DOS JOGOS:
10h00: Puro Pão Gafanha x FC Porto
10h50: FC Porto x SC Beira-Mar
11h40: Puro Pão Gafanha x SC Beira-Mar
12h30: Encerramento

Sub 14 Masculinos: Esgueira vence Torneio

O Clube do Povo de Esgueira organizou, durante a manhã do passado domingo, o Torneio Speedbasket, destinado ao escalão Sub/14.
O triangular, que contou, também, com a presença do FC Gaia e do GD Gafanha, serviu para o técnico Humberto Nogueira efectuar uma avaliação do trabalho desenvolvido nas duas primeiras semanas de treino da época.
A resposta dos jovens esgueirenses foi positiva. Venceram todos os quatro períodos disputados, e, em alguns momentos, praticaram um basquetebol extremamente agradável, do agrado dos adeptos que marcaram presença no pavilhão.
No entanto, a época está agora a iniciar-se e ainda há muito para melhorar, de forma a encarar com confiança as provas oficiais.
Num torneio marcado pelo fair-play, o FC Gaia, fruto das vitórias sobre a jovem equipa do Gafanha, assegurou o segundo lugar.

Resultados:
CP Esgueira-GD Gafanha
1.º Período: 48-5
2.º Período: 36-7
GD Gafanha-FC Gaia
1.º Período: 2-32
2.º Período: 4-30
CP Egueira-FC Gaia
1.º Período: 20-10
2.º Período: 24-5
Classificação:
1.º CP Esgueira
2.º FC Gaia
3.º Gafanha




O bombardeiro Ogirri

Seis triplos em igual número de tentativas, num total de 20 pontos, é o registo do base norte-americamo Sean Ogirri, que parece querer justificar o apelido de "bombardeiro" conquistado em Espanha.
O FC Porto triunfou sobre o Breogan (91-75, parciais de 25-20, 25-23, 22-19 e 19-16), nesta quarta-feira, num encontro particular realizado em Porriño (Espanha).
Os dragões entram, assim, com o pé direito na nova temporada e fundamentando as expectativas geradas, até porque o opositor é uma competitiva equipa da LEB Ouro, do país vizinho, a qual conta nas suas fileiras com o português Betinho Gomes – não jogou por estar em recuperação pós-operatória.

Nos portistas, alinharam e marcaram os seguintes jogadores: Diogo Correia, Julian Terrel (5), Sean Ogirri (20), João Soares, Pedro Catarino (3), Greg Stempin (18), Miguel Miranda (12), David Gomes (2), Miguel Maria, Nuno Marçal (8), Carlos Andrade (17) e João Santos (6).

Apresentação Ovarense 2010/2011

Ovarense Dolce Vita vai realizar apresentação da sua equipa aos sócios e apoiantes no próximo dia 24 de Setembro (sexta-feira) pelas 21h na Arena Dolce Vita.

A apresentação contará com um jogo contra a equipa do Vitória de Guimarães e uma sessão de autógrafos logo após o término da partida.*Preço dos bilhetes para Apresentação é de 5€ não sócio e 2,5€ sócio.

Apresentação Illiabum 2010/2011


O Illiabum Clube vai realizar no próximo dia 20 de Setembro o seu jogo de apresentação aos sócios e simpatizantes, num encontro frente ao campeão nacional Benfica. O encontro está marcado para as 19 horas e realiza-se no Pavilhão Municipal Cap. Adriano Nordeste, em Ílhavo.
Com um plantel renovado é grande a expectativa sobre esta equipa do Illiabum neste seu segundo ano no campeonato da LPB, ainda para mais depois de no ano de estreia ter conseguido um brilhante 5º lugar.

O Illiabum aproveita também esta oportunidade para dar a conhecer a toda comunidade todos os atletas de todos os escalões de formação em cerimónia a decorrer durante o intervalo do jogo. Para terminar com chave de ouro este que vai ser um dia marcante na época 2010 -2011, será no final da partida e em cerimónia pública assinado o protocolo entre o clube e Câmara Municipal de Ílhavo.

José Costa no FC Porto


O internacional português José Costa, ex-Ginásio Figueirense, deverá assinar, esta quinta-feira, pelo FC Porto e realizar o primeiro treino nos dragões, disse à Agência Lusa fonte ligada ao clube de Figueira da Foz.
O base português é bem conhecido do treinador portista, o espanhol Moncho Lopez, com quem trabalhou na seleção nacional (cargo do qual o técnico saiu quarta-feira), tendo sido o capitão de equipa lusa até ao último ano.
O FC Porto, segundo classificado na Liga do último ano, atrás do bicampeão Benfica, é o detentor da Taça da Liga e da Taça de Portugal.
Miguel Miranda (ex-Ovarense), João Santos e Diogo Correia (Benfica) e Sean Ogirri (ex-Ourense) são os outros reforços já assegurados pelo FC Porto para 2010/2011.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ovarense perde jogo de treino com Benfica

A equipa de Henrique Vieira foi vencer esta terça-feira ao recinto da Ovarense, em jogo de preparação para a nova temporada.

Depois de terem chegado ao intervalo a vencer por 28-35, os campeões nacionais continuaram a controlar o adversário e triunfaram por 65-72.

Foi um jogo que serviu para aquilatar os índices físicos dos jogadores, mas também para colocar em prática os aspectos tácticos desenvolvidos durante as primeiras semanas de trabalho.

Este resultado acontece a poucos dias do início do Torneio Internacional de Basquetebol, que vai decorrer entre 17 e 18 de Setembro no Pavilhão Império Bonança.

Recorde-se que o Benfica vai defrontar os espanhóis do Plasencia no primeiro jogo da competição. A partida tem início marcado para as 21h30 desta sexta-feira, dia 17 de Setembro, e vai ser transmitida em directo pela Benfica TV.

Base Luso-Americano chega a S. Paio de Oleiros

A tranquilidade voltou ao Sampaense, após a mudança no comando técnico. Desde que João Jaime Moutinho assumiu a equipa da Liga de basquetebol, há cerca de uma semana, que foi retomado o processo de construção do plantel.

Para os próximos dias estão previstas as chegadas de mais três reforços, sendo um deles um basquetebolista luso-americano, que, portanto, não ocupa uma das vagas disponíveis para três estrangeiros.

Tim Lucas é o atleta que se irá mostrar no campeonato de basquetebol, com hipóteses até de se mostrar ao futuro Seleccionador Nacional. Este base tem 23 anos, mede 1,90 metros e jogava na Universidade William Paterson, campeã da Conferência New Jersey Athletic, da NCAA III.

Lucas terminou o campeonato universitário com médias de 8,2 pontos por jogos, com uma eficácia de 40,7 por cento de dois pontos,

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

I Troféu Cidade de Tui


Moncho López promoveu, esta terça-feira, o I Troféu Cidade de Tui, competição em que o FC Porto Ferpinta defronta a equipa espanhola do Obradoiro.

O treinador dos Dragões participou na conferência de imprensa de apresentação da prova, realizada na câmara municipal da cidade galega, e prometeu «momentos espectaculares de basquetebol».

O jogo com o Obradoiro, agendado para as 19h30 de sexta-feira (hora portuguesa), em Tui, é o segundo jogo amigável do FC Porto Ferpinta, que inicia uma série de três encontros de preparação frente ao Breogan, também da LEB Ouro, às 19h00 desta quarta-feira, em Porriño (Espanha).

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ovarense Dolce Vita participa em Torneio internacional

A equipa da Ovarense Dolce Vita oficializa a sua participação no Torneio Internacional de Basquetebol organizado pelo S.L. Benfica. O torneio conta com a participação de duas equipas espanholas, o Cáceres e Plasencia, além dos dois últimos clubes campeões nacionais.
O torneio terá transmissão televisiva através da BenficaTV.
Todos os jogos realizam-se no Pavilhão Império Bonança e terá o seguinte calendário:

17 Setembro
19h – Ovarense Dolce Vita vs Cáceres
21h30 – SL Benfica vs Plasencia

18 Setembro
16h – 3º e 4º Lugar
18h - Final

Barreirense contrata 1º estrangeiro

O Tyrone Curnell é o extremo norte-americano eleito para representar o Barreirense na época desportiva que se avizinha. O norte-americano é um atleta possante com 2,03 mts de altura e 104 kg de peso.
Joga preferencialmente na posição de extremo e com grande capacidade de marcação de pontos (média de 17,1 pontos por jogo, com boas percentagens de lançamento de 2pts - 50.5%, 3pts - 35.7% e 73.2% de lance livre), mas que se destaca também pela sua agressividade nas tabelas - média de 8,9 ressaltos por jogo.
Na última temporada, representou a Universidade de Valdosta State University, da NCAA 2, a qual terminou em primeiro lugar na época regular da sua divisão (Gulf South Conference) com Tyrone Curnell a liderar a equipa em pontos e ressaltos numa época plena de vitórias (28 vitórias e somente 5 derrotas).
O atleta norte-americano registou uma progressão positiva e assinalável na sua carreira universitária, melhorando em cada época desportiva, tendo inicialmente obtido em Jacksonville as médias de 9,2 pts e 5 ressaltos por jogo e terminado com as médias de 17,1 pts e 8,9 ressaltos pela Universidade de Valdosta State University.
A sua brilhante carreira valeu-lhe a distinção de ser nomeado consecutivamente como um dos melhores jogadores da NCAA 2 a nível nacional com a sua eleição como “All-America” pela “National Association of Basketball Coaches”.

Richardson "fecha" vitória

O base Nolan Richardson (23 anos, 1,88 metros) assinou contrato com o V. Guimarães. Deste modo, a equipa treinada por Fernando Sá encerra o trio de estrangeiros permitido na Liga pela FPB.
Nolan Richardson é possuidor de diversas distinções individuais no campeonato universitário dos Estados Unidos da América (NCAA II), em representação da Universidade de Midwestern State, concluindo a competição com médias de 21,1 pontos por jogo e 40,8 por cento nos lançamentos de 3 pontos.
No ano passado, o reforço dos minhotos esteve ao serviço do Ehingen (Pro B, da Alemanha), destacando-se pela eficácia nos triplos: 43,5 por cento de concretização.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aprender com as estrelas: Russell Westbrook

Aprender com as estrelas: Jonny Flynn

Aprender com as estrelas: Jermaine Taylor

Aprender com as estrelas: Jermaine Taylor

A ganhar por 3, com o tempo a acabar. O que fazer?


Um recente estudo de John Ezekowitz publicado no Harvard Sports Analysis procura analisar qual a melhor solução a tomar por um treinador quando o jogo está nos segundos finais, a sua equipa está a vencer por 3 de diferença e o adversário tem posse de bola: fazer falta, ou defender até ao fim sem falta?
A estratégia de se fazer falta nestas situações tem reunido um crescente número de adeptos no basquetebol europeu. No entanto o estudo foi feito nos Estados Unidos da América e tendo por base jogos do campeonato universitário, a NCAA.
Desta forma, John Ezekowitz encontrou 443 jogos que se enquadrassem no seu objecto de estudo, ou seja, jogos em que uma equipa a perder por 3 pontos tinha posse de bola e oportunidade para empatar o jogo.
Das 52 equipas que optaram pela estratégia de cometer falta, apenas 6 perderam o jogo. Isto resulta numa percentagem de sucesso de 88.46%. Nas restantes 391 ocasiões os treinadores cujas equipas se encontravam na frente do marcador decidiram não fazer falta, defendendo até final, o que resultou em 33 derrotas. Percentagem de sucesso de 91,56%.
A diferença é mínima, e não traz grandes conclusões sobre este assunto. Verifica-se uma grande diferença na amplitude da amostra, pelo que seria interessante realizar um estudo em que a opção ‘fazer falta’ tivesse mais casos para análise.
De qualquer forma, e segundo este estudo não há grandes diferenças de resultados entre escolher uma ou outra estratégia. Dependerá dos elementos que cada treinador tiver à sua disposição, e depende também do adversário em questão.