sexta-feira, 16 de julho de 2010

Em dois anos muda tudo ...

Em 2008, a selecção norte-americana reconquistou o seu lugar no trono do basquetebol mundial. Este ano, uma nova geração tentará dar continuidade aos êxitos obtidos nos Jogos Olímpicos de Pequim.
O seleccionador Mike Krzyzewski, que há dois anos atrás foi considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso norte-americano tem pela frente uma nova e árdua tarefa. Criar uma nova equipa, sabendo que desta vez, não vai poder contar com elementos como Jason Kidd, Kobe Bryant, LeBron James ou Dwyane Wade. Ainda assim, dos 12 campeões olímpicos de Pequim, são 10 os que se mantêm no plantel de 34 atletas selecionados pela USA Basketball, mas nenhum deles se mostrou disponível para voltar a defender as cores da sua selecção neste verão. James, Wade, Bosh e Boozer eram alvos apetecidos do mercado deste defeso e preferiram tirar o verão para definir o seu futuro. Outros como Chris Paul ou Tayshaun Prince encontram-se em fase de recuperação de lesões e os restantes preferiram simplesmente descansar no período de verão para abordar da melhor forma a próxima temporada.

De referir que Michael Redd (lesionado) e Jason Kidd são os dois restantes atletas que já não fazem parte do actual plantel da USA Basketball.No entanto, uma nova fornada de atletas surge disposta a dar continuidade ao trabalho realizado em 2008 e nomes como Kevin Durant, Rajon Rondo, Derrick Rose ou Amar'e Stoudemire terão a sua oportunidade.

A preparação da selecção norte-americana que vai estar presente na Turquia nos campeonatos do mundo arranca já na próxima semana em Las Vegas.


E para esta primeira fase de preparação, Coach K seleccionou 21 atletas, a saber:

Chauncey Billups - base - Denver Nuggets

Rajon Rondo - base - Boston Celtics

Derrick Rose - base - Chicago Bulls

Tyreke Evans - base - Sacramento Kings

Stephen Curry - base - Golden State Warriors

Russel Westbrook - base - Oklahoma City Thunder

Andre Iguodala - base-extremo - Philadelphia 76ers

O.J. Mayo - Memphis Grizzlies

Eric Gordon - base-extremo - L.A. Clippers

Kevin Durant - extremo - Oklahoma City Thunder

Danny Granger - extremo - Indiana Pacers

Rudy Gay - extremo - Memphis Grizzlies

Gerald Wallace - extremo - Charlotte Bobcats

Jeff Green - extremo - Oklahoma City Thunder

Amar'e Stoudemire - extremo-poste - New York Knicks

Lamar Odom - extremo-poste - L.A. Lakers

David Lee - extremo-poste - Golden State Warriors

Kevin Love - extremo-poste - Minnesota Timberwolves

Brooke Lopez - poste - New Jersey Nets

Robin Lopez - poste - Phoenix Suns

Tyson Chandler - poste - Dallas Mavericks


Ainda está em aberto a possibilidade de Blake Griffin se juntar a este lote de atletas. Contudo é o próprio Griffin que afirma que apenas o fará caso os Clippers o autorizem, tendo em conta a grave lesão que contraiu no início da época passada e que o impediu de se estrear na NBA.É certo que o conjunto norte-americano não é o único com ausências a lamentar. Nomes grandes do basquetebol internacional como Pau Gasol, Tony Parker ou Manu Ginobili tambem já anunciaram que vão passar ao lado deste mundial. Seja como for, a tarefa desta renovada selecção norte-americana não será seguramente fácil. E como alguem sábio outrora afirmou: "O mais difícil não é chegar ao topo. Difícil é manter-se lá".

Sem comentários:

Enviar um comentário