sexta-feira, 30 de julho de 2010

Danilson Vieira é a nova cara dos açoreanos

Danilson Vieira é o novo reforço da equipa principal de basquetebol do Lusitânia de Angra que na próxima época vai disputar o 3º campeonato da Liga Portuguesa.
Vindo do Clube Eléctrico de Ponte Sôr, Danilson Vieira, que irá jogar a extremo, tem 24 anos e é natural da Guiné Bissau, embora tendo nacionalidade portuguesa. Depois da contratação do poste Carlos Dias e do extremo David Tavares, ambos provenientes do Angra Basket, o Lusitânia garantiu também o concurso do experiente Libânio Massinga (ex-Angra basket) e do jovem base terceirense Miguel Freitas (ex-Terceira Basket).

Ainda em termos das jovens promessas, renovaram com o Lusitânia os jogadores Rui Sousa, Claúdio Bettencourt e PauloTeixeira, registando-se o regresso ao clube verde-e-branco de Miguel Lima.

A apresentação oficial da equipa está a ser agendada para o final do mês de Setembro.

Illiabum renova com dois jogadores

Daniel Félix e Vasco Estevão vão continuar a envergar as cores do Illiabum, após ambos terem acertado a renovação do contrato com o clube.
A continuidade do base e do extremo acontece depois de o Illiabum já ter garantido as contratações de Miguel Barroca, Cristóvão Cordeiro e João Balseiro.
Quem não deverá continuar a servir os interesses do Illiabum será Fábio Lima, que, ao que parece, está de saída.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Yao Ming pondera terminar carreira

O poste chinês Yao Ming está a ponderar seriamente a retirada do basquetebol no final da próxima época, caso não recupere completamente de uma lesão no pé esquerdo.
Yao contraiu a complicada lesão durante o playoff de 2009, mais precisamente na eliminatória com os Lakers e desde então segue um programa de recuperação intensivo, tendo em vista a recuperação total das suas capacidades. No entanto, o atleta dos Houston Rockets, em declarações a meios de comunicação social chineses, não pareceu muito optimista relativamente ao seu futuro, chegando a afirmar, "se a lesão não estiver curada na próxima época, poderei abandonar a competição."O maior símbolo do basquetebol chinês de sempre referiu ainda que mesmo que continue a jogar, dificilmente irá regressar à sua selecção, "esta lesão no pé não me permitirá continuar a jogar tantos jogos por ano. E como já afirmei anteriormente, um dia vou deixar a selecção chinesa e vou deixar de jogar.

É o que acontece a todos os atletas."Já o General Manager dos Rockets, Daryl Morey está confiante na recuperação do gigante chinês e acredita que Yao estará a postos para o início do training camp da sua equipa, "O Yao Ming está a trabalhar afincadamente para conseguir regressar em boas condições e tem tido bons resultados nos testes médicos referentes a cada uma das etapas da sua recuperação."

Nova Liga do Mediterrâneo em estudo

A Federação grega de basquetebol e o antigo presidente da Fiba Europa, George Vassilakopoulos estão por detrás de um movimento que pretende criar uma nova Liga Mediterrânea, com equipas oriundas da Grécia, Itália, Sérvia, Turquia, Israel, Chipre e Bulgária.
A ideia não é nova, sendo há já vários anos defendida por diversos responsáveis do basquetebol europeu, apesar de nunca ter sido concretizada.

No entanto, após a criação de uma liga balcãnica com equipas mais pequenas da região, alguns países parecem dispostos a dar o próximo passo e eventualmente a avançar para esta nova liga, já na próxima época.


A falta de competição interna e a consequente procura de um maior número de jogos de melhor nível, capazes de gerar mais receitas são os principais motivos que estão na base da proposta de criação desta liga. Senão vejamos, na Grécia, à excepção do Panathinaikos, ninguem consegue por em causa o domínio do Olympiacos. Tambem na Turquia a luta se faz a dois, com Fenerbahce e Efes Pilsen como crónicos candidatos ao título. Em Itália, os últimos anos têm sido dominados pelo Montepaschi Siena, enquanto na Sérvia e em Israel ninguem ousa destronar o Partizan e o Maccabi Tel Aviv, respectivamente.Assim, parece razoável considerar a criação de uma liga onde eventualmente poderiam competir clubes como: Panathinaikos, Olympiacos, Montepaschi Siena, Maccabi Tel Aviv, Fenerbahce, Efes Pilsen, Galatasaray, Besiktas, Turk Telekom, Partizan, Hemofarm, Maroussi, Aris

sábado, 24 de julho de 2010

Kobe Bryant operado ao joelho


O jogador dos LA Lakers, Kobe Bryant, estrela da equipa e eleito o melhor jogador (MVP) do último playoff, realizou uma artroscopia ao joelho direito, informou o clube nesta sexta-feira.
Bryant foi à mesa de operações na semana passada e deverá estar operacional no início dos treinos dos Lakers, no dia 25 de setembro.

Entretanto estará em reabilitação. O jogador sofreu várias lesões durante a temporada passada, o que não o impediu de levar a equipa de Los Angeles ao título de campeão da NBA.

Angola prepara Mundial nos EUA

A selecção nacional angolana de basquetebol deixou hoje, sábado, o país rumo aos Estados Unidos de América (EUA), onde vai efectuar um estágio de preparação para o Mundial da Turquia, que se disputa de 28 a 12 de Setembro.
A viagem dos deca-campeões africanos estava inicialmente marcada para o dia 12 deste mês, mas foi adiada por "questões administrativas". Além dos EUA, o combinado nacional participará de 7 a 8 de Agosto num torneio no Brasil e terminará o ciclo preparatório na Itália.
Em declarações à imprensa., no final do último treino realizado no pavilhão do Rio Seco, o técnico Luís Magalhães enalteceu a entrega dos atletas, referindo ter sido um factor "agradável" para o bom desempenho do grupo.

João Balseiro ruma a Ílhavo

João Balseiro é o terceiro reforço para a nova temporada do Illiabum. Os aveirenses já haviam contratado Miguel Barroca e Cristovão Cordeiro ao Benfica, adquirindo agora o base português que na passada temporada alinhou no Sampaense, onde somou médias de 13,5 pontos (42 por cento de eficácia de dois pontos e 35 por cento nos triplos) e valorização de 11,2.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mensagens Célebres

Tenho uma teoria de que se deres sempre 100%, de alguma forma, as coisas vão-te sair bem no final.

Larry Bird

E que tal experimentar?

O nome do jogo é defesa

Como fazer um contra-ataque?

Mensagens Célebres

"O auténtico sucesso só se consegue através da auto-satisfação, sabendo que tens feito o máximo dentro dos teus limites de capacidade para atingir o melhor que se pode ser."


John Wooden

Hábitos vencedores: HUMILDADE

Dwight Howard detesta esta foto...e é por esse motivo que a tem em poster gigante no seu quarto. Porquê?! Porque o motiva...porque o faz recordar, que ainda tem muito que "pedalar"...porque ainda há quem seja melhor que ele e porque ainda tem muito que trabalhar...todos os dias!

Se uma super-estrela da NBA é capaz de demonstrar esta humildade, quem sou eu, ou tu, ou seja quem for, para achar que somos muito bons?!


Humildade...e Trabalho. São esses os caminhos a seguir para alcançar o sucesso.

terça-feira, 20 de julho de 2010

José Araújo comenta alterações da arbitragem em entrevista


O Iniciados Ovarense encontrou uma breve questão à qual o árbitro Jorge Araújo respondeu, com sinceridade, numa entrevista realizada pelo blogue Planeta Basket.


Brevemente serão introduzidas alterações nas regras da arbitragem que visam promover uma harmonização das regras da FIBA com as da NBA. O que pensa das alterações introduzidas?

JA - Uma vez mais procura-se dar mais emoção ao jogo e mais hipótese de recuperação nas partes finais dos jogos. Mais cestos... mas o facto de ficarmos cada vez mais igual à NBA, que não é um desporto, mas Sim um espectáculo, um negócio que usa o basquetebol como meio preocupa-me...
A Europa não é a América e não temos o estado de desenvolvimento do jogo que lá existe... E as regras devem evoluir com o jogo... e com o seu nível.

Por exemplo, não me agrada a linha de 3 pontos mais distante pois os jogadores europeus não são os Americanos da NBA... vai haver menos cestos a empolgar a assistência nesta condição e os jovens vao ter mais dificuldades na formação e na aprendizagem de um movimento correcto de lançar ao cesto já que ao quererem forçar os triplos cada vez mais a forca vai-se impor ao jeito.

A área restritiva em rectângulo também ira dar mais vantagem aos homens grandes... os pequenos devem começar a mudar de desporto cada vez mais.


Depois de 35 anos de apito na boca, José Araújo terminou a carreira após o fantástico Porto - Benfica do passado dia 4 de Junho.
A ele muito obrigado por tudo que deu à nossa arbitragem e votos felicidades no seu futuro.

Cordell Henry é o mais recente reforço do Benfica


Cordell Henry é o mais recente reforço do Benfica. Os campeões nacionais estão a construir um plantel tendo em vista, também, a participação na EuroChallenge, da FIBA, contratando este base puro com experiência em Portugal e nas provas europeias, onde se destacou ao serviço da Ovarense.Pelo clube de Ovar, o basquetebolista deixou excelentes impressões, sendo peça influente no período dourado do emblema, entre 2006 e 2008, ajudando à conquista de duas Ligas e duas Supertaças.

Recentemente, Cordell Henry - jogou ao lado de Dwyane Wade (Miami Heat) na competitiva Universidade de Marquette - estava a competir pelo Guaros de Lara, na Liga da Venezuela, conjunto que terminou a prova nos quartos-de-final dos play-off.

Outro dos reforços a apresentar pelo conjunto treinado por Henrique Vieira é Francisco Jordão, que regressará a uma casa onde completou a formação e jogou nos primeiros anos de seniores, antes de rumar à Oliveirense.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Exames Médicos Desportivos

Chegados a esta altura do ano, é importante lembrar aos nossos atletas nascidos em Junho, Julho e Agosto para aproveitar as férias escolares para realizarem os Exames Médicos Desportivos, com vistas à participação em todas as provas, torneios e competições na época 2010/2011..
Os exames médicos constituem um instrumento imprescindível para aferir a aptidão ou inaptidão dos atletas para a prática desportiva, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas, principalmente na população jovem. Neste quadro, o exame médico-desportivo torna-se obrigatório, em todas as situações e para todos os praticantes.

A realização de exames de avaliação médico-desportiva, é condição necessária para que qualquer praticante desportivo (desde o escalão de Sub14 até os Seniores), se possa inscrever, no início de cada época desportiva, na respectiva federação desportiva. Enquanto aos atletas de Minibasquete, a realização do Exame Médico não é obrigatória, mas desde o clube recomendamos a pais e mães para o realizarem.

Como tal, vimos solicitar a todos os Encarregados de Educação, que realizem com a brevidade possível, o habitual “Exame médico-desportivo” dos respectivos Atletas, já que sem inscrição na FPB, o seguro desportivo para ser aceite depende da realização do referido exame.

Novo Blogue para a Época 2010/2011

Devido a mudança de temporada e do respectivo escalão, desde o dia 19 de Julho o nosso blogue passou a estar no seguinte endereço:

Se quiseres mudar ou acrescentar alguma coisa, podes participar aportando as tuas ideias no e-mail:

ovarenseiniciados@gmail.com

Sub-20: Portugal vence após dois prolongamentos

Portugal garantiu hoje a passagem à fase seguinte do Campeonato da Europa de Sub-20, Divisão B, após um triunfo suado com a Finlândia. Foram precisos dois prolongamentos para determinar o vencedor da partida, com os jovens portugueses a vencerem por apenas um ponto de diferença (99-98).

A turma das quinas já se tinha dado mal com o prolongamento, na primeira jornada, quando perdeu com a Bulgária, mas desta vez venceu, destacando-se Diogo Correia (17 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola), Pedro Catarino (17 pontos e 4 ressaltos) e João Guerreiro (12 pontos, 9 ressaltos e 1 desarme de lançamento). Portugal volta agora a jogar agora diante de Israel.

sábado, 17 de julho de 2010

Sub 20 femininos voltam a vencer no Europeu

A selecção nacional de sub-20 feminina derrotou Israel por 60-46, em jogo a contar para a 2ª jornada do grupo A do Europeu (Divisão B), que se realiza em Kavardarci (Macedónia).
Marcy Gonçalves e Francisca Braga, ambas com 10 pontos e três ressaltos, foram as figuras da selecção portuguesa, sendo que Luiana Livulo também se exibiu a bom plano, ao conseguir 9 pontos e 9 ressaltos.
Depois das vitórias sobre Eslováquia e Israel, Portugal vai defrontar, este domingo, a Grécia.

Paul Pierce renova com os Celtics

Há 12 anos nos Celtics, Paul Pierce renovou o contrato por mais quatro épocas.
Com o acordo assinado, Pierce já só pensa em terminar a carreira no emblema de Boston. “Nunca pensei em deixar os Celtics. Quero que esta equipa seja mais forte mesmo sabendo que não vencemos o campeonato”, afirmou.
Os Boston Celtics estão bem activo na preparação para a próxima temporada, e, desde o fim da última época, já renovaram contrato com Paul Pierce, Ray Allen e já contrataram Jermaine O’Neal, que alinhava nos Miami Heat.

Luís Scola continua em Houston

Luis Scola vai continuar a defender as cores dos Houston Rockets.
O atleta confirmou, através do Twitter, que renovou o contrato por mais cinco temporadas com a equipa de Houston.
A temporada passada, Scola obteve uma média de 16,2 pontos por jogo.

Manuel Povea em Penafiel

Manoel Povea está de regresso ao basquetebol nacional, onde vai treinar o CB Penafiel.
O treinador espanhol já orientou equipas como Lusitânia e Ovarense e ajudar o CB Penafiel a manter-se na LPB, após ter subido de divisão pelas mãos de Melnychuk, é o próximo objectivo na carreira.
Para a próxima temporada, os penafidelenses já garantiram o concurso de Rui Mota, que alinhava no FC Porto, e renovaram contrato com Fábio Fernandes, José Almeida, Mário Gonçalves e Vladimir Teixeira.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aylton Medeiros no CAB

O jovem jogador de 22 anos Aylton Medeiros acaba de assinar com o CAB Madeira para a próxima temporada. Nas últimas duas temporadas, ele jogou no Eléctrico da Proliga.

Na última temporada, em 30 jogos obteve a média de bons números em várias áreas - 8.9ppg, 5.5rpg, 1.0apg, 1.4spg.

Aylton é um jogador sólido que irá dar-lhes uma outra opção para a próxima temporada.

Warriors comprados por 348 milhões de euros

Os Golden State Warriors, da Liga Noerte-americana de Basquetebol Profissional (NBA), foram comprados por 450 milhões de dólares (348 milhões de euros), revelou, esta quinta-feira, a formação californiana. Joe Lacomb, accionista minoritário dos Boston Celtics, juntou-se a Peter Gruber, presidente da Mandalay Entertainment, para reunir aquela verba, que passa a ser um recorde para a NBA.

O anterior recorde de venda de um emblema da NBA estava nos 401 milhões de dólares, pagos em 2004 por Robert Sarver para comprar os Phoenix Suns.

Em dois anos muda tudo ...

Em 2008, a selecção norte-americana reconquistou o seu lugar no trono do basquetebol mundial. Este ano, uma nova geração tentará dar continuidade aos êxitos obtidos nos Jogos Olímpicos de Pequim.
O seleccionador Mike Krzyzewski, que há dois anos atrás foi considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso norte-americano tem pela frente uma nova e árdua tarefa. Criar uma nova equipa, sabendo que desta vez, não vai poder contar com elementos como Jason Kidd, Kobe Bryant, LeBron James ou Dwyane Wade. Ainda assim, dos 12 campeões olímpicos de Pequim, são 10 os que se mantêm no plantel de 34 atletas selecionados pela USA Basketball, mas nenhum deles se mostrou disponível para voltar a defender as cores da sua selecção neste verão. James, Wade, Bosh e Boozer eram alvos apetecidos do mercado deste defeso e preferiram tirar o verão para definir o seu futuro. Outros como Chris Paul ou Tayshaun Prince encontram-se em fase de recuperação de lesões e os restantes preferiram simplesmente descansar no período de verão para abordar da melhor forma a próxima temporada.

De referir que Michael Redd (lesionado) e Jason Kidd são os dois restantes atletas que já não fazem parte do actual plantel da USA Basketball.No entanto, uma nova fornada de atletas surge disposta a dar continuidade ao trabalho realizado em 2008 e nomes como Kevin Durant, Rajon Rondo, Derrick Rose ou Amar'e Stoudemire terão a sua oportunidade.

A preparação da selecção norte-americana que vai estar presente na Turquia nos campeonatos do mundo arranca já na próxima semana em Las Vegas.


E para esta primeira fase de preparação, Coach K seleccionou 21 atletas, a saber:

Chauncey Billups - base - Denver Nuggets

Rajon Rondo - base - Boston Celtics

Derrick Rose - base - Chicago Bulls

Tyreke Evans - base - Sacramento Kings

Stephen Curry - base - Golden State Warriors

Russel Westbrook - base - Oklahoma City Thunder

Andre Iguodala - base-extremo - Philadelphia 76ers

O.J. Mayo - Memphis Grizzlies

Eric Gordon - base-extremo - L.A. Clippers

Kevin Durant - extremo - Oklahoma City Thunder

Danny Granger - extremo - Indiana Pacers

Rudy Gay - extremo - Memphis Grizzlies

Gerald Wallace - extremo - Charlotte Bobcats

Jeff Green - extremo - Oklahoma City Thunder

Amar'e Stoudemire - extremo-poste - New York Knicks

Lamar Odom - extremo-poste - L.A. Lakers

David Lee - extremo-poste - Golden State Warriors

Kevin Love - extremo-poste - Minnesota Timberwolves

Brooke Lopez - poste - New Jersey Nets

Robin Lopez - poste - Phoenix Suns

Tyson Chandler - poste - Dallas Mavericks


Ainda está em aberto a possibilidade de Blake Griffin se juntar a este lote de atletas. Contudo é o próprio Griffin que afirma que apenas o fará caso os Clippers o autorizem, tendo em conta a grave lesão que contraiu no início da época passada e que o impediu de se estrear na NBA.É certo que o conjunto norte-americano não é o único com ausências a lamentar. Nomes grandes do basquetebol internacional como Pau Gasol, Tony Parker ou Manu Ginobili tambem já anunciaram que vão passar ao lado deste mundial. Seja como for, a tarefa desta renovada selecção norte-americana não será seguramente fácil. E como alguem sábio outrora afirmou: "O mais difícil não é chegar ao topo. Difícil é manter-se lá".

quinta-feira, 15 de julho de 2010

All Jefferson em Utah

Os Utah Jazz confirmaram a contratação de Al Jefferson, ex-Minnesota Timberwolves, num acordo que envolveu a cadência de Kosta Koufos e de duas futuras primeiras escolhas do ‘draft’. O jogador de 25 anos obteve uma média de 17,1 pontos e 9,3 ressaltos na última época e chega a Utah para render a principal estrela da equipa, Carlos Boozer, que rumou aos Chicago Bulls. O ‘manager’ dos Jazz, Kevin O’Connor, explicou que “foram feitos os esforços necessários para garantir o atleta” e referiu que “há pressa em ver o jogador entrar em acção pela equipa”.

Cristóvão Cordeiro assina pelo Illiabum

O jovem jogador português Cristóvão Cordeiro acaba de assinar com o Illiabum para a próxima temporada.

O jogador de 20 anos jogou antes no Juncal, Queluz e nas duas últimas temporadas, ele jogou no Benfica, onde ganhou o campeonato português, entre outros prémios.

No ano passado, ele representou Portugal Sub-20 na Macedônia e, em 8 jogos, obteve médias de 9.1ppg, 3.1rpg .Certamente, é um jogador que está procurar jogar mais minutos num clube onde tem objectivos diferentes do que o clube lisboeta.

Derek Fisher continua em LA


O base Derek Fisher anunciou hoje que vai renovar contrato com os Los Angeles Lakers, que este ano conquistaram o 16.º título na Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA).O veterano de 36 anos vinha sendo apontado como possível reforço dos Miami Heat, equipa que já garantiu duas contratações de peso para a próxima época: LeBron James (ex-Cleveland Cavaliers) e Chris Bosh (ex-Toronto Raptors).

Derek Fisher passou 11 das suas 14 épocas como profissional da NBA ao serviço dos Lakers, tendo já conquistado cinco títulos com a camisola da formação californiana.

Jermaine O´neal troca Heat pelos Celtics


Uma semana depois de a equipa de Miami ter assegurado a contratação de LeBron James, Jermaine O´Neil anunciou a sua decisão de trocar os Heat pelos Boston Celtics.«Eu poderia assinar novamente com eles, mas tudo depende da integração. Neste momento, eles só se preocupam em vencer, já não se importam com a química [entre os jogadores]», disse. Aos 31 anos, O´Neil chega a Boston «para ganhar». «Estes tipos já têm um anel [de campeão, conquistado em 2008], mas querem outro. Eu não tenho nenhum e quero um. Eles sabem o que é preciso fazer para consegui-lo», disse

terça-feira, 13 de julho de 2010

Nuno Cortez renova

Ovarense Dolce Vita assegurou a continuidade do poste internacional português Nuno Cortez. Ovarense aposta, mais uma vez, na continuidade de quem bem defende as suas cores e o poste português vai assim realizar a sua 5ª época consecutiva em Ovar.

Nuno Cortez junta-se assim a Nuno Manarte, José Barbosa, André Pinto que transitam da época passada e aos reforços já anunciados.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Imagem da semana


Entrevista a Pedro Melro


Pedro Melro, um jovem árbitro de 17 anos, natural da simpática cidade da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo.
Começou a jogar Basquetebol em tenra idade, com apenas 7 anos no Clube Desportivo da Gafanha, tendo representado as suas cores até há um ano atrás. Está ligado à arbitragem há 3 temporadas.

Estiveste ligado de alguma outra forma à modalidade antes de te dedicares à arbitragem? Jogaste basquetebol e onde?
Fui jogador no Grupo Desportivo da Gafanha durante dez épocas. Tive de abandonar este meu gosto pois é bastante complicado conciliar os estudos, os jogos e a arbitragem.
Porque te decidiste tornar arbitro? Quais foram os principais motivos?
Quando jogava, a arbitragem nos meus jogos era sempre um dos meus focos de atenção, comecei a despertar logo de início o interesse pelos desafios que a arbitragem acarreta, toda aquela responsabilidade na toma de decisões dentro de um campo e as exigências que um cargo como este, árbitro de basquetebol, nos oferece, e que no futuro nos ajudam tanto a nível pessoal como profíssional.

Alguém te influenciou a enfrentares este desafio da arbitragem?
Tive uma grande influencia do professor Carlos Vaqueiro do GDG para enfrentar o desafio da arbitragem.

Para ti, quais são as qualidades que um jovem arbitro deve ter para ser bem sucedido?
Um árbitro jovem terá que estar preparado a nível psicológico. Se o árbitro não possuir uma estrutura psicológica muito forte, os aspectos técnicos, teóricos e físicos são postos em causa negativamente. Os melhores são aqueles que pensam que são capazes e que, quando as oportunidades surgem, respondem afirmativo. Os pontos fundamentais de um bom jovem árbitro são: consistência; comunicação (verbal e gestual); capacidade de decisão; controlo emocional; confiança, motivação e prazer; e sem dúvida que o mais importande é ter humildade.

Quais são os teus objectivos para esta “profissão” a longo prazo?
Espero conseguir levar esta “profissão” o mais longe possível por forma a alcançar todos os objectivos que são definidos época a época. É de todo o meu interesse continuar a trabalhar, não só em técnicas e potencialidades individuais como também, em prol da arbitragem e do desporto que é o basquetebol.

Fazes algum tipo de análise após os jogos que apitas?
Após o jogo, os árbitros deverão fazer uma reflexão crítica sobre o jogo (“pós-game”), mais propriamente sobre as situações que correm menos bem e tentar encontrar soluções para melhorar esses aspectos. Só conseguimos ser melhores se aprendermos com os erros!

As tuas simpatias ou antipatias com pessoas que estão em campo, influenciam o teu trabalho?
Arbitrar de forma imparcial e honesta demonstra e potencía a nossa integridade. Devemos protege-la dentro e fora do terreno de jogo. A imagem que passamos fora do campo é tão ou mais importante do que a imagem que temos dentro deste.

O momento da tomada de decisão é instantâneo. Alguma vez sentiste que erraste, logo após ter apitado?
O erro é inevitável e por vezes temos no próprio momento a consciência que errámos. Os árbitros devem ter confiança neles próprios e nas suas capacidades. O fundamental é, no fim, identificar onde errámos e tentar corrigir, não fazer de conta que não se passou nada, que foi apenas um percalço.

Como se sente um árbitro perante uma situação de dúvida, sobre um eventual erro que tenha cometido?
Perante uma situação de dúvida sobre um eventual erro é natural que o árbitro se sinta menos confiante. É importante manter sempre uma atitude positiva, independentemente das circunstâncias que possam ocorrer durante o jogo. Qualquer árbitro atravessa momentos de insegurança e tem jogos que preferia esquecer. A diferença entre um bom árbitro e um menos bom não está naquele que cai, mas sim naquele que mais rápido se levanta e segue o seu caminho. Como tudo na vida, temos de gostar e desfrutar daquilo que fazemos. Temos de procurar encontrar motivação extra, para trabalhar aspectos físicos e técnicos de forma a melhorar a nossa prestação nos jogos. Uma atitude positiva e confiante ajuda na concentração.

Como lidas com situações de pais ou adeptos malcriados?
Como um mínimo erro de concentração pode levar a uma má decisão, o árbitro deve manter-se tranquilo às adversidades do jogo. Para isso, ter capacidade de abstracção é fundamental para conseguirmos focar as nossas atenções no que realmente interessa num jogo. Uma técnica que uso muitas vezes é tirar o máximo partido da “revolta” dos adeptos, transformar aquele protesto todo em motivação extra.

Qual foi o jogo mais difícil que apitaste?
Lembro-me de um jogo difícil esta época, um dérbi: Beira Mar X Galitos, II Divisão feminina.

Qual foi até hoje, o momento mais feliz da tua carreira, enquanto arbitro? E o mais infeliz?
Penso que o momento mais feliz na minha carreira foi a participação como árbitro na Festa de Basquetebol 2010 em Portimão. Sinceramente, não tenho nenhum momento infeliz de carácter relevante.
Para ti onde está o potencial de um árbitro?
O potencial de um árbitro está na capacidade de este contribuir, para um jogo mais limpo, com menos paragens, para um jogo mais espectacular, evoluído e técnico; na capacidade de prever o que vai acontecer e praticar uma boa comunicação verbal e gestual. Ter a humildade de assumir os erros, até porque, os intervenientes de um jogo desculpam mais a incompetência do que a prepotência.

Na tua opinião, qual é o nível do arbitragem portuguesa?
A arbitragem portuguesa está a surpreender! Cada vez mais é reconhecida a nível mundial, temos excelentes árbitros.

Os árbitros também "jogam" em equipa. Há algum colega com quem tenhas particular apreço em fazer dupla?
Sim, tenho particular apreço em fazer jogos com o árbitro Jorge Marques também da Associação de Basquetebol de Aveiro, é digamos que, o meu “professor”.

Quais são os teus ídolos portugueses?
Fernando Rocha e Luís Lopes.

Tens alguma referência a nível da arbitragem estrangeira?
Sem dúvida que o melhor árbitro é o Luigi Lamonica.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

LeBron James a caminho de Miami

LeBron James pode estar muito perto de assinar pelos Miami Heat, segundo o canal ESPN. No entanto, o jogador, que recentemente terminou o contrato com os Cleveland, vai, dentro de poucas horas, colocar um fim na especulação, ao anunciar o próximo clube da carreira.
Para já, os New York Knicks e os Chicago Bulls também se perfilam para receberem o jogador, embora uma possível continuidade nos Cavs não deva ser colocada de parte, Contudo, essa possibilidade é remota.

Kevin Durant continua em Oklahoma

Kevin Durant vai continuar a representar os Oklahoma City Thunder.
O extremo aceitou prolongar o vínculo contratual, onde vai receber cerca de 70 milhões de euros nas próximas cinco épocas.
O acordo apenas será anunciado amanhã, data que marca a autorização da NBA para os clubes darem a conhecer os acordos estabelecidos.

Sampaense procura manter-se na LPB

O Sampaense foi a primeira equipa a enviar a candidatura para substituir o Vagos, que desistiu de participar na LPB.
O clube de São Paio de Gramaços entende que tem o direito de substituir o Vagos devido ao 11º lugar alcançado na temporada passada.
O prazo da FPB para a recepção de candidaturas, tanto da LPB como da Proliga, termina amanhã e só aí será conhecido o número de equipas que se candidataram a substituir o Vagos na principal liga de basquetebol.
A partir de amanhã, cabe à FPB comparar os argumentos de cada um dos candidatos e escolher aquele que vai disputar a LPB da próxima época.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Betinho com sonho de ir jogar para a NBA

É um dos melhores basquetebolistas portugueses e, em 2007, tentou a sorte na NBA. No entanto, acabou por não conseguir convencer em terras americanas, mas ainda sonha em jogar na liga mais consagrada do Mundo.
“Fui aos EUA em 2007. Ainda jogava em Portugal (ndr. Barreirense). Era dos melhores aqui e convidaram-me para ir lá treinar. Mas se a diferença daqui para Espanha era muito grande, quanto mais para os Estados Unidos. E não estava física e psicologicamente preparado. Vamos pôr as coisas assim: em Portugal pode haver poucos jogadores como eu, nos EUA há centenas e centenas. Também é preciso influências para entrar. Como não as tinha, não fui muito longe”, diz, ao jornal “I”.
O jogador alinha nos espanhóis do Breogan, mas até podia nem ter chegado a Espanha após a aventura em clubes da NBA, como os Milwaukee, Detroit, Boston, Minnesota e Portland. Aliás, foi nos Trail Blazers que alimentou o sonho de poder ficar na NBA.
“O treinador até me chamou ao gabinete dele, o que não costuma acontecer a nenhum jogador. Disse-me: ‘Se defenderes assim nos jogos como fizeste aqui dou-te já um contrato para assinares’. Depois não sei…não fui escolhido”, revela.
Para já, Betinho espera ajudar o actual clube a subir à principal divisão espanhola, mas com a certeza de que no próximo ano vai tentar, mais uma vez, a sorte na NBA.
“Continuou com a esperança de ir. E no próximo ano espero mesmo ir. Já falei com o meu agente, para também tentar arranjar contactos com outros agentes lá dos EUA”, conclui.

FC Porto negoceia com V. Guimarães

O rumor confirmou-se e Paulo Cunha, ex-FC Porto, assinou pelo Vitória de Guimarães.
O contrato entre o extremo português e os minhotos é válido para uma temporada e Paulo Cunha vai reencontrar André Bessa em Guimarães, depois de terem sido colegas de equipa o ano passado, nos vice-campeões nacionais.

Benfica na EuroChallenge

O Benfica vai pagar a factura da ausência de equipas portuguesas masculinas das competições europeias nos últimos anos, não entrando na fase regular da Eurochallenge, nem sequer sendo cabeça-de-série na qualificação.
A selecção feita pela FIBA Europa tem em conta um ranking estabelecido pelas pontuações alcançadas pelos clubes de cada país nas provas além-fronteiras. Os campeões nacionais são, assim, obrigados a disputar uma eliminatória a duas mãos, frente a um adversário a conhecer no sorteio a realizar esta quinta-feira, em Barcelona (Espanha).
O opositor dos encarnados sairá de um pote onde constam 14 clubes cabeças-de-série desta fase — têm o benefício de disputarem a segunda partida no seu terreno. Okapi Aalstar (5.º na Liga da Bélgica), Keravnos Keo (4.º, Chipre), Sluc Nancy (5.º, França), Artland Dragons (9.º, Alemanha), Maccabi Haifa (5.º, Israel), CSU Asesoft Ploiesti (campeão da Roménia), Enisey Krasnoyarsk (9.º, Rússia), Triumph Lyubertsy (6.º, Rússia), Pinar Karsiyaka (6.º, Turquia), Trefl Sopot (4.º, Polónia), Ferro-ZNTU (3.º, Ucrânia) e BK Prostejov (2.º, República Checa) são os candidatos a defrontar o Benfica a 29 de Setembro, no Pavilhão Império Bonança, e a 6 de Outubro, no estrangeiro.

segunda-feira, 5 de julho de 2010


Francisco Jordão (1.º Agosto de Angola) e Nuno Cortez (Ovarense) falharam a chamada da Selecção Nacional ao estágio que se iniciou este domingo, em Rio Maior, para preparar o apuramento do Eurobasket 2011.

Segundo os responsáveis da FPB, a argumentação apresentada pelos atletas não foi considerada válida, pelo que poderão incorrer em processos disciplinares.Dos restantes atletas convocados, saliência para a ausência de Carlos Andrade (FC Porto), que foi submetido a intervenção cirúrgica ao nariz, e a presença de Jorge Coelho, que mesmo lesionado está integrado na equipa, mas a recuperar de uma fractura do dedo maior de um pé.

Perante estes problemas, o Seleccionador Nacional Moncho Lopez chamou o poste Marco Gonçalves (Penafiel, da Proliga).

domingo, 4 de julho de 2010

Cláudio Fonseca assina pelo Vitória

O jovem poste português Cláudio Fonseca assinou pelo Vitória, uma das melhores promessas do basquetebol português. Cláudio Fonseca joga nas posições interiores e tem 21 anos de idade.

Fez a sua formação em Espanha e na última época jogou na EBA, ao serviço dos Santa Pola Lucentum Alicante, onde esteve presente em 9 jogos.

Em 2009, participou no Europeu de Sub20 masculinos na Macedónia, onde obteve médias de 5.6 pontos e 3.6 ressaltos.

Miguel Barroca no Illiabum

Miguel Barroca jogará na próxima temporada no Illiabum. O jovem base português de 25 anos jogou na últimas temporadas no Benfica. Aí, ganhou o Campeonato Português e a Supertaça. Antes do Benfica, tinha jogado jogado pelo Fisica em 2008 e ganhou a Proliga. ~

Na última temporada, em 17 jogos, obteve a média de 11 minutos por jogo e 4.1ppg, 1.2rpg, 1.4apg.

Dirk Nowitzki renova por quatro anos

Dirk Nowitzki chegou a acordo para renovar contrato com os Dallas Mavericks, de acordo com Holger Geschwindner, representante do jogador alemão.
De acordo com os regulamentos, os "free-agents" não podem assinar novos contratos oficialmenente antes de 8 de julho, mas o jornal "Dallas Star-Telegraph" anuncia que Nowitzki, 32 anos, ficará na equipa texana mais quatro anos, no decorrer dos quais ganhará 96 milhões de dólares (mais de 76,5 milhões de euros).
O extremo de 2,13 metros, que já é o jogador com melhor média de pontos e ressaltos na história dos Mavericks ( 22.9 pontos e 8.5 ressaltos por jogo), foi jogador "All-Star" em nove ocasiões e MVP da NBA em 2007.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Doc Rivers renova com os Celtics

Doc Rivers anunciou esta quarta-feira que irá continuar à frente dos Boston Celtics na próxima época, e tentar lutar uma vez mais, pelo título da NBA.
Vinha sendo noticiado nos últimos dias que o treinador dos Celtics estaria a considerar a hipótese de não cumprir o seu último ano de contrato com os verdes de Boston, de forma a estar mais próximo da sua família e em particular dos seus filhos. Contudo, acabaram por ser estes a convencer o pai a continuar à frente dos Celtics mais uma época.
O filho mais novo de Rivers, Austin, é um dos mais promissores talentos norte-americanos. A cumprir o seu último ano de high school (correspondente ao nosso ensino secundário), o Rivers mais novo é já cobiçado por várias universidades. Actualmente, Austin está em San Antonio a disputar o Campeonato FIBA Américas de sub-18 e é claro que o pai, Doc não quis perder esta oportunidade de ouro para ver o seu filho em acção.

FC Porto apresenta dois reforços surpreeendentes

O FC Porto continua a delinear a sua equipa para a próxima temporada e hoje apresentou dois reforços. João Santos (ex-Benfica) e Miguel Miranda (ex-Ovarense) assinaram por três anos, confessando-se seduzidos pelo projecto dos portistas, em conferência de imprensa.No entanto a transferência de João Santos promete ainda dar que falar, deixando os responsáveis do Benfica insatisfeitos e prometem ainda trazer a público esclarecimentos sobre a operação.


O extremo de 30 anos é um dos jogadores fundamentais para Moncho López, na Selecção Nacional, contando na sua carreira com passagens na Portugal Telecom, com apenas 17 anos, mudando-se para os EUA para representar a Universidade de Nevada no campeonato NCAA. Depois foi para a Grécia defender as cores do Panionios, regressando a Portugal em 2002, ingressando no Queluz, para voltar a emigrar, para Espanha, onde esteve no Valladolid. Há dois anos voltou a Portugal, representando o Benfica onde foi bi-campeão, transferindo-se agora para os rivais do FC Porto.Alheio a polémicas, o jogador mostrou-se satisfeito pela mudança. “O FC Porto e o seu projecto atraíram-me. É mais um desafio que me é colocado e estou aqui para ganhar e para ser campeão”.

Já Miguel Miranda, regressa a uma casa que bem conhece, dez anos depois de ter saído do Dragão (campeão em 96/97 e 98/99) para o Queluz, onde esteve seis anos e voltou a ser campeão em 2004/2005. Na Ovarense conquistou igualmente o titulo em 2006/07 e 2007/08. O extremo/poste denotou igualmente satisfação pelo regresso. “Estou feliz com este desenlace. Quanto mais não seja, porque sou portista. Curiosamente, já houve outros momentos em que estivemos perto de firmar, mas o destino quis que só agora voltasse, afirmou o jogador de 31 anos.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Paulo Cunha e Augusto Sobrinho no V.Guimarães

O V. Guimarães está a preparer a próxima temporada e poderá já ter assegurado as entradas de Paulo Cunha e Augusto Sobrinho. O extremo que na temporada passada alinhou no FC Porto, foi dispensado por Moncho López e está a ser disputado por vários clubes, mas os vimaranenses deverão ganhar a corrida à Ovarense, contando com a participação do técnico Fernando Sá, amigo do atleta.Também Augusto Sobrinho, que já alinhou no FC Porto, e na temporada passada, apesar da longa paragem, ainda foi a tempo de ajudar o Lusitânia a conquistar o título de campeão da Proliga, seguirá para os vimaranenses, juntando-se ao já confirmado André Bessa.

Académica contrata Tiago Pinto

Tendo em vista a próxima época, a Direcção da Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra acaba de contratar o jovem base internacional e uma das promessas do basquetebol nacional, Tiago Pinto.
Tiago Pinto, 21 anos, representou nas duas últimas épocas o Eléctrico Ponte de Sôr. Começou a jogar basquetebol aos 7 anos no Queluz. Com 17 anos integra a equipa sénior deste mesmo clube. Integrou as Selecções Nacionais de sub16, sub18 e sub20, tendo participado em todos os campeonatos da Europa. Frequentou, ainda, durante dois anos o Centro de Alto Rendimento do Jamor.
Para o técnico Norberto Alves este jovem "enquadra-se no tipo de atleta que queremos na Académica. É um jovem com ambição e potencial interessante de desenvolvimento, embora tenha de fazer a sua adaptação ao tipo de jogo da Liga. Acreditamos que vai corresponder, a exemplo de Francisco Destino. É um jovem que vem para Coimbra para estudar Veterinária"