
E se estivermos a falar de Ricardo "Carlos" Powell? O nome diz-lhe alguma coisa? E se referirmos que se trata de um atleta que em 2005/06 pontificou no Benfica de Carlos Lisboa? Parece que agora já se recorda dele. Pois é, passados quatro anos, Carlos Powell segue o exemplo de Mario Elie e chega à NBA.
O extremo de 26 anos assinou contrato com os Phoenix Suns e integra a equipa do estado do Arizona, que se prepara para a nova época, ao lado de nomes como Steve Nash ou Amaré Stoudemire.
Mas voltemos ao ano de 2005. Ricardo "Carlos" Powell, na altura com 22 anos de idade chega a Lisboa para representar o SL Benfica, então liderado por Norberto Alves. A época não começou nada bem para os encarnados e após três derrotas consecutivas, Norberto Alves foi substituído por Carlos Lisboa no comando técnico da equipa.
Apesar da instabilidade inicial, o Benfica começou a crescer de jogo para jogo com o jovem Powell a notabilizar-se pelo seu poderio físico e capacidade anotadora. O Benfica acabou por terminar a fase regular no sexto lugar, defrontando nos playoff a então 3ª classificada Oliveirense, que derrotou por 3-1. Seguiu-se o confronto com o Ginásio (7), que havia eliminado o Porto (2) de forma algo surpreendente em 5 jogos. O Benfica venceu os dois primeiros jogos em casa, mas não conseguiu fechar a eliminatória na Figueira da Foz nos dois jogos seguintes e acabou mesmo por ser eliminado no quinto jogo disputado na Luz.

Powell acabou a época como 4º melhor marcador da prova, obtendo médias de 19.4 pontos e 7 ressaltos por partida e sendo eleito para o cinco ideal da competição. Contudo, apesar do enorme talento individual evidenciado, a grande estrela do Benfica dessa temporada, demonstrava tambem alguma falta de concentração e capacidade mental nos momentos decisivos, fruto da sua natural inexperiência.
Mas já nessa altura, o sonho de Powell estava bem definido: chegar à NBA.
Carlos foi então jogar para os New Zealand Breakers da Liga Australiana de basquetebol, onde brilhou durante a temporada 2006/07. Powell terminou a época com impressionantes 28.3 pontos por jogo, foi o MVP da NIT e venceu ainda o concurso de afundanços do jogo All-Star.
Em 2007, Powell regressou aos Estados Unidos para tentar a sua sorte na NBA, tendo integrado a equipa dos Golden State Warriors que participou na Liga de Verão. Contudo, Powell não conseguiu convencer os responsáveis da equipa californiana, acabando por voltar a emigrar e assinando contrato com um clube ucraniano. A experiência na Ucrânia foi curta e Carlos depressa regressou à América, para jogar na NBA D-League ao serviço dos Dakota Wizards, onde realizou grandes exibições.
A excelente campanha de Powell na D-League deu-lhe grande visibilidade no seu país e o convite dos Phoenix Suns acabou por não constituir grande surpresa.
Passadas cerca de três épocas desde que abandonou Portugal, o rapaz agora com 26 anos, vê concretizar um dos seus maiores sonhos, jogar na melhor liga do mundo, a NBA.