domingo, 30 de janeiro de 2011

Ovarense perde 1º jogo da época e adia apuramento

No passado Sábado, pelas 17:00, na deslocação ao difícil Pavilhão do Desportivo da Póvoa a equipa de Iniciados da Ovarense sofreu a primeira derrota, frente a um adversário forte.
Este foi um jogo em que estivemos muito desconcentrados, algo nervosos e nem sempre fizemos as coisas como estavam propostas. A consequência disso foi os nossos adversários acreditarem na vitória e levarem-nos por vencido.
Tivemos muita dificuldade no transporte de bola, face à pressão do adversário e à ausência de linhas de passe dos extremos.
Muitas vezes, colocámos a bola no corredor lateral e não a transportámos de uma forma organizada e colectiva.
Falhamos muitos lançamentos da passada e lançamentos debaixo do cesto, não deixando passar o nº de triplos e lances-livres falhados (19).
Estivemos mal nos ressaltos defensivos e não fomos ao ressalto ofensivo.
A defesa foi "quase passiva", defendeno em pé e não reagindo à penetração nem aos cortes na frente.
As ajudas também não foram as melhores, mas tudo isto causa desequilíbrios e nós não conseguímos quebrá-los.
Por fim, tenho que realçar que, à entrada para os 2 minutos finais a equipa estava a perder por 11 pontos e, daí para a frente, regressou a Ovarense dos jogos passados jogando os 2 minutos finais de uma forma magnífica, de grande nível chegando a estar a 2 pontos do adversário.
No entanto e já com a posse de bola a 4 segundos do fim, não conseguímos empatar e levar para prolongamento nem vencer um jogo que deveria ter sido resolvido nos restantes 38 minutos e que não, dando uma vitória justa ao Póvoa.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Ovarense vence jogo dificílimo nos instantes finais

Por: Equipa de Iniciados "A" Ovarense
No passado Sábado, pelas 21:oo, a equipa de Sub14 Masculinos da Ovarense preparava-se para defrontar a sua "possível rival" no grupo B da 1ª Fase Norte do Nacional.
Este seria um jogo impróprio para cardíacos, com muita emoção até ao último segundo de jogo, onde não haviam vencedores antecipados.
Ao longo de todo o jogo, piorámos nos ressaltos defensivos onde perdemos 14 (muitos deles na 1ª parte), notava-se a tal passividade na defesa ao lançamento de 3 pontos adversário, oferecendo-lhe 6 triplos (18 pontos)
Além disto, continuaram a haver perdas de bola em passes, na saída para o ataque.
Como nem tudo é negativo e, neste jogo, tivemos mais aspectos positivos do que negativos, vale a pena referi-los e não esquece-los para os seguintes jogos.
Ganhamos alguns ressaltos ofensivos, recuperamos muitas bolas principalmente no 2º período e soubemos usar as faltas na altura necessária.
Possuímos boas situações de Contra-ataque, não fosse a boa organização de jogo, atitude e garra até ao último segundo de jogo.
Melhoramos imenso nos lances-livres e soubemos ter calma nos momentos flagrantes e, mesmo a perder, conseguímos dar a volta num campo dificílimo.

Parciais: 10-18; 23-15; 24-16; 17-22.
Resultado final: 74-71

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Torneio Nacional 1ª Fase - Norte B (2ª Jornada)


Ovarense conquista 1ª vitória em casa no Nacional

Por: Iniciados "A" Ovarense
No passado domingo, pelas 21h00, recebemos e vencemos a equipa bracarense.
Este que foi um jogo tranquilo e, em que a equipa fez quase tudo bem, houve alguns aspectos negativos a melhorar.
Perdemos alguns ressaltos defensivos fruto da não utilização dos bloqueios defensivos, falhamos muitos lances-livres e cometemos muitas faltas desnecssárias (após boas situações defensivas).
Apesar de termos conseguido boas situações de contra-ataque, falhamos alguns deles.
Na defesa, embora tenhamos recuperado muitas bolas ao adversário, houve falta de comunicação que originou a chamada "desatenção defensiva" em alguns momentos do jogo.
Este foi um jogo onde todos contribuíram com aspectos positivos para o jogo, não fosse o forte apoio dos colegas vindo do banco de suplentes.
Resultado Final: 79-37
Parciais: 26-11; 18-5; 25-5; 10-16

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Entrevista ao treinador Beto

Depois de na semana passada termos dado voz a treinadora da equipa de Sub14 Feminina, está semana fomos ouvir o treinador da congénere masculina. A equipa de Sub14 Masculina apurou-se para o Torneio Nacional após ter terminado a toda a Fase Distrital sem qualquer derrota.
Fizemos umas pequenas questões ao treinador da equipa que agora damos a conhecer.

Qual o balanço feito da época até ao momento?
O balanço que se pode fazer no momento é que a época tem decorrido bastante bem. A Equipa tem evoluído, os "Atletas" têm estado muito motivados, concentrados e a trabalhar sempre com muita vontade e por isso mesmo têm também evoluído individualmente, sendo que a presença de alguns deles nos trabalhos da Selecção Distrital é a demonstração disso mesmo e do trabalho realizado por todos os elementos da Equipa.
Também os Seccionistas têm sido um suporte magnífico apoiando a Equipa e o treinador, tanto na recolha de dados dos jogos, como na resolução dos "problemas" que vão surgindo.
Os Pais têm também colaborado, acompanhando-nos sempre, apoiando e facilitando sempre o trabalho de forma a que se possa coordenar os horários dos treinos e jogos e ainda as deslocações da Equipa.
Quanto aos resultados, conseguimos acabar as diversas Fases Distritais sem derrotas, faltando ainda o mais difícil que será a Fase Final, para a qual já nos apurámos à muito. Quanto ao treinador, devo dizer que continuo a aprender muito com esta Equipa.

Tendo em conta a fase distrital que terminou, e faltando só a Fase Final Distrital no final de época, até onde pode chegar a equipa da Ovarense?
Todas as Equipas presentes na Fase Final já foram por nós defrontadas e são todas elas adversários fortíssimos e por isso candidatas. Da nossa parte resta-nos continuar a trabalhar com humildade e com a certeza que apesar do valor dos outros podemos lutar pelo título Distrital e ao mesmo tempo divertirmo-nos muito, como tem acontecido.

A próxima etapa é o Torneio Nacional, quais são os objectivos da Ovarense nesta competição?
O Torneio Nacional que agora começa é um pouco diferente, porque vamos defrontar equipas que ainda não conhecemos, mas que ficaram classificadas nos lugares cimeiros dos seus Campeonatos Distritais. Da análise que fiz, penso que o Grupo onde os Iniciados A da Ovarense foram incluídos, é o mais forte da nossa Zona, havendo três ou quatro equipas com legitimas aspirações a ficarem nos dois lugares que dão acesso à fase seguinte. Assim sendo a nossa motivação será ainda maior e a Equipa acredita que poderá ficar classificada nos lugares de apuramento. Vamos com certeza lutar pelo 1º lugar.

Queres deixar uma mensagem aos teus atletas?
Equipa, humildade, concentração e trabalho; Eles sabem o que eu quero dizer!!!

Para terminar, queres deixar alguma crítica ou elogio ao estado da formação em Portugal?
A formação (e não só) em Portugal vive ainda muito do gosto e preocupação de pessoas que têm outras actividades e que por isso não podem utilizar o tempo que gostariam tanto na sua formação, como com as suas equipas. Penso que por isso mesmo, por vezes o trabalho é feito de uma forma mais empírica do que seria desejável. É também verdade que temos em Portugal treinadores e formadores bastante competentes, mas que obviamente por questões financeiras e também por necessidade dos próprios Clubes estarão sempre mais ligados às equipas de competição. Quando no Basquetebol em Portugal se conseguir pagar ordenados que permitam a sobrevivência de um treinador e da sua família, provavelmente conseguiremos cativar essas pessoas para a formação (que bem falta fazem). Para além disto acho também que em alguns Clubes não existe propriamente uma preocupação com a formação e que em alguns outros se confunde ainda hoje os escalões de formação e de competição, não permitindo por vezes que os "Atletas" tenham um desenvolvimento continuo. De qualquer forma tem havido cada vez mais uma procura de dotar as pessoas da formação com algumas ferramentas e conhecimentos que lhes possam ser úteis, nomeadamente com as intervenções da Escola nacional de Basquetebol, os diversos cursos e acções de formação que se realizam cada vez em maior quantidade e qualidade em quase todos os distritos do País e também com a realização dos cursos para atingir os diversos níveis de formação dos treinadores.

Jogos do fim-de-semana


domingo, 9 de janeiro de 2011

Ovarense arranca 1ª vitória folgada no Nacional

Por: Equipa Iniciados "A" Ovarense

No passado Sábado, pelas 9:15, a equipa de Sub14 Masculinos da Ovarense deslocou-se a Aveiro para defrontar a difícil e forte equipa do Galitos.
Ao longo de todo o jogo, realçamos o aspecto positivo dos ressaltos, onde a equipa melhorou a sua prestação, principalmente com a disputa dos resssaltos ofensivos com a equipa adversária.
Após o 1º período, melhoramos na defesa, o que permitiu que a equipa visitante passasse para a frente no jogo e não mais perdesse a liderança do mesmo.
Conseguímos sofrer muitas faltas, mas nem sempre aproveitamos da melhor maneira os Lances-livres que tivemos à disposição.
Tivemos muitas situações de contra-ataque, apesar de em algumas situações não os termos concretizado.
Em termos do nosso jogo organizado, nem sempre conseguímos obter a concentração necessária para o fazer da melhor forma.
Por fim, basta realçar o inevitável apoio vindo do banco que ajudou os restantes jogadores em todo o seu tempo de jogo, onde toda a gente contribuiu para a VITÓRIA!
Parciais: 17-14; 0-19; 8-19; 7-10.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

sábado, 1 de janeiro de 2011

Ovarense com representantes na Selecção Distrital de Sub 14 Masculinos no Torneio de Coimbra

Após duas semanas de treinos, a selecção distrital de Sub14 masculinas participou no torneio de Coimbra, onde defrontou as respectivas congéneres do Porto e Coimbra.
O nosso clube teve representantes, sendo a representação do clube feita por:
  • Luís Vicente
  • José Matos
  • Joaquim Soras

Resultados:

Coimbra 46 x 69 Aveiro
Aveiro 33 x 64 Porto
Porto 62 x 30 Coimbra

Classificação:
1º Porto
2º Aveiro
3º Coimbra