segunda-feira, 22 de junho de 2009

Acabam as jornadas cruzadas


O fim das jornadas cruzadas entre as duas competições, Liga e Proliga, é o facto mais saliente saído da reunião ocorrida no Pavilhão da Luz, entre a Federação Portuguesa de Basquetebol e os clubes que detêm o direito desportivo de participar nas duas provas.

Assim, os dois campeonatos passam a ser disputados em jornadas independentes, ao contrário do que sucedeu na temporada finda, num regulamento que mereceu algumas críticas das equipas envolvidas.

Na mesma reunião avançou-se com uma proposta que prevê um novo modelo para o Troféu António Pratas, competição que abre a época competitiva, em que todos os clubes disputam a prova em conjunto. Os clubes vão agora analisar as propostas apresentadas pela FPB e deverão apresentar brevemente as respectivas conclusões, podendo ainda surgir novas ideias apresentadas, precisamente, pelos clubes.

Entretanto, verifica-se que, na Proliga, apenas dez equipas têm o direito desportivo de participar no campeonato, ao contrário da Liga onde se regista a presença de 12 equipas com direito legal para competir.

Na Liga, as 12 equipas são: Benfica, Ovarense, Académica, CAB Madeira, Vagos, FC Porto, Barreirense, Ginásio, Vitória de Guimarães, Física, Illiabum e Sampaense. Na Proliga, as dez candidatas são: Galitos FC, Queluz, Sangalhos, Esgueira, Eléctrico Ponte de Sor, Seixal, Básquete Barcelos, Angrabasket, Terceira Basket e Desportivo da Póvoa.

sábado, 20 de junho de 2009

Opinião


“Esta é a lei da selva, tão antiga e verdadeira como o céu: O lobo luta para se manter próspero, o lobo que não o fizer morrerá. É que a força da alcateia é o lobo e a força do lobo é a alcateia. O basquetebol é um jogo de equipa e quanto mais forte for a ligação entre os jogadores, mais forte será a equipa."

Phil Jackson (treinador dos LALakers)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Próximo jogo



Não perca o próximo jogo da nossa equipa invicta no campeonato. É claro que se trata dos Iniciados D. Este jogo irá realizar-se pela primeira vez no nosso antigo, conhecido e que traz boas memórias Pav.Raimundo Rodrigues (Sexta) contra a equipa dos Iniciados C Ovarense. Lembro-lhe que já lhes ganhámos uma vez por uma vantagem de 22 pontos, e que esta equipa encontra-se em último lugar do campeonato?! Os Iniciados D, se ganharem continuam com os seu recorde de vitórias consecutivas: 14.




vs

A importância da mentalidade no basquetebol




O basquetebol em sua dinâmica de jogo permite desvendar por completo a essência da personalidade do atleta que o pratica, identifica que tipo de atitude ele toma perante os problemas no campo e, sobretudo na vida. Dito isto há dois caminhos a percorrer (dois tipos básicos de pessoas): O primeiro supõe não saber afrontar os problemas, não possui espírito de luta e termina tombando perante eles. O segundo dá o máximo em sua luta diante das situações adversas, e persiste até as superar.
Aspectos a se ter em conta:
- BOA CONSCIÊNCIA: Ao falhar, o jogador não deve buscar desculpas para seus erros, e sim os identificar correctamente, trabalhar as possibilidades de se desenvolver e diminuir suas limitações.
- BOA ORIENTAÇÃO: quando o jogador entende que em basquetebol se trabalha em conjunto, portanto sendo necessário partilhar seu esforço e talento com a equipa que é a verdadeira protagonista, ele fixa seus objectivos a nível individual, sabendo que o seu maior triunfo é contribuir para o crescimento do nível da equipa que ele defende, pois neste jogo não se vence sozinho.
- SACRIFÍCIO: quando o jogador tem o firme propósito de melhorar sua técnica e aperfeiçoar seus conhecimentos, ele se concentra em combinar seus treinos com os estudos e o tempo com a família e amigos. Esta motivação lhe permite dividir sua agenda, atingir seus objectivos na vida e aprender uma importante verdade: sem sacrifício não há conquistas.
- CONCENTRAÇÃO: quando o jogador aprende a escutar e não apenas ouvir, enxergar e não apenas olhar, executar e não apenas fazer. Quando entende que pode ser capaz de fazer quase tudo, coisas simples ou complexas no exacto momento em que o treinador as está explicando, se concentra realmente.
- LEITURA DO JOGO: quando o jogador aprende que é importante transferir o que treina para a hora de jogar, entende que é preciso ser um aluno aplicado, se aprofundar no conhecimento do jogo e entender a sua modalidade.
Naqueles momentos em que se joga basquetebol em alto nível e que uma competição não consegue ser decidida apenas pelo esforço feito na preparação física, técnica e táctica, o confronto chega a uma realidade não palpável: a mentalidade, e esta marcará sempre a diferença entre os jogadores que desejam vencer e os outros.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Opinião


Tudo o que faço é partilhar a minha experiência para que continuemos humildes em tempos de sucesso. É bom sermos bons. Mas não devemos ficar demasiado entusiasmados quando estamos a ganhar, nem demasiado em baixo quando estamos a perder.

Chauncey Billups

terça-feira, 9 de junho de 2009

Novo reforço Ovarense Dolce Vita


A Ovarense Dolce Vita informa que renovou o contrato com o norte americano John Waller, que se irá manter na equipa por mais uma época. Está igualmente assegurada a contratação do jogador Christopher Lee que esta época disputou a Proliga pelo Esgueira / OLI.Em breve a Ovarense Dolce Vita procederá à divulgação dos jogadores portugueses que irão fazer parte do plantel para a época 2009/10.
"Vamos delinear o futuro da equipa, sempre tendo em atenção o orçamento disponível, que será uma vez mais encurtado. Uma coisa é certa, a equipa da Ovarense irá honrar os pergaminhos do clube", afirmou Mário Leite que conta já com as renovações de John Waller, Nuno Cortez e Nuno Manarte e do reforço Chris Lee.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dobradinha


No último fim-de-semana, após ter ganho no anterior jogo ao Brandoense, a nossa equipa bateu novamenteo Beira-Mar - no sábado - e a surpreendente vitória frente aos Iniciados C Ovarense - domingo. No sábado, foi um jogo muito equilibrado, onde os visitantes fizeram tudo para ganhar. Os da casa ganhavam constantemente ressaltos e faziam contra-ataques em grande velocidade impressionantes acabados em cesto. Ao fim, o novo placar ditava 50-54. Conseguimos gerir o tempo a nosso favor e correu tudo lindamente. Um jogo sofrido, mas que nos pode ajudar bastante.

Já no domingo, os Iniciados mostraram uma vez mais que eram uma equipa desorganizada e colocaram muitas facilidades aos mais novos. Só no 1ºperíodo, estava 26-13. Como se esperava, os Iniciados D ganharam o jogo e estão assim em 1º lugar do grupo.